Thursday, March 09, 2017

Biscoitos de tangerina e especiarias

English version

Clementine spiced cookies / Biscoitos de tangerina e especiarias

Acho que dá pra dizer que sou viciada em fazer biscoitos – vocês já devem ter notado – e ultimamente os biscoitos do tipo slice and bake se tornaram meus favoritos: fáceis de fazer e a massa passa um tempinho na geladeira ou no freezer só esperando o momento de ser fatiada e assada.

Apesar de a massa durar um bom tempo no freezer, prefiro assar logo um montão de biscoitos, tanto para comê-los quanto para dividir com a minha família e meus amigos – meio que uma tática para espalhar alegria. :)

Estes biscoitos, deliciosamente perfumados de tangerina e com um toque picante das especiarias, vão deixar a sua cozinha pra lá de cheirosa. A farinha de amêndoa os deixa bem frágeis e difíceis de serem transportados, então para uma massa mais firminha – mas ainda assim incrível – omita o ingrediente e use um total de 175g de farinha de trigo.

Biscoitos de tangerina e especiarias
Um tiquito adaptados do maravilhosamente lindo livro da Annie Rigg

- xícara medidora de 240ml

1 xícara + 1 colher (sopa) - 150g - de farinha de trigo
¼ xícara (25g) de farinha de amêndoa
¼ colher (chá) de fermento em pó
¼ colher (chá) de bicarbonato de sódio
½ colher (chá) de gengibre em pó
¼ colher (chá) de canela em pó
1 pitada de noz-moscada ralada na hora
1 pitada de sal
raspas da casca de 2 tangerinas
¼ xícara (50g) de açúcar cristal
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, temperatura ambiente
1 colher (sopa) de mel
½ colher (chá) de extrato de baunilha
2-3 pedaços de gengibre cristalizado, cortados em quadradinhos

Em uma tigela media, misture com um batedor de arame a farinha de trigo, a farinha de amêndoa, o fermento, o bicarbonato, o gengibre, a canela, a noz-moscada e o sal. Reserve.
Na tigela da batedeira, junte as raspas de tangerina e o açúcar e esfregue com as pontas dos dedos até o açúcar ficar aromatizado. Junte a manteiga e bata com a batedeira até obter um creme claro – raspe as laterais da tigela algumas vezes durante todo o preparo da receita.
Junte o mel e a baunilha e bata. Desligue a batedeira e, usando uma espátula de silicone, incorpore os ingredientes secos até obter uma massa – não misture demais.

Coloque a massa em um pedaço grande de papel manteiga e forme um cilindro de aproximadamente 3,5cm de diâmetro com a massa, fechando-a dentro do papel usando uma régua – como a Martha faz aqui. Feche as pontas e leve à geladeira até firmar bem, cerca de 4 horas ou de um dia para o outro.

Pré-aqueça o forno a 180°C; forre duas assadeiras grandes com papel manteiga. Desembrulhe o cilindro de massa e corte em fatias de 5mm. Coloque-as nas assadeiras preparadas deixando um espaço de 2,5cm entre uma e outra. Com jeitinho, pressione um quadradinho de gengibre cristalizado no centro de cada biscoitinho. Asse por 10-12 minutos ou até que os biscoitos dourem nas extremidades. Deixe esfriar na assadeira sobre uma gradinha por 5 minutos e então deslize o papel com os biscoitos para a gradinha e deixe esfriar completamente.

Makes about 30

No comments:

Related Posts with Thumbnails