quarta-feira, outubro 23, 2013

Brownies com amendoim e Snickers e o final da melhor série de TV de todos os tempos

English version

Salty nougat fudge brownies / Brownies com amendoim e Snickers

Há muitos e muitos anos assisti ao final da minha série favorita de comédia e isso me deixou bem desapontada: para resumir, não gostei nadinha. Até hoje não consigo acreditar que algo tão brilhante pudesse terminar de uma maneira tão pobre – me pareceu que todos os envolvidos na criação de “Seinfeld” de repente ficaram com preguiça de tudo (ou de saco cheio, sei lá).

Há até poucas semanas atrás aquele tinha sido o único final de seriados que eu me lembrava de ter visto (talvez “Friends”? Não tenho certeza) e, um pouco traumatizada, torci com todo o meu coração para que “Breaking Bad” tivesse um final fantástico, algo digno de toda a genialidade e grandeza que haviam permeado o seriado desde o primeiro episódio. Como eu esperava, Vince Gilligan não decepcionou: foi o melhor final de série para a melhor série jamais feita. Nenhuma ponta solta, nada jogado de qualquer jeito para os fãs, e atuações de alto nível – Jeff Daniels e Bobby Cannavale deveriam mandar seus Emmys pelo correio para Bryan Cranston e Aaron Paul, respectivamente. :)

Vou continuando com outros seriados – atualmente “Hannibal” e “The Blacklist” – tendo a sensação de que nunca mais haverá nada tão maravilhoso quanto “Breaking Bad”. No quesito baking, por muito tempo achei que nenhuma receita de brownie conseguiria se equiparar aos brownies de cacau da Alice Medrich, mas agora um concorrente de peso apareceu: estes brownies super fudgy, quase cremosos, com pedacinhos de amendoim e Snickers, são uma das criações mais deliciosas que já saíram da minha cozinha.

Brownies com amendoim e Snickers
um tiquinho adaptados do delicioso The Beekman 1802 Heirloom Dessert Cookbook: 100 Delicious Heritage Recipes from the Farm and Garden

- xícara medidora de 240ml

225g de chocolate meio-amargo ou amargo, picado – usei um com 53% de cacau
¾ xícara (170g) de manteiga sem sal, temperatura ambiente
4 ovos grandes
1 xícara (200g) de açúcar cristal
2/3 xícara (116g) de açúcar mascavo claro – aperte-o na xícara na hora de medir
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
1/8 colher (chá) de sal
1 xícara + 2 colheres (sopa) - 160g - de farinha de trigo
1 xícara de amendoins, sem a pele, tostados e salgados
2 barrinhas (52g cada) de Snickers, picadas – separe os pedacinhos uns dos outros antes de adicionar à massa

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga uma forma retangular de 20x30cm, forre-a com papel alumínio deixando sobrar em dois lados opostos, formando “alças”, e unte o papel também.
Coloque o chocolate e a manteiga em uma tigela média e leve ao banho-maria (fogo baixo, sem deixar que o fundo da tigela toque a água), mexendo ocasionalmente até derreter. Retire do fogo e reserve.
Em uma tigela grande, misture os ovos, açúcares, baunilha e sal com um batedor de arame. Acrescente o chocolate derretido com a manteiga, seguidos da farinha, e misture com uma espátula de silicone para incorporar. Incorpore o amendoim e os pedacinhos de Snickers. Despeje a massa na forma preparada e alise a superfície. Asse por cerca de 30 minutos ou até que os brownies tenham começado a firmar nas laterais da forma e, ao inserir um palito no centro dos brownies, este saia com migalhas úmidas. Retire do forno e deixe esfriar completamente na forma sobre uma gradinha.
Corte em quadrados para servir.

Rend.: 24 unidades

13 comentários:

Fernanda Amarante disse...

Morri de vontade! Deve ficar ótimo, até por que brownie é sempre divino!
Tô amando Blacklist tb, viu? Beijoca, querida!

Carolina Macedo disse...

Que brownie maravilhoso!!! Fiquei a babar :)

Beijinhos*

Luciana Leal disse...

Delícia!!! Eu AMO brownie! Bjs

Patrícia disse...

Vc ja assistiu White Collar? Tenho uma quedinha particular pelo Matt Bomer! Pena que não encontro snickers na minha cidade!

Luciana Betenson disse...

Vou fazer hoje mas com Twix que é o que tem haha! ;-)

Denise Ferreira disse...

Oi Patrícia, acompanho seu blog há muito tempo e nunca comentei, é que eu sou esquecida mesmo. Leio, mando pras amigas, mas esqueço que quem escreveu merece um lembrete de que tudo vai bem, mesmo que de um estranho.
Adoro o jeito que você combina seu gosto por séries e filmes às receitas, tudo sempre natural.

Nem sempre me arrisco nas receitas, fico no básico, mas é sempre tudo tão lindo que mesmo sem provar alegra meu dia.
Sinto falta de algumas fotos do preparo, mas isso por que eu sou péssima na cozinha e as vezes gosto de ver como fica a textura e cores durante o preparo.
Beijinho!

Maíra S. disse...

Oi Patrícia,
Acabo de voltar de uma viagem linda no outono de Vermont e trouxe duas coisa que eu queria há tempos: xarope de maple e uma forma Nordiware Heritage! Vim direto aqui no TK procurar receitas com o xarope mas são tantas que eu fiquei na dúvida. Você tem alguma favorita, que dê para sentir melhor o sabor do maple? Ah, e a forma... Posso fazer qualquer receita nela ou só algum tipo específico de massa? Mal posso esperar para estreá-la! Obrigada,

Leandro Gonçalves disse...

Pat,

Esse brownie passou a ser o meu sonho de consumo imediato. Preciso fazer!

Um beijo,

Patricia Scarpin disse...

Oi, Denise, obrigada pelo comentário! Que bom que vc gosta do blog, fico contente.
Eu tenho vontade de colocar fotos do preparo, sabe? Mas infelizmente não dá, eu cozinho, fotografo, tudo sozinha, não sobra tempo para os detalhes.
Beijo!

Maíra, que delícia de viagem!
Indico as duas receitas abaixo, são imperdíveis:
http://www.technicolorkitchen.blogspot.com.br/2012/11/bolo-chiffon-de-peca-e-xarope-de-bordo.html

e

http://technicolorkitchen.blogspot.com.br/2013/02/bolo-de-sour-cream-e-xarope-de-bordo.html

Quanto à forma, eu a uso em receitas que pedem uma Bundt pan com capacidade para 10 xícaras.
Beijo!

Lê, espero que vc goste!
Beijo, querido!

Maíra S. disse...

Obrigada, Patrícia! Vou testar uma das duas e volto para contar!

Anônimo disse...

Totalmente in love por Breaking Bad, começando a 4ª temporada ainda!
E a receitinha é mara tbm, testarei!

Cecilia

sabine disse...

O final de Seinfeld foi o clímax do niilismo seinfeldiano :)

Patricia Scarpin disse...

Putz, Sabine, mas eu não gostei, mesmo assim. Achei uma solução pobre. :S