domingo, setembro 02, 2012

Biscoitos de manteiga de amendoim, geléia e vinho do Porto

English version

Peanut butter and Port thumbprints / Biscoitos de manteiga de amendoim, geléia e vinho do Porto

Há muito tempo comprei um livrinho fofo cheio de receitas com bebidas alcoólicas; mas eu sendo eu, ao colocar as receitas do livro em prática, me toquei de que eu não tenho tantos tipos de bebidas alcoólicas em casa – nem tequila tenho! – e por isso o livro foi pra estante, onde aguardou pacientemente por meses e meses até eu me lembrar de que tinha uma garrafa de vinho do Porto no armário implorando para ser usada – e foi assim que acabei preparando estes biscoitinhos deliciosos.

Biscoitos de manteiga de amendoim, geléia e vinho do Porto
do lindinho The Boozy Baker: 75 Recipes for Spirited Sweets

- xícara medidora de 240ml

2 xícaras (280g) de farinha de trigo
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
¾ colher (chá) de fermento em pó
¼ colher (chá) de sal
1 xícara (226g) de manteiga sem sal, temperatura ambiente
1 ½ xícaras (262g) de açúcar mascavo claro – aperte-o na xícara na hora de medir
½ xícara (100g) de açúcar cristal
2 ovos grandes
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 xícara de manteiga de amendoim
¾ xícara de geléia de sua preferência
3 colheres (sopa) de vinho do Porto Ruby

Em uma tigela média, misture com um batedor de arame a farinha, o bicarbonato, o fermento e o sal. Reserve.
Na tigela grande da batedeira, com o batedor em formato de pá, bata a manteiga e os açúcares até obter uma mistura cremosa e clara. Junte os ovos, um a um, seguidos da baunilha e da manteiga de amendoim. Junte os ingredientes secos e misture apenas até incorporar. Leve à geladeira por 20 minutos*.
Pré-aqueça o forno a 180°C. Forre duas assadeiras grandes, de beiradas baixas, com papel manteiga.
Em uma tigelinha, misture bem a geléia e o vinho do Porto até homogeneizar.
Faça bolinhas com 1 colher (sopa) arredondada de massa. Coloque nas assadeiras preparadas deixando 7cm de distância entre uma e outra. Com a ponta do dedo ou a ponta do cabo de uma colher de pau, faça um buraquinho no centro de cada bolinha de massa e preencha-o com o recheio de geléia.
Asse até que os biscoitos dourem levemente nas extremidades, cerca de 15 minutos. Deixe esfriar completamente nas assadeiras sobre uma gradinha.

* esse tempo não foi suficiente para a massa firmar; deixei na geladeira por 4 horas e ainda assim ficou molinha – numa próxima vez eu colocaria um pouquinho mais de farinha massa

Rend.: cerca de 32 biscoitos – fiz metade da receita acima, usei 1 colher (sopa) nivelada de massa por biscoito e consegui 35; para o recheio usei 1/3 generoso de xícara de geléia de framboesa + ½ colher (sopa) de vinho do Porto

5 comentários:

CRISTIANE LARA disse...

Paty, tudo bem ? Adorei esses biscoitos ! Estão lindos ! Tenho manteiga de amendoim, mas não tenho o vinho do Porto ! :)
Vou fazê-los, com certeza ! Bjs

Isadora disse...

amei a combinaçãooo...crocantes e deliciosos!

Unknown disse...

Patricia deve ter ficado delicioso esse bicuit, adorei!
Bjs
Mel

Vanderleia disse...

Oi Patricia, combinação maravilhosa.Deve ser muuuiiito saboroso.Fiquei com água na boca.Beijos e boa semana.

Andrea - Sweet and Saucy disse...

Fiquei com água na boca, Patrícia!

Parecem deliciosos e adoro misturar bebidas aos doces.

Beijos