quinta-feira, fevereiro 23, 2012

Bolo de chocolate com recheio de frangipane

English version

Frangipane ripple chocolate pound cake / Bolo de chocolate com recheio de frangipane

Adoro amêndoas – são as minhas nuts favoritas. Mas por muito tempo evitei receitas que pedem por pasta de amêndoa (almond paste) porque nunca vira esse ingrediente por aqui. Foi quando de repente me dei conta: se preparei eggnog caseira para um bolo porque não fazer o mesmo com a pasta de amêndoa? Não sei por que meu cérebro demorou tanto para chegar a esta conclusão. :)

A pasta de amêndoa caseira – receita deste livro lindíssimo – é macia, deliciosa e pode ser mantida no freezer por um tempão. E se vocês ainda não se convenceram a preparar a pasta em casa, dêem uma olhadinha neste bolo de chocolate. ;)

E falando em evitar coisas, ouvi algumas pessoas dizer que estão evitando “O Artista” porque o filme é: a) mudo, b) p&b, c) mudo e p&b. Sinto muito por estas pessoas, de verdade. Porque elas estão perdendo um filme espetacular, lindamente feito, com performances fantásticas – saí do cinema apaixonada por Berenice Bejo e Jean Dujardin – e uma história ótima. Algo que eu nunca vira antes, tão tocante e divertido ao mesmo tempo. Mas o que é que eu sei? Sou apenas uma moça que adora fazer bolos (recheados de frangipane). :)

Frangipane ripple chocolate pound cake / Bolo de chocolate com recheio de frangipane

Bolo de chocolate com recheio de frangipane
do delicioso e sempre infalível Baking for All Occasions

- xícara medidora de 240ml

Recheio de frangipane:
1/3 xícara (33g) de farinha de amêndoas
½ xícara de pasta de amêndoa – usei caseira, receita abaixo
¼ xícara (50g) de açúcar cristal, de preferência orgânico
1 ovo grande, de preferência orgânico
¼ xícara (56g) de manteiga sem sal, amolecida

Bolo:
260g de farinha para bolo*
¾ xícara (68g) de cacau em pó, sem adição de açúcar (usei cacau do tipo alcalinizado)
2 colheres (chá)s de fermento em pó
¼ colher (chá) de sal
280g (10oz) de manteiga sem sal, temperatura ambiente
2 xícaras (400g) de açúcar cristal, de preferência orgânico
3 ovos grandes, de preferência orgânicos
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 xícara (240ml) de leite integral, temperatura ambiente

Prepare o frangipane: no processador de alimentos, misture a farinha de amêndoas, a pasta de amêndoas e o açúcar e processe até incorporá-los bem. Junte o ovo e a manteiga e processe até obter um creme bem homogêneo. Cubra e leve à geladeira enquanto preparar a massa do bolo.
Bolo: pré-aqueça o forno a 180°C (160°C se a sua forma tiver cobertura antiaderente escura). Unte com manteiga e enfarinhe uma forma canelada (tipo Bundt) com capacidade para 10 xícaras de massa.
Em uma tigela média peneire juntos a farinha, o cacau, o fermento e o sal.
Na tigela grande da batedeira, usando o batedor em formato de pá, bata a manteiga em velocidade média até ficar cremosa e lisa. Junte o açúcar, aos poucos, e bata até obter um creme claro e fofo. Raspe as laterais da tigela ocasionalmente.
Em velocidade média, junte os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Junte a baunilha. Na velocidade mais baixa possível acrescente a mistura de farinha em três adições alternando com o leite em duas adições. Raspe as laterais da tigela novamente.
Retire a frangipane da geladeira. Espalhe cerca de 2 xícaras de massa na forma preparada e espalhe de maneira uniforme. Espalhe metade da frangipane sobre a massa de bolo, às colheradas, evitando deixar que fique em contato com as laterais e o tubo central da forma. Cubra com cerca de 1 ½ xícaras de massa de bolo. Espalhe a frangipane restante sobre a massa, espalhando de maneira uniforme. Cubra com o restante da massa de bolo.
Asse o bolo por cerca de 60 minutos ou até que cresça e o topo do bolo volte ao lugar quando levemente pressionado com a ponta do dedo (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma, sobre uma gradinha, por 15-20 minutos, e então desenforme com cuidado sobre a grade. Deixe esfriar completamente.
Polvilhe com açúcar de confeiteiro antes de servir, se desejar.

* farinha para bolo caseira: para preparar 1 xícara de farinha para bolo retire 2 colheres (sopa) de 1 xícara (140g) de farinha de trigo comum e adicione 2 colheres (sopa) de amido de milho

Rend.: 12-15 porções

Pasta de amêndoa caseira
do lindíssimo Home Baking: The Artful Mix of Flour and Traditions from Around the World

1 xícara (100g) de farinha de amêndoa
1/3 xícara (46g) de açúcar de confeiteiro
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal, amolecida
1 clara de ovo grande, de preferência orgânica, ligeiramente batida com um garfo
½ colher (chá) de extrato de amêndoa ou baunilha (opcional)

Coloque todos os ingredientes no processador de alimentos e processe até obter um creme homogêneo. Guarde em um pote hermético na geladeira por até dois dias ou congele por até 2 meses. Deixe a pasta chegar à temperatura ambiente antes de usar.

Rend.: ¾ xícara de pasta de amêndoa espessa

23 comentários:

Simone disse...

E eu me apaixonei pelo seu bolo!
Aspecto perfeito!
Imagino o sabor... Também sou fã incondicional de amendoas...
Beijos!
Simone.

Marmita disse...

Perfeito... ficou super alto adoro bolos assim.. e o interior está demais! um beijo

Ondina Maria disse...

Ficou bem bonito esse bolo De facto temos estas coisas: decidimos que não fazemos determinadas receitas porque não encontramos um ingrediente e por vezes é tão fácil fazê-lo em casa ou até mesmo substituir por outro muito semelhante...

tatiane disse...

Pat, o bolo ficou lindo! Nunca experimentei frangipane, apesar de adorar amêndoas. A pasta fiz caseira uma única vez, ficou boa e nunca mais repeti - adorei saber que pode ser congelada :D
beijos

Katia disse...

Nunca experimentei pasta de amêndoas, sabia? Pelo menos não que eu saiba. Sempre evito receitas com pasta de amendoim por não encontrar uma de qualidade por aqui. Agora vc me deu uma boa idéia: fazer minha pasta de amendoim!

Quanto as amêndoas, ainda tenho + ou - 400g, mas estão com pele e picadas. Será que daria certo fazer friand ou financiers com pele? Vou tentar mesmo assim.

Já sobre o filme, não vejo a hora. Quando vi o trailer fiquei apaixonada. Tão simples, tão cativante... Um absurdo boicotarem por ser um filme mudo e preto e branco.

Cinha disse...

Imagino o sabor deste bolo...deve ser mesmo fantastico!!!
Beijinhos grandes.

Ana Rita Marreiros disse...

Com este aspecto lindo o sabor deve ser igualmente maravilhoso!!!

Bjokas
Rita

Silvana disse...

Patricia!

Eu quero ver O Artista exatamente porque é mudo e em preto e branco! Duro é convencer o marido!

Lindo bolo, como sempre!

bjo

Sam disse...

Quando era criança, adorava bolos assim, chocolate e mais chocolate e só uma pintinha branco para quebrar a monotonia.

Sabrina Romano disse...

Aê, malandra, tirou foto do bolo aberto!!! :D E que pasta terrível; tem de congelar logo mesmo, para não correr o risco de comê-lo todinho, na colheirada... Bjs

CRISTIANE LARA disse...

Oi Paty, tudo bem ? Adorei o bolo ! Está lindo ! Amo amêndoas também ! E quanto ao filme, ainda não assisti. Sou fã de filme P&B. Acho belíssimo ! Bjs

Cristina disse...

O bolo está lindíssimo e a receita de pasta de amêndoas é uma novidade para mim!Obrigada!

Lucila disse...

Receita maravilhosa!!!
Receita de bolo com cara da casa da Nona.

Babette disse...

Uma receita que merece ser testada em breve. A descrição é deliciosa!
Babette

Neyara disse...

Pat, quando esse filme chegar aqui nos meus cafundós vou correndo ver. Enquanto isso, já foste assistir "A Invenção de Hugo Cabret"? Lindo, lindo, lindo... Beijos

Eloisa Vidal Rosas disse...

Querida Patricia, suas receitas são deliciosas, seus comentários sobre cinema também! Fui ver ontem O artista e me lembrei de você. Adorei! Genial a transformação de Errol Flynn em Fred Astaire, uma oportunidade que o verdadeiro Errol não teve! Um beijo, Eloisa - desde o Rio de Janeiro.

wair de paula disse...

Ô bolinho insuportavelmente bonito! Vou tentar fazer, claro. Mas acho que vou esperar a importação de pasta de amêndoas...abraços !

Priscilla disse...

oi, Patricia, td bem? Cheguei ao seu blog através do La Cucinetta e acho os dois simplesmente viciantes :-) Me tira uma dúvida cruel: frangipane = marzipã? bjs

Aline disse...

Patrícia, confesso envergonhada que eu engrossava o coro dos que não queriam ver porque o filme é mudo, mas saí do cinema extasiada e apaixonada pelo casal também. Faz pensar no quanto da vida às vezes perdemos por preconceitos infundados...
Parabéns pelo seu lindo blog e pelas receitas deliciosas. Um beijo

Patricia Scarpin disse...

Neyara, querida, ainda não vi "Hugo" porque perto de casa só há cópias dubladas - ódio!
xx

Eloisa, obrigada! Que bom que vc gostou do filme, fiquei contente!
Beijo!

Aline, querida, não se preocupe, todos nós temos alguns pré-conceitos, não? Só não podemos deixar que se tornem preconceitos. :)
Que bom que gostou do filme!
Beijão!

ANA LIVIA disse...

Esse bolo é simplesmente MARAVILHOSO!!!Fiz numa sexta, no sábado acabou...lógico que tive que fazer de novo no domingo.Yammy!! Patrícia obrigada por este presente!Bjs!

Patricia Scarpin disse...

Oi Ana Livia! Que notícia ótima, menina, amei saber! Beijo!

Unknown disse...

Nossa, adorei seu site e as receitas, muito diferentes a que estamos acostumados aqui. Aprendi o que é frangipane, eggnog... não fazia ideia o que eram. Muito obrigada pelas receitas, estou adorando aprender coisas novas.