Tuesday, May 30, 2017

Sopa de chuchu, cenoura e feijão branco

English version

Chayote, carrot and white bean soup / Sopa de chuchu, cenoura e feijão branco

Há alguns dias eu estava vendo um clipe sobre o último Berlinale e nele alguns diretores e atores eram entrevistados, incluindo o elenco de “Z: A Cidade Perdida”.

Foi um festival de gritos – MUITOS gritos – quando Robert Pattinson apareceu no tapete vermelho do festival e eu estou até agora tentando entender o porquê de tanta gritaria por ele quando Charlie Hunnam estava ali, pertinho, no mesmo evento. :)

Acabei lembrando desta sopinha com chuchu que fiz tempos atrás – são raras as vezes em que cozinho com chuchu, tão sem graça o coitado, praticamente o Robert Pattinson do mundo dos vegetais, mas na sopa ele até que funcionou direitinho, combinado com outros legumes. Juntei feijão branco à sopa para dar uma “sustância” a mais e ficou perfeita para as noites mais frias – as sobras ficam bem na geladeira, em recipiente hermético, por até dois dias.

Sopa de chuchu, cenoura e feijão branco
receita minha

- xícara medidora de 240ml

2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
½ colher (sopa) de azeite de oliva
1 talo de salsão picadinho
1 alho poró em rodelas finas
½ cebola grande, picadinha
2 dentes de alho, picadinhos
1 tomate maduro, sem as sementes, em cubinhos
1 colher (sopa) de extrato de tomate
1 chuchu, descascado e cortado em cubos - descasque-o em água corrente para eliminar o excesso de "baba"
2 cenouras, descascada e cortadas em cubos
1 batata, descascada e cortada em cubos
sal e pimenta do reino moída na hora
4 xícaras (960ml) de caldo de legumes caseiro quente
2 xícaras (480ml) de água quente
2 folhas de louro
2 galhinhos de tomilho
1 ½ xícaras (250g) de feijão branco já cozido

Em uma panela grande e alta, aqueça a manteiga e o azeite juntos em fogo médio-alto. Junte o salsão, o alho poró e a cebola e refogue, mexendo ocasionalmente para não grudar no fundo da panela, até que os legumes estejam macios. Junte o alho e refogue por 1 minuto, até perfumar. Acrescente o tomate e refogue até que comece a desmanchar, uns 2 minutos. Junte o extrato de tomate, refogue por 1 minuto, e então acrescente o chuchu, a cenoura e a batata. Refogue por 3-4 minutos, tempere com sal e pimenta e junte o caldo e a água. Acrescente o louro e o tomilho. Assim que começar a ferver cubra parcialmente a panela, abaixe o fogo e cozinhe por 30-40 minutos ou até que os legumes estejam macios.

Desligue o fogo, remova o louro e o galhinho de tomilho e bata ligeiramente a sopa com um mixer ou use o liquidificador – não bata demais para que fiquem alguns pedacinhos de legumes na sopa. Junte o feijão branco à sopa e volte-a ao fogo somente para aquecer o feijão.

Rend.: 6 porções



5 comments:

Heloisa Inoue said...

Em casa a gnt adora chuchu!
Raladinho cru na salada, cozido na salada de legumes (com um tiquinho de maionese as vezes) e o meu favorito.... suflê de chuchu!
Sopa eu nunca tinha pensado, até pq não é dos meus favoritos mas tenho uma colega que vai adorar!!!
beijos

karla dani said...

OI Patrícia! vim há um tempo te contar sobre duas receitas feitas a partir do blog, mas acho que o comentário não entrou... então vou te relatar de novo: uma foi o bolo de fubá da tia Angélica, que solou porque o sistema de gás do prédio estava com defeito e ele ficou um tempão no forno frio sem que eu percebesse =( vou tentar de novo. faço bolo toda semana e não me deixo intimidar por esse percalço =)

a outra foi um cookie tradicional, com gotas de chocolate, você me indicou ele quando vim aqui perguntar sobre qual seria a receita número 1 para me iniciar na vida dos biscoitos. Não tinha açúcar mascavo claro e usei demerara. Não sei se foi isso, ou se aqui em Recife é muito quente e alterou a textura da massa, o fato é que os biscoitos se espalharam na forma e viraram uma coisa só kkkkkkk. eu dividi e comemos, ficaram deliciosos mesmo assim.

por sinal, terias uma receita número 2?? bjs e obrigada!

Patricia Scarpin said...

Helô do céu, chuchu cru nããããããão! Hahaha, deos me livre! :D

Karla, que pena esse negócio do gás! Isso mesmo, não desista, não!
A textura do açúcar mascavo é bem diferente, e o calor interfere, sim. O que você pode fazer é refrigerar a massa antes de assar.
Uma receita que adoro é esta: http://technicolorkitchen.blogspot.com.br/2015/05/sables-de-laranja-cravo-e-canela-e.html
Beijos!

Clara Brito said...

Não há nada como uma bela sopa.

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

Anonymous said...

Patrícia, rindo muito aqui... perdi o foco depois de "o Robert Pattinson dos legumes"!!! Amo chuchu e acho o vampiro que brilha apático, pra mim ele seria sagu...
Beijos, Cris Yumi

Related Posts with Thumbnails