Tuesday, July 02, 2013

Bolo de milho e limão siciliano com glacê de limão siciliano e a minha próxima leitura

English version

Lemon cornmeal cake with lemon glaze / Bolo de milho e limão siciliano com glacê de limão siciliano

Obrigada pelos comentários sobre o meu probleminha com “O Grande Gatsby” – me sinto bem melhor agora. :)
Já tenho algo em mãos, “A Servidão Humana”, de Somerset Maugham (vou ler no idioma original), um livro sugerido pela minha querida amiga Cristina – vou tentar equilibrá-lo com os meus livros de receita, já que não pretendo parar de cozinhar.

Comecei a cozinhar ainda muito jovem, e minha avó paterna e minha tia-avó me davam instruções por telefone, instruções estas que eu anotava atenciosa e detalhadamente para seguir depois na cozinha. Se alguma coisa, qualquer coisa mesmo ficasse diferente do que as duas haviam me dito eu ligava para elas na mesma hora para que me ajudassem a solucionar o problema. Vocês não imaginam quantos dias passamos assim – as duas mulheres são, de alguma maneira, responsáveis pelas gostosuras que vocês veem aqui no blog. Foram elas que me mantiveram disposta e animada a continuar, mesmo depois de pequenos desastres culinários. E agora, depois de tantos anos, continuo preparando comidinhas, o que me dá muito prazer. Quanto mais cozinho mais me sinto confiante para fazer alterações e adaptar receitas – acho que talvez vocês também se sintam assim. A massa deste bolo, por exemplo, levava mascarpone, entretanto decidi substituir por creme de leite fresco, já que o queijo italiano é feito deste ingrediente. Funcionou bem demais: o bolo ficou fantástico, macio e com um sabor intenso de limão siciliano, graças à calda pincelada sobre ele enquanto ainda quente. E para tornar esta receita ainda mais perfeita a manteiga é usada derretida, por isso não é preciso esperar que ela amoleça (o que demora séculos nestes dias frios).

Acho que minha avó e minha tia Angélica ficariam orgulhosas. :)

Bolo de milho e limão siciliano com glacê de limão siciliano
um tiquinho adaptado do delicioso The Dahlia Bakery Cookbook: Sweetness in Seattle

- xícara medidora de 240ml

Bolo:
220g de farinha de trigo
115g de sêmola de milho (para o preparo de polenta)
raspas da casca de 2 limões sicilianos
1 colher (chá) de fermento em pó
1/8 colher (chá) de sal
2/3 xícara (160ml) de creme de leite fresco
4 ovos grandes
265g de açúcar cristal
1 colher (chá) de extrato de baunilha
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, derretida e ligeiramente fria

Calda:
½ xícara de suco de limão siciliano
1/3 xícara (67g) de açúcar cristal

Glacê:
175g de açúcar de confeiteiro
2 colheres (sopa) de creme de leite fresco
1 colher (sopa) de suco de limão siciliano

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma redonda de 23cm de diâmetro, forre o fundo com um círculo de papel manteiga e unte o papel também.
Em uma tigela média, misture com um batedor de arame a farinha, a sêmola de milho, as raspas de casca de limão, o fermento e o sal.
Coloque o creme de leite em uma tigela grande. Com um batedor de arame, incorpore os ovos, um a um, seguidos do açúcar e da baunilha. Com uma espátula, gentilmente incorpore os ingredientes secos em duas adições, misturando de baixo para cima. Incorpore a manteiga. Transfira a massa para a forma preparada e asse até que o bolo cresça e doure, cerca de 40 minutos (faça o teste do palito).
No final do tempo de forno, prepare a calda: em uma panelinha, misture o suco de limão e o açúcar e leve ao fogo médio, mexendo, por alguns minutos até que o açúcar dissolva. Retire do fogo.
Retire o bolo do forno e transfira para uma gradinha. Aguarde 5 minutos e então faça furinhos no bolo com um palito de dente. Pincele o bolo com a calda, aos poucos, até que ele absorva toda a calda. Deixe esfriar completamente na forma. Desenforme com cuidado, remova o papel e inverta o bolo em um prato.
Glacê: peneire o açúcar de confeiteiro em uma tigelinha, acrescente o creme de leite e o suco de limão e misture até obter a consistência desejada. Despeje sobre o bolo e deixe secar, cerca de 30 minutos.
Rend.: 8-10 porções

13 comments:

PoliCBA said...

Parece ótimo o bolo. Tão convidativo com esse glacê branquinho... Certamente sua avó e sua tia-avó ficariam orgulhosas. :)

Li "O Grande Gatsby" no ano passado, também influenciada pelo filme. Gostei, sim, mais pelo estilo de Fitzgerald do que pela história. Se resolver retomá-lo, conte-nos o que achou. :)

Também por vezes empaco na leitura de livros. Creio que, se não está agradando muito, o jeito é colocá-lo de lado e partir para outro. Uma hora bate de novo a vontade de lê-lo.

Você já leu "Infinite Jest", de David Foster Wallace? Sempre me interessei por literatura clássica inglesa e americana e venho agora descobrindo escritores da atualidade. Este livro me chamou a atenção (foi, inclusive, destaque de crítica nos EUA; tornou-se um cult), mas ainda não o li. Se não o conhecia, fica a indicação. Ocorreu-me que você poderia gostar deste livro, considerando que há, de certa forma, cinema envolvido --- e de cinema sabemos que você gosta.

Momentos Editados said...

Esse glacê branquinho está um espectaculo!

Dricka said...

Adorei a receita, parece um bolo bem denso, do jeito que mais gosto, só não faço questão do glacê, apesar do seu ter ficado lindo demais.
Bjs

Meire said...

Você já usou aqueles sprays para forma, tipo o Bake Easy?? Minha filha está nos EUA e pedi para ela trazer um para mim... Amei o glacê! bjs

Susana Machado said...

Que bolo de aspecto fantástico! Fiquei com água na boca!
Beijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt/

Pin said...

É muito difícil eu fazer bolos de limão, ou qualquer outro doce de limão, pois meu namorado odeia e fico com peso de fazer um bolo só pra eu comer. Mas este é realmente um caso a pensar...

kalina morena said...

bolo lindo!!!
toalha de mesa linda.
foto linda. nhac nhac gostaria de um pedaco desse bolo pra comer tomando um cafe feliz.

Kelly said...

É o tipo de bolo que vc olha e a boca já enche d'água! Que lindo!
Beijinhos!

www.amenidadesdekelly.blogspot.com

Anonymous said...

Oi, Patrícia.
Sempre entro aqui no seu blog para procurar gostosuras para presentear minha família no final de semana ou quando bate aquela vontade de comer um docinho diferente e com a certeza de que vai ficar delicioso. Mas hoje, já tendo visitado e revisitado suas receitas diversas vezes, parei para reparar no capricho e cuidado que você tem com a apresentação de seus pratos. É uma toalhinha que combina com o lacinho de uma garrafa, o detalhe de um talher que traz delicadeza à foto ou a combinação de um papel com copos diferentes que nos inspiram a fazer a receita. Quero lhe dar os parabéns pelo trabalho que faz aqui e dizer que é isso (e as receitas de delícias garantidas)que nos faz voltar aqui de novo, e de novo, e de novo.
Abraços,
Isabel.

Patricia Scarpin said...

Poli, querida, pode deixar que se eu pegar o livro de volta eu conto, sim.
Não conhecia esse livro que vc citou, guardei o nome com carinho, quem sabe depois do atual eu o leia?
Bj e obrigada!

Meire, usei sim, tem no Pão de Açúcar e no St. Marché, caso vc queira comprar. Mas eu acho que fica oleoso demais. :(
Bj!

Pin, tomara que vc e seu namorado gostem! Bj!

Isabel, que coisa mais querida esse seu comentário, muito obrigada!
Eu gosto muito de fazer as fotos para o blog e fico feliz sabendo que vocês curtem. É muito bacana.
Beijo grande!

Sabrina Romano said...

nossa mãe; esse bolo está incrível... 8o

Eliane Batista said...

Posso substituir a semola por milharina? Bj

Patricia Scarpin said...

Eliane, acho que dá certo, sim - eu não compro milharina faz tempo, não estou bem lembrada da textura dela...

Related Posts with Thumbnails