terça-feira, outubro 30, 2012

Biscoitinhos de limoncello e sementes de papoula + limoncello caseiro

English version

Double limoncello poppy seed cookies / Biscoitos duplos de limoncello e sementes de papoula

Tentando resolver o problema do livrinho da Lucy Baker achei que seria bacana ter uma garrafa de limoncello em casa – parecia ser a aquisição alcoólica perfeita para alguém como eu. Infelizmente desisti da idéia quando vi quanto custava uma garrafa da bebida. :S
Por sorte encontrei uma receita de limoncello caseiro no livro lindo da Francine Segan e foi bem fácil de prepará-la: o único revés foi ter que esperar 4 semanas para provar a bebida – que ficou bem forte e com um sabor marcante de limão siciliano – e para fazer estes biscoitinhos deliciosos, também.

Biscoitinhos de limoncello e sementes de papoula
do lindinho The Boozy Baker: 75 Recipes for Spirited Sweets

- xícara medidora de 240ml

Biscoitinhos:
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, amolecida
2/3 xícara (133g) de açúcar cristal
1 ovo grande
raspas da casca de 2 limões sicilianos grandes
2 colheres (chá) de limoncello
1 1/3 xícaras (185g) de farinha de trigo
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/8 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de sementes de papoula (as minhas foram compradas fora do Brasil; vale a pena fazer os biscoitos mesmo sem as sementes)

Cobertura:
1 xícara (140g) de açúcar de confeiteiro
2 colheres (sopa) de limoncello
água quente, se necessário

Pré-aqueça o forno a 180°C. Forre duas assadeiras grandes, de beiradas baixas, com papel manteiga.
Biscoitos: na tigela grande da batedeira, bata a manteiga e o açúcar até obter uma mistura cremosa e clara. Junte o ovo, as raspas de casca de limão e o limoncello e bata para incorporar.
Em uma tigela média, misture com um batedor de arame a farinha, o bicarbonato e o sal. Junte os ingredientes secos à tigela e misture em velocidade baixa apenas até incorporar. Junte as sementes de papoula.
Faça bolinhas usando 1½ colheres (chá) generosas de massa e coloque-as nas assadeiras preparadas deixando 5cm de distância entre uma e outra. Asse por 10-12 minutos ou até que os biscoitinhos estejam dourados nas extremidades. Deixe esfriar nas assadeiras, sobre uma gradinha, por 5 minutos, e então retire com cuidado e transfira para gradinha. Deixe esfriar completamente.
Cobertura: peneire o açúcar de confeiteiro em uma tigela pequena. Acrescente o limoncello aos poucos, misturando até obter a consistência desejada (acrescente a água somente se necessário). Regue os biscoitos com a cobertura e espere secar (cerca de 15 minutos).

Rend.: cerca de 40 biscoitinhos

Homemade limoncello / Limoncello caseiro

Limoncello caseiro
do lindo Dolci: Italy's Sweets

6 limões sicilianos
2 xícaras (480ml) de vodca
2 xícaras (400g) de açúcar cristal
3 xícaras (720ml) água

Usando um descascador de legumes, retire a casca dos limões em longas tiras, evitando remover a parte branca. Coloque as cascas e a vodca em uma garrafa ou pote de vidro com capacidade entre 1,4 e 2 litros. Feche bem e coloque em um lugar fresco e escuro por 2 semanas.
Leve a água ao fogo em uma panela grande. Quando começar a ferver, junte o açúcar. Ferva em fogo baixo até o açúcar dissolver. Retire do fogo e deixe chegar à temperatura ambiente. Despeje a calda de açúcar na garrafa com as cascas de limão e a vodca, feche bem e deixe apurar em um lugar fresco e escuro por mais 2 semanas. Passe por uma peneira fina e descarte as cascas (não fiz isso – mantenho as cascas dentro da garrafa).
Guarde no freezer.

Rend.: cerca de 5 xícaras (1,2 litros)

16 comentários:

Vera Ferraz disse...

Os biscoitos são divinais! E a receita de limoncello, parece muito fácil. Uma boa sugestão para oferecer no Natal!

Petiscos e Miminhos disse...

eu tenho sempre limoncello em casa, para as visitas. Vou experimentar fazer este caseiro!

tatiane disse...

Não sabia que era tão fácil fazer limoncello caseiro, e ficaram tão lindinhos os biscoitinhos. Comprei papoulas pelo e-bay, espero que chegem um dia...
beijos!

Bombom disse...

Mais uma receita de Bolachinhas especiais e de um magnífico Licor. Adoro passar pela tua Technicolor Kitchen (para mim, uma Cozinha Luminosa e Multicor). Tive o mesmo pensamento da Vera, esta é uma boa receita para fazer e oferecer no Natal! Obrigada, Patrícia. Bjs. Bombom

Mari disse...

Eu vi umas receitas de limoncello quando estive na Itália, mas elas levavam álcool desse que a gente usa pra limpeza, então não animei fazer, mas com essa receita sua acompanhada da sua opinião de que ficou ótimo, vou fazer com certeza! Obrigada! Bjos

Chef de Algibeira disse...

Que biscoitos maravilhosos.... e a receita do limoncello é realmente fácil... temos é que nos despachar se queremos oferecer no Natal.. :)
um beijinho
Mafalda

Cláudia Casanova disse...

Apenas esclarecendo sobre o álcool dito pela Mari: não é o álcool de limpeza que se usa para licores, como o Limoncello, mas o 'álcool de cereais', próprio para este fim e também é muito utilizado na perfumaria.

Vanderleia disse...

Oi Patricia, os biscoitos devem ser bem saborosos, adoro limão.Adorei você ter dado a receita do limoncello
Você sempre dá as receitas completas, nos dando opções.Obrigada querida por compartilhar.Beijos, tenha uma linda noite.

Ana Elisa Granziera disse...

Uh, que delícia, Pat! Adooooooro limoncello. Ainda bem que você não gastou os tubos numa garrafa vendida aqui. Esses cremosos e cor de detergente têm mesmo gosto de detergente e não valem a grana que custam. :P
bj

Anônimo disse...

Oi Patricia

Vc. trouxe as sementes de papoula de NY? Passa fácil pela alfândega?
Obrigada
Vivi

Ps- Seu blog é excelente!

Silvia disse...

Hum, deve ficar muito bom este biscoitinho!!! Sabe que na região metropolitana de Curitiba temos uma vinícola premiada que produz o licor de Limoncello. Tive o privilégio de experimentá-lo e recomendo. Delicioso! Se um dia vc vier à capital paranaense, tire um tempinho para fazer o enoturismo desta vinícola. Segue o link: http://www.francoitaliano.com.br/Home.php
Beijos!

Unknown disse...

Olá,

Gostari de saber onde você compra papoula. Parabéns pelo blog, está sempre impecável.
Abraços, Laura

Patricia Scarpin disse...

Meninas, eu trouxe as sementes de papoula dos EUA. Não tive problema nenhum.
Bj

Unknown disse...

Patrícia adoro seu blog, sou super fã.Gostaria de saber como você usa as cascas de limão que ficam do limocello? abraço

Patricia Scarpin disse...

Oi, Regia - eu deixei as cascas dentro da garrafa mesmo. Como os pedaços são grandes não saem junto com o líquido.
Bj!

Karla Tauil disse...

Que delícia, literalmente, seu blog Patrícia!
Sou mais uma cozinheira por esporte do mundo virtual em busca de delícias para preparar para minha família e meus amigos. Achei seu blog perfeito! E as fotos?? Que lindas e bem tiradas! E a decoração? Me serviu de inspiração já que uma das coisas que (ainda) não sei fazer é decorar meus pratos para fotografar - talvez seja a pressa em comê-los- mas vou tentar aprender um pouco mais com seus exemplos. Hoje decidi fazer um pinterest ( é isso?) para colocar as fotos dos pratos que preparo aqui em casa, já quem nem sempre o pessoal do FB tem paciência de ler posts só de comida e não estou a fim de virar um glutão da internet!! Até mais ver! Tudo de bom!