Monday, December 05, 2016

Bolo de especiarias e chocolate (gewürzschnitten) - sabores da minha infância em uma receita que eu nunca vira antes

English version

Spiced cake bars (gewürzschnitten) / Bolo de especiarias e chocolate (gewürzschnitten)

Nas minhas buscas todos os anos por receitas de Natal aprendi muitos tipos diferentes de doces, vi diversas fotos lindas e conheci sites e blogs incríveis. Algumas das receitas eram completamente novas para mim, outras eram feitas de sabores que eu reconhecia da minha infância, dos doces que minha avó alemã fazia.

Estas barrinhas deliciosas, uma espécie de bolinho que lembra pão de mel, são facílimas de fazer e eu não as conhecia nem sabia o nome delas: gewürzschnitten; entretanto, o sabor não me era estranho: quando mordi uma delas e senti a combinação de especiarias, chocolate e o limão da cobertura, meu paladar fez uma viagem ao passado. Não sei exatamente o que eu comi na infância que me lembrou tanto assim estas barrinhas, mas o que começou como uma inspiração encontrada neste blog lindo acabou como uma descoberta maravilhosa – a vó Frida não está mais por aqui para que eu lhe pergunte sobre isso, mas posso começar a minha própria tradição e fazer gewürzschnitten todos os dezembros de agora em diante. <3

Bolo de especiarias e chocolate (gewürzschnitten)
um tiquinho adaptado deste blog lindo

- xícara medidora de 240ml

Bolo:
1 ¼ xícaras (175g) de farinha de trigo
¾ xícara (75g) de farinha de amêndoa
2 colheres (sopa) de cacau sem adição de açúcar, peneirado – meça, depois peneire
1 ½ colheres (chá) de fermento em pó
1 pitada de noz moscada ralada na hora
1 pitada de cravo em pó
½ colher (chá) de gengibre em pó
½ colher (chá) de canela em pó
½ colher (chá) de pimenta da jamaica em pó
2 ovos grandes, gemas e claras separadas
1 pitada de sal
¾ xícara (150g) de açúcar cristal, uso dividido
1/3 xícara (75g) de manteiga sem sal, amolecida
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 colher (chá) de Amaretto (opcional)
100ml de leite integral, temperatura ambiente

Glacê:
¾ xícara (105g) de açúcar de confeiteiro, peneirado – meça, depois peneire
2-3 colheres (sopa) de suco de limão siciliano ou taiti

Preaqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga uma forma quadrada de 20cm, forre-a com papel manteiga deixando sobrar em dois lados opostos, formando uma espécie de “alça”, e então unte o papel também.

Em uma tigela média, misture com um batedor de arame a farinha de trigo, a farinha de amêndoa, o cacau, o fermento e as especiarias. Reserve.
Em uma tigela pequena, junte as claras e o sal e bata com a batedeira até obter picos suaves. Vá juntando metade do açúcar cristal (75g) aos poucos, batendo sempre, até obter um merengue espesso, sedoso e brilhante. Reserve.

Em uma tigela grande, novamente usando a batedeira, bata as gemas, a manteiga e o açúcar cristal restante até obter um creme claro – raspe as laterais da tigela ocasionalmente. Junte a baunilha e o Amaretto. Acrescente os ingredientes secos em três adições, alternando com o leite em duas adições – comece e termine com os ingredientes secos. Incorpore as claras batidas, misturando gentilmente, de baixo para cima. Espalhe a massa na forma preparada e alise a superfície. Asse por cerca de 20 minutos ou até que o bolo cresça e um palito inserido no centro saia limpo. Deixe esfriar completamente na forma sobre uma gradinha.

Glacê: coloque o açúcar de confeiteiro em uma tigelinha e vá juntando o suco de limão aos poucos, misturando até obter um glacê homogêneo. Espalhe sobre o bolo já frio e deixe secar. Corte em quadradinhos para servir.

Rend.: 16 unidades


3 comments:

O cantinho dos Gulosos said...

que quadrados maravilhosos com tudo de bom.


O Cantinho dos Gulosos

Bel Lüscher said...

Hum!! Provei, muito muito bom!
Tava com saudades de preparar suas receitas, depois de um longo recesso culinário ❤️
Bjs!!

Patricia Scarpin said...

Oi, Bel! Que bom saber que você voltou a cozinhar e que honra a receita ser aqui do blog! Beijo grande!

Related Posts with Thumbnails