quarta-feira, abril 25, 2012

Bolo de amêndoa e passas

English version

Almond and raisin cake / Bolo de amêndoa e passas

Adoro filmes com personagens femininos fortes – vocês sabem que gosto deles complexos – e semana passada, além da fantástica Hanna de Saoirse Ronan conheci a corajosa Ree de Jennifer Lawrence. O maravilhoso “Inverno da Alma” é mais um exemplo da teoria sobre a qual escrevi aqui há alguns posts: a história é perfeitamente contada e dirigida e as perfomances são excelentes. Jennifer Lawrence, absurdamente talentosa, é a espinha dorsal do filme, mas todos os outros atores (alguns deles, pelo que li, são da região onde “Inverno da Alma” foi filmado e nunca haviam atuado antes) são ótimos, também – John Hawkes, brilhante como Teardrop, me fez querer assistir ainda mais a “Martha Marcy May Marlene” (espero que chegue logo por aqui).

Ultimamente tenho pensado duas vezes antes de recomendar filmes para as pessoas que conheço, porque basicamente muitas delas me procuram depois para dizer o quanto detestaram os filmes, mas não me sinto assim escrevendo aqui no blog, talvez por sentir que quem me lê já há algum tempo sabe por qual tipo de filme me interesso. Não sou do tipo comédia-romântica-final-feliz. Por isso, quem for um pouquinho que seja como eu vai amar “Inverno da Alma”, tenho certeza.

***

Preparei o bolo de amêndoa da Flo Braker há algumas semanas e desde então fiquei obcecada por bolos de amêndoa (o do “Tartine” é o próximo na minha lista); por isso, quando vi este bolo de amêndoa e passas no ótimo “Dolce Italiano” corri para a cozinha. O bolo é saboroso e tem uma textura muito boa, mas acho que um punhado a mais de passas o tornaria ainda melhor.

Bolo de amêndoa e passas
um nadinha adaptado do delicioso Dolce Italiano: Desserts from the Babbo Kitchen

- xícara medidora de 240ml

½ xícara (120ml) de vinho Marsala
½ xícara (77g) de passas claras
2 xícaras (280g) de farinha de trigo
¼ xícara (25g) de farinha de amêndoa
2 colheres (chá) de fermento em pó
¼ colher (chá) de sal
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, amolecida
¾ xícara (150g) de açúcar cristal, de preferência orgânico
100g de pasta de amêndoa – usei caseira
2 ovos grandes, de preferência orgânicos
1 colher (chá) de extrato de baunilha
¼ xícara (60ml) de leite integral, temperatura ambiente
açúcar de confeiteiro, para polvilhar

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga uma forma redonda de 22cm de diâmetro*, forre o fundo com papel manteiga, unte o papel e polvilhe tudo com farinha, removendo o excesso.
Em uma panelinha junte o vinho e as passas. Leve ao fogo médio e desligue assim que o vinho começar a ferver. Deixe esfriar completamente.
Em uma tigela média, misture bem a farinha de trigo, a farinha de amêndoa, o fermento e o sal. Reserve.
Na tigela grande da batedeira, bata a manteiga e o açúcar até obter um creme claro e fofo. Junte a pasta de amêndoa e bata até homogeneizar.
Junte os ovos, um a um, seguidos da baunilha, batendo. Raspe as laterais da tigela após cada adição. Em velocidade baixa, junte metade dos ingredientes secos, batendo bem. Raspe a tigela novamente. Junte o leite, bata bem, e adicione os ingredientes secos restantes. Aumente para a velocidade média e bata por 30 segundos. Volte para a velocidade baixa e junte as passas e o vinho.
Despeje a massa na tigela e alise a superfície. Asse por 35-40 minutos ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma por 10 minutos e depois desenforme sobre uma gradinha. Remova o papel manteiga, vire o bolo e deixe esfriar completamente.
Polvilhe com açúcar de confeiteiro antes de servir.

* fiz exatamente a receita acima usando uma forma de 20cm (com 7cm de altura)

Rend.: 8-10 porções

8 comentários:

São Ribeiro disse...

ADORO BOLOS COM AMÊNDOA,ALÍAS DOCES COM AMÊNDOA SÃO COM TODA A CERTEZA UMA DELICIA.
ESSE BOLO É PROVA DISSO FICOU LINDO E APOSTO QUE UMA DELICIA DE SABOR.
BJS

PoliCBA disse...

Deu água na boca só de pensar na combinação de sabores deste bolo. Parece ser estupendo. Ainda mais nessas tardes de outono. Por ora, são as suas barrinhas de torta de maçã que deverão sair do forno aqui em casa num futuro muito próximo :)

Jota disse...

Um bolo com amêndoas é sempre bom mas com passas fica melhor ainda com certeza :)

Quéroul disse...

Inverno da Alma é um filme que só foi crescendo no meu coreaçãozinho (e só vi uma vez).
Na época, achei normal e até o mais fraquinho dos indicados ao Oscar ('filme da cota', eu disse), apesar que amei amei amei sobremaneira a trilha sonora, e depois achei que o elenco era muito bom.
De tanto pensar nele, hoje acho uma pequena obra-prima.
Vou reassistir um dia, aposto que vou apreciar bem mais.

Tô numa semana melada e doce. Apesar de amar amar amar amêndoas e ter excelentes relações com passas, o bolo não me deu uma vontade louca de sair gritando por um pedaço.
Se bem que pensei num cafezinho ao lado, e já posso começar a sonhar com bolinho, nhaaaam...

Beijo, xuxu meu.

Ana Elisa Granziera disse...

Há! Já pôs em uso o Marsala, hein? ^_^ Que LINDO esse bolo, Pat. Tem carinha de bolo pra comer no inverno.
E ainda bem que vc gostou de Inverno Da Alma também.Sei bem como é isso de recomendar filme. Quis morrer quando um amigo DETESTOU Bicicletas de Belleville. Tipo... como?
bj

Anônimo disse...

Pat, assisti o martha mae etc essa semana e adorei! Baixei o filme da internet. Está disponível no filmeshunter.com.br, caso vc seja das que baixam filmes! Depois comenta por aqui! Beijos!

Luciana Leal disse...

Ai que delícia de bolo!! Eu quero fazer já!! Patrícia deixa eu te perguntar uma coisa, aquele bolo de claras que vc fez, vc sabe se ele pode ser congelado em pedaços?
Pra todas as minhas amigas que falam que queriam fazer comidinhas gostosas eu indico o seu blog, falo que ele é o melhor de todos!
Beijinhos, Luciana

Patricia Scarpin disse...

Luciana, eu nunca congelei aquele bolo, não sei lhe dizer se a textura ficaria comprometida, ele é tão leve!
Obrigada por indicar o blog!
Beijo!