sexta-feira, maio 08, 2015

Bolo churros e dois seriados queridos cancelados

English version

Churros cake / Bolo churros

Hoje sentei aqui para escrever esse post quando li que dois dos meus seriados favoritos haviam sido cancelados: “Resurrection” se foi e também não teremos mais os fofos Dr. Henry Morgan e seu filho Abe nas noites de terça. :(

Foi “Resurrection”, junto com o inigualável Raymond Reddington, que viciaram meu marido em seriados – sempre estarei em dívida com ele. Um pouco depois de o João pegar gosto pelos seriadinhos começamos a ver “Forever” e adoramos – eu sofri com o fim de três séries fantásticas sozinha, mas desta vez o marido está me fazendo companhia na tristeza (e há um montão de gente lá no site da People tão triste quanto nós).

Vi uma receita de um cinnamon tea cake neste livro e conforme fui lendo no modo de preparo que o topo do bolo era pincelado com manteiga derretida e salpicado com açúcar e canela pensei imediatamente em churros: não sei no resto do Brasil, mas aqui em São Paulo churro que é churro é recheado com doce de leite (diferente dos que comi na Espanha), daí a minha ideia de rechear o bolo com o doce e transformá-lo em um churro gigante (de acordo com o meu irmão, o bolo tem mesmo gosto de churro). :)

Depois de ler as notícias sobre os seriados preciso mesmo de um docinho: vou ali até a cozinha cortar uma fatia generosa de bolo e afogar as mágoas em doce de leite, açúcar e canela. ;)

Bolo churros
adaptado do bolo com canela deste livro lindíssimo

- xícara medidora de 240ml

Bolo:
60g de manteiga sem sal, amolecida
¾ xícara (150g) de açúcar cristal
1 ovo, temperatura ambiente
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 xícara + 1 colher (sopa) - 150g - de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
1/3 xícara (80ml) de leite integral, temperatura ambiente

Recheio:
1 ¼ xícaras de doce de leite

Cobertura:
1 colher (sopa) - 14g - de manteiga sem sal, derretida – meça, depois derreta
1 ½ colheres (sopa) de açúcar cristal
¼ colher (chá) de canela em pó

Preaqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma redonda de 20cm, forre o fundo com um círculo de papel manteiga e unte-o também.
Em uma tigela média, misture com um batedor de arame a farinha, o fermento e o sal. Reserve.
Na batedeira, bata a manteiga, o açúcar, o ovo e a baunilha até obter um creme liso e fofo. Raspe as laterais da tigela ocasionalmente. Junte os ingredientes secos e o leite e misture com uma espátula de silicone até obter uma massa homogênea. Espalhe a massa na forma preparada e leve ao forno por cerca de 30 minutos ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito).
Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 30 minutos. Desenforme com cuidado, remova o papel e deixe esfriar completamente sobre a gradinha.

Corte o bolo ao meio no sentido do comprimento usando uma faca serrilhada longa e afiada. Coloque a metade de baixo do bolo em um prato de servir. Espalhe sobre ela o doce de leite. Cubra com a outra metade do bolo. Pincele o topo do bolo com a manteiga. Em uma tigelinha misture o açúcar e a canela e polvilhe sobre o topo do bolo.

Rend.: 8-10 porções

12 comentários:

Letrícia disse...

Pat, estou ensaiando há meses fazer um bolo churros sem me decidir por nada. Ainda bem que eu tenho você para me dar o empurrãozinho que faltava. Amei sua receita, o tamanho dela, tudo. Assim que der, vou fazer!

Beijos!

Unknown disse...

AMO de paixão suas fotos! Que capricho, as xícaras, as toalhas, talheres...elas são inspiradoras! Parabéns, adoro seu estilo.

Samy disse...

Parece delicioso, e também fiquei chateada com a notícia de Forever ter sido cancelada, tanta série sem conteúdo sendo renovada e outras indo pro espaço. Uma pena!

Izabella disse...

Oi Pat!
Que pena que Forever foi cancelada. Sentirei saudades da série e também do sotaque do Dr. Morgan!
bjss

Receitas e Truques da Clarinha disse...

Adoro essa série.
O teu bolo ficou com um aspecto divinal. Adoro canela.

Beijinhos,
Clarinha

receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/05/arroz-xau-xau-de-feijao-frade.html

Maria Lucia Campos disse...

Li uma outra noticia de que "The Blacklist" vai nter nova temporada.A confirmar, também sou fã do seriado.

Mari disse...

Oi Pat,

Fiz essa receita e ficou uma delícia!

Você sabe se fica bom fazer em forma de cupcakes?

Adoro seu blog!

Bjs

Aline disse...

Bolo delicioso!! Fiz para o lanche da tarde sem o doce de leite e a família amou, não durou nem 2 horas hehe

Patricia Scarpin disse...

Que notícia ótima, Aline! Adorei saber! Obrigada por me contar, bj!

Raíssa Hardt disse...

Eu amei a receita! Ficou divino, massa fofinha e muito saborosa.

Denice Marques disse...

Uma delícia.Super fácil de fazer.

Patricia Scarpin disse...

Denice, que bom saber que vc gostou!