quinta-feira, agosto 02, 2007

Bolo formigueiro

English version

Brazilian anthill cake

Acho que não comia um pedaço de bolo formigueiro havia uns 8 anos – sem brincadeira!
Costumava prepará-lo com freqüência para o café da tarde quando eu e meu irmão éramos pré-adolescentes.
A primeira vez que o fiz, no entanto, foi um pouco trágica: coloquei massa demais na forma e o bolo vazou... A massa começou a queimar no fundo do forno e uma fumaceira tomou conta da cozinha. Desisti do bolo e fui pro quarto chorar de raiva.
Estavam em casa comigo meu irmão, o Julio (filho da mãe da Jéssica), meu primo Daniel e um amigo dos meninos (todos estudavam juntos).
Depois de um tempo, apareceram os quatro para falar comigo, dizendo que tinham limpado o forno e lavado a forma e me pedindo para fazer o bolo outra vez – é claro que eu não podia dizer não a eles!

Brazilian anthill cake

Desta vez, usei a receita da Eli para o bolo e a cobertura que uso para o bolo de cenoura. E parece até que não aprendi a lição, pois ontem usei uma forma menor e o bolo quase escapou:

Bolo formigueiro

- xícara medidora de 200ml

3 ovos
1 pitada de sal
240g (1 ½ xícara) de açúcar
200g (1 xícara) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
200ml (1 xícara) de leite
300g (2 ½ xícaras) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
6 colheres (sopa) de chocolate granulado

Cobertura:

4 colheres (sopa) de chocolate em pó – usei 2 colheres (sopa) de cacau em pó
4 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
2 colheres (sopa) de leite

Para o bolo: Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma de anel de 24cm e polvilhe com farinha de trigo.
Separe os ovos e bata as claras em neve com a pitada de sal. Reserve.
Usando a batedeira, bata as gemas, o açúcar e a manteiga até obter uma mistura clara e fofa. Vá adicionando a farinha de trigo alternando com o leite. Bata bem.
Retire da batedeira e acrescente o fermento e o granulado. Misture. Junte as claras em neve e misture delicadamente, mas sem deixar vestígios de clara na massa.
Coloque a massa na forma e leve ao forno por 40 minutos ou faça o teste do palito.
Retire do forno, deixe esfriar e desenforme.
Faça a calda: misture todos os ingredientes e leve ao fogo alto até ferver. Desligue e derrame sobre o bolo.

Rend.: 10–12 porções

Brazilian anthill cake

47 comentários:

Valentina disse...

bolo formigueiro foi o meu grande favorito. minha mae sempre o fazia quando ia para casa visitar. que fofo que ficou este.e esta calda esta uma perdição.

Akemi disse...

Querida Patricia, também não como um bolo formigueiro desde os tempos de escola quando minha mãe costumava preparar. Xiiiii é pra mais, muito mais que seus 8 anos! rsss
Que fofura ficou seu bolo, lindo, alto, uma tentação!
E eu também volta e meia acabo errando na medida da forma, ora transborda ora fica chatinho, grudado no fundo da forma! :-D

Beijos

Anônimo disse...

não dá para acreditar...ontem eu procurei e procurei por uma receita de bolo formigueiro q me agradasse, mas só achei uma mais ou menos e hoje eis q encontro a "tal"! muito bom! vou já fazer o bolinho!
rita

Agdah disse...

Patrícia, eu também tenho esse trauma, por isso sempre coloco a forma do bolo numa assadeira de cookies. Apesar de dizerem que diverge o calor e blá, blá, blá... nunca deu problema.

Isabel Salvador disse...

k delicia este bolinho k bom aspecto...
parabéns amiga

bjokas

Cláudia A. disse...

Eu também adoro esse bolo, me lembra a infância. O seu ficou maravilhoso e apetitoso. Parabéns.

Elvira disse...

Eu já fiz em formato de muffins e adorei! :-)

Beijão.

semente de sésamo disse...

Ficou lindo! E a massa dev ter ficado com uma textura óptima!

laila radice disse...

ai ficou uma graça...na verdade adoro tudo nesse bolo desde o nome até a textura fofinha....o teu está lindão!beijos

Carla Ventura disse...

Esse bolo, pra mim, é sinonimo de infancia. Faz um tempão que nao como tb. Ficou bonito, hein!

Elaine J. disse...

gostinho de infância!!! adoro esse bolo. =)

Heidi disse...

Como este bolo é bom!!! Nas minhs tardes, com uma xícara de café, ou mesmo com um chocolate quente!

Anônimo disse...

Afe, e eu tava pensando em fazer um desse amanhã, que é dia de "lanchinho comunitário" na escola da Nina. Depois te conto.

Renata disse...

que fofo o que eles fizeram!

eu não como bolo formigueiro há muuuitos anos tb.

(tava procurando uma receita de bolo pra fazer pros meus alunos de sábado. vou me despedir deles essa semana... acho que vou usar essa!)

Sheila disse...

Seu bolo está lindão! Adoro bolo formigueiro, sabor de infancia... acho que toda mãe costumava prepara-lo para o lanche dos filhos neh? Sempre encontro alguem que comenta desse bolo como memória gastronomica de infancia, rsrs
Agora, que coisa mais fofa essa atitude dos meninos hein? Se fosse os meus primos e amigos, tirariam sarro ad eternum da minha cara ¬¬'

Nysa disse...

hum.. parece muito fofo e saboroso :D
beijos

Marizé disse...

Já ouvi falar muito deste bolo, nunca exoerimentei, acho que está na hora, parece ser uma delicia

Eli disse...

Pat, primeiro eu fico muito honrada de ver aqui uma receita do meu blog e agradeço a confiança de fazer uma receita minha!
O bolo ficou maravilhoso, ontem eu fiz bolo de cenoura pro rapha e ainda não acabou ele viu a foto do seu (detalhe acabou de almoçar) e falou vamos fazer hoje a tarde?! hehehe Esse menino precisa fazer dieta. :)

Que lindo a atitude dos meninos, limpando o forno e te pedindo um outto bolo, essas coisas a gente leva pra vida toda né?! Você é mesmo encantadora Pat!

Anônimo disse...

Lindo o seu bolo, e estar com uma cara ótima, acho q vou fazer pro café de amanhã, atitude adorada dos meninos isso q é amigos né?

Marcia da Paz

Anônimo disse...

Aaaaaaaai, que vontade! Vou fazer! Beijos

Patricia Scarpin disse...

Amiga, também é um grande favorito meu e dos meus irmãos, um clássico!

Akemi, ri de ti, amiga - por que será que a gente demora tanto pra se dar conta de que não come algo tão bom há tanto tempo? risos
Beijos!

Rita, que bom! Fico feliz!

Agdá, a sua estratégia é boa, amiga.

Belinha, obrigada!

Cláu, obrigada! Tem mesmo cara de infância, tomando lanche assistindo à Sessão da Tarde. :)

Elvira, que bacana saber!
Beijos, querida!

Semente, que bom que gostou! Ficou super fofinho.

Laila, eu tb! O nome é um caso à parte, acho bárbaro!

Carla, é sim, vc tem toda razão! Obrigada!

Elaine, eu tb! ;)

Dinha, vc disse tudo. ;)

Tina, eu vou querer saber. ;)

Renata, eles foram mesmo fofos, mas também agiram em causa própria. risos
Depois me conta?
Beijos!

Sheila, eles estavam querendo bolo pro lanche da tarde, amiga. Tem isso também. :)

Nysa, obrigada pela visita!
Beijos!

Marizé, obrigada pelo comentário!

Eli, você, sim, é um doce, amiga! Obrigada pelo carinho, beijos!

Marcinha, faça sim!

Lara, obrigada!
Beijocas!

Cláudia disse...

Patricia, o que tenho a comentar não foge muito das outras amigas. Este bolo foi uma amiga minha que me passou a receita quando nós duas tínhamos no máximo 12-13 anos e minha irmã caçulinha não queria comer porque achava que tinha formiga. Bons Tempos!

Cláudia disse...

Patricia, o que tenho a comentar não foge muito das outras amigas. Este bolo foi uma amiga minha que me passou a receita quando nós duas tínhamos no máximo 12-13 anos e minha irmã caçulinha não queria comer porque achava que tinha formiga. Bons Tempos!

Lua Limaverde disse...

Patricia, o bolo formigueiro não fez parte da minha infância, fui conhecer tempos depois. Infelizmente o último que comi foi comprado em padaria, um horror. Assim feito em casa é que vale a pena. Só uma pergunta: essa sua forma tem buraco no meio? :D

Helen disse...

Ptrc!
Ainda não fiz o Formigueiro, mas fiz o de Maçã... Menina, que coisa maravilhosa! E além de gostoso ainda perfumou a casa toda. Um verdadeiro *plusamais*rsrs
Fiz também as batatas com queijo. Virou um grude só, mas eu cortei em quadradinhos e ninguém percebeu que não era bem daquele jeito. De comer rezando...
beijo!

Laurinha disse...

Adoro bolos assim, para lanchinhos, café da manhã de domingo, e pra tantas outras horas do dia... qdo faço, ponho metade na mesa e congelo a outra metade, para comer noutra semana, senão....
Beijinhos,

Ana de Almeida disse...

Adoro este bolo mas costumo fazer sem a calda de chocolate...

Patricia Scarpin disse...

Cláu, eu tinha essa idade quando fiz esse bolo pela primeira vez, amiga. :)
Nem me fale, ótimos tempos!

Luna, bolo de padaria é complicado, não? risos
A forma tem buraco, sim, mas ele foi engolido pela massa! :D

Helen, que bom saber!! Vc gostou? Eu adorei aquele bolo.
E as batatas te deram um baile, também? Que pena...
Beijos!

Laurinha, também adoro bolos mais simples pra beliscar à tarde, com um chá quentinho. Uma delícia!
xoxo

Ana, sabe que prefiro sem a calda também?

Cinara disse...

Paty, eu *amo* bolo formigueiro, mas você acredita que eu nunca fiz?? Já adicionei sua receita ao del.icio.us! Beijos, amiga!

Cris disse...

Você acredita que meu filho menor fica caçando as formiguinhas para por na boca, ele sabe que é chocolate e só quer isso do bolo! Aqueles dedinhos no bolo... :-)

Renata disse...

Patrícia, o bolo arrasouuu!

Acabei só fazendo hoje. Ficou lindo e delicioso! Adorei a receita, já foi pro meu caderninho...

Anônimo disse...

Ah, Patrícia, como é bom voltar aqui e dar de cara com esse formiguinha (é assim que chamamos o formigueiro aqui em casa)tão fofo e convidativo!
Beijos saudosos

Anônimo disse...

Estava com uma vontade imensa de comer bolo formigueiro há muuuito tempo,e quando me deparei com a receita que você postou,tive que fazer!E veja só, fez sucesso em casa, todos aprovaram!
Mas ainda falta eu experimentar o bolo de crepes, que está na minha listona de bolos que dão vontade de comer!!

Anônimo disse...

OI!!!Eu conheço o bolo do formigueiro, mas na massa leva leite de coco, e na cobertura é leite condensado, fica uma delicia, mesmo!!
ASsim não o conhecia!!

Anônimo disse...

Olá, eu moro em portugal, mas sou brasileira! aqui ja e' de noite!
acabei de fazer este bolo maravilhoso que ja conheço a muito tempo, mas ja nao tinha a receita e aqui nao existe este bolo e realmente a sua receita e' maravilhosa! gente o bolo fica muito fofinho, mesmo muito bom fiz a calda com cobertura de chocolate feita com leite condensado e chocolate em pó!
muito bomm!
parabens

MARISTELA ALMEIDA disse...

OI ACHEI O BOLO MARAVILHOSO, ACHEI SUA RECEITA ÓTIMA PQ EU QUERIA UM FORMIGUEIRO SEM COCO...
MUITO OBRIGADA PELA DICA..
COLOQUEI SUA RECEITA NO MEU BLOG PARA PASSAR ADIANTE,COM FOTO E TUDO...
BJOS...

ELIZABETE disse...

senti saldade da casa de mamãe,que fazia sempre bolo no fim de semana pra mim. Agora eu tenho que fazer se quero comer porque minha mae esta no Parana e eu aqui...

Liliane disse...

Oi Patricia,
Não sou uma expert na cozinha e lendo a sua receita do bolo vi que voce coloca uma colher de Sopa de fermento? É isso mesmo? Fui em outras páginas e encontrei sempre a mesma medida mas estou desconfiada...

Patricia Scarpin disse...

Oi, Liliane,
É isso mesmo - nesta receita é 1 colher (sopa). Lembrando que é colher medidora e não colher de faqueiro.

Valeria disse...

Olá, Patricia,
Há tempos curto o seu site mas é a primeira vez que comento uma receita. Fiz esse bolo para minha filha e seus amigos de escola que estavam famintos por um lanchinho à tarde. Não durou 5 minutos! Sorte a minha que experimentei antes deles. Ficou maravilhoso. Super fofo do jeito que eu gosto. Vou repeti-lo sempre..
Parabéns pelo site.

Patricia Scarpin disse...

Oi, Valeria - adorei saber que o bolo deu certo! Que coisa boa, menina! Obrigada por vir até aqui para me contar.
Beijo!

Maria Virgínia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maria Virgínia disse...

Fantástico! O bolo fica lindo, macio e delicioso. Ouso dizer que superou o sabor da minha infância.

Patricia Scarpin disse...

Maria, que notícia ótima, menina! Amei saber! Obrigada por me contar!
xx

Patricia Luck disse...

Receita antiga (na vida e aqui no blog, né) e sempre deliciosa! Esse bolo é o favorito dos meus filhos...faço sempre!
Obrigada!

Patricia Scarpin disse...

Paty, esse bolo é um clássico, não?
Beijos!

SR COZINHA disse...

Muito bom!