Thursday, December 15, 2016

Muffins de panetone - para aqueles dias em que não há tempo para (ou vontade de) usar fermento biológico

English version

Panettone muffins / Muffins de panetone

No final de semana passado meu forno trabalhou feito louco: assei diferentes tipos de biscoitos para dar de presente a amigos queridos (um deles foi o pfeffernüsse, meu biscoito de Natal favorito) e também preparei estes muffins de panetone, incrivelmente macios, perfumados e gostosos: eles são a solução perfeita para aqueles dias em que bate uma vontade louca de comer panetone, mas não tenho tempo (e às vezes nem vontade, vamos ser honestos aqui) para trabalhar com fermento biológico.

Usei a mesma combinação de sabores que usara no panetone tradicional – raspas de casca de laranja e limão siciliano, baunilha, Cointreau e Amaretto – e também as mesmas frutas secas, com a adição de damasco. Enquanto eu assava os muffins meu marido veio à cozinha perguntar o que eu estava fazendo, pois o cheiro era fantástico.

Os muffins ficaram extremamente fofinhos e bastante saborosos, e mesmo dois dias depois ainda estavam ótimos – é só guardar bem fechadinhos em um recipiente hermético, o bom e velho tapué. ;) Os muffins também ficam uma delícia tostados com um pouquinho de manteiga por cima – hum!

Muffins de panetone
um tiquinho adaptados das lindezas da farinha King Arthur

- xícara medidora de 240ml

1 laranja grande
1/3 xícara de passas claras
1/3 xícara de passas escuras
1/3 de damascos secos em cubinhos pequenos – pique, depois meça
1/3 xícara de cranberries secas
¼ xícara (60ml) de suco de laranja
¼ xícara (56g) de manteiga sem sal, amolecida
2 colheres (sopa) de óleo de canola
½ xícara (100g) de açúcar cristal
raspas da casca de 1 limão siciliano
2 ovos grandes
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 colher (chá) de Cointreau
1 colher (chá) de Amaretto
2 ¼ xícaras (315g) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
¼ colher (chá) de sal
2/3 xícara (160ml) de leite integral, temperatura ambiente
1 ½ colheres (sopa) de açúcar demerara para polvilhar sobre os muffins

Raspe a casca da laranja evitando remover a parte branca – as raspas tem que ser bem fininhas. Transfira as raspas para a tigela da batedeira e reserve. Esprema o suco até obter ¼ de xícara, transfira para uma panelinha e junte as passas, damasco e cranberries. Leve ao fogo alto e quando começar a ferver retire do fogo e deixe esfriar completamente.

Preaqueça o forno a 190°C. Forre uma forma de muffin de 12 cavidades com forminhas de papel.
Em uma tigela grande, misture com um batedor de arame a farinha, o fermento e o sal.
Às raspas de laranja na outra tigela junte a manteiga, o óleo, o açúcar cristal e as raspas de limão siciliano. Bata até obter um creme claro. Raspe as laterais da tigela ocasionalmente. Junte os ovos, um a um, batendo a cada adição. Junte a baunilha, o Cointreau e o Amaretto.
Em velocidade baixa, acrescente os ingredientes secos em três adições, alternando com o leite em duas adições – comece e termine com os ingredientes secos. Raspe novamente as laterais da tigela. Junte a casca de laranja cristalizada e as frutas secas junto com qualquer resquício de suco de laranja e misture.
Divida a massa entre as forminhas de papel – elas ficarão bem cheinhas e os muffins terão topos altos e bonitos. Salpique o açúcar demerara e asse por cerca de 20 minutos ou até que os muffins cresçam e dourem – faça o teste do palito.
Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 5 minutos e então remova os muffins da forma e transfira para a gradinha. Deixe esfriar completamente.

Rend.: 12 unidades


3 comments:

Nadia said...

Patricia, posso assá-los em forma para panetone de 100g?

Patricia Scarpin said...

Nadia, acho que dá certo sim!

Nadia said...

Vou fazer, obrigada.

Related Posts with Thumbnails