quarta-feira, junho 01, 2016

Fudge de amendoim facílimo

English version

Oh so easy peanut butter fudge / Fudge de amendoim facílimo

Como muitos de vocês me lendo agora (tenho certeza), sou aquele tipo de pessoa que se diverte indo ao supermercado – sei que para muitos isso é um tipo de tortura bastante cruel, mas eu adoro. E ainda há aqueles mercados em que se encontram pacotes enormes de produtos – mais diversão ainda! Como diz o meu marido, sou “a louca do Sam’s Club”. :D Meu coração fica quentinho quando penso no saco de açúcar de 5kg dentro do meu armário, só esperando para virar bolo/pão/sobremesa no final de semana.

Eu acabo comprando, também, outras coisas que não uso tanto quanto açúcar, como manteiga de amendoim, por exemplo, mas como eu poderia resistir a um pote de 800g pelo preço de um de 400g? Trouxe o danado para casa e ando fazendo algumas (ou deveria dizer muitas?) receitas com o ingrediente, como este fudge facílimo que lembra o sabor de paçoca com a textura daqueles quadradinhos de doce de leite da infância (de quem é aqui de São Paulo, pelo menos). O fudge é fácil e fica pronto em poucos minutos, mas é preciso paciência para esperar que ele firme e seque e possa ser cortado em quadradinhos – pequenos, pois o doce é DOCE (em caps lock mesmo). :)

Achei que teria de distribuir os quadradinhos pela família para não ter que dar conta deles sozinha, porém o meu marido provou um e depois não deu sossego enquanto não acabou com quase tudo – o mesmo marido que “não gosta de doce”. :D

Fudge de amendoim facílimo
Um nadinha adaptado de Lucy Cufflin

- xícara medidora de 240ml

¼ xícara (56g) de manteiga sem sal
1 xícara (200g) de açúcar demerara
3 colheres (sopa) de leite integral
1/3 xícara generosa (100g) de manteiga de amendoim do tipo “creamy” ou “smooth”
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 pitada de sal
¾ xícara (105g) de açúcar de confeiteiro, peneirado – meça, depois peneire; talvez você não precise usar todo o açúcar

Forre com papel manteiga uma forma de bolo inglês de 20x10cm.
Em uma panela grande, leve a manteiga, o açúcar e o leite ao fogo baixo, mexendo gentilmente até que o açúcar dissolva.
Assim que o açúcar dissolver, deixe que a mistura comece a ferver e conte 3 minutos, sem mexer. Retire do fogo e junte a manteiga de amendoim, a baunilha e o sal, misturando bem. Em seguida, vá juntando o açúcar de confeiteiro aos poucos, mexendo bem com uma colher de pau – a mistura deve ficar cremosa e sedosa, não ressecada (se ressecar, pingue algumas gotinhas de água fria e bata bem com a colher).
Espalhe o fudge na forma forrada e pressione bem com uma espátula ou com as costas de uma colher para alisar a superfície e remover quaisquer bolhas de ar. Deixe esfriar sem cobrir por 4-5 horas ou de um dia para o outro.
Remova da forma com o auxílio do papel e corte em quadradinhos – o fudge pode ser guardado em um recipiente hermético em temperatura ambiente por até 15 dias.

Rend.:36 unidades

16 comentários:

Luciana Nepomuceno disse...

uma das coisas que mais gosto é vir ler seus posts e ficar fantasiando que fiz, que comi, imaginando os sabores e texturas.

algumas vezes, quase sofro, mas a maior parte das vezes é divertido e estimulante.

Cristina disse...

O sabor deve ser sensacional, farei com certeza!

Unknown disse...

hmmmmmm, gostei desse plano aí.
essa semana tive o mesmo "problema". fiz um bolo de chocolate que fica bem melhor e menos doce depois de ir a geladeira. tentei ser apressada e comer quente e.... achei tenebroso. hahaha

http://www.ohblackbird.com.br/

A Casinha das Bolachas disse...

Eu também adoro ir comprar comida, adoro explorar os ingredientes. Adoro!

Beijinhos

http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

Marcele disse...

Também amo ir ao supermercado, pra mim é programa de fim de semana :)

Patricia, sei que as coisas estão corridas por aí (você já disse isso algumas vezes), mas estou sentindo falta de ler seus posts sobre filmes - assim como você amo cozinhar e amo cinema! - espero que eles voltem logo!

Um bjo!

Unknown disse...

Que delícia! Gostaria de saber se posso substituir o açúcar demerara e se posso usar manteiga de amendoim feita em casa. Obrigada pelas receitas! Adoro seu blog. Débora

janine disse...

Que carinha linda de bala de caramelo S2

Flávia Santos disse...

Parece maravilhoso! Vou aproveitar a festa junina da família pra fazer <3

Patricia Scarpin disse...

Lu Nepomuceno, eu adoraria ter você comigo à mesa para prosearmos enquanto comemos docinhos. <3

Marcele, está corrido, sim, e eu também ando sentindo falta de escrever sobre filmes e seriados... Vou tentar, querida! Beijão!

Débora, o demerara acentua o sabor do caramelo, mas se quiser pode usar o cristal. Com manteiga de amendoim feita em casa pode ser que dê certo, mas eu não garanto, só testando mesmo. Beijo!

Márcia Amaral (eme.amaral) disse...

Oi Patricia,
Como fica a textura desse fudge quando a gente come? Quando derrete na boca, parece uma areia ou errei o ponto? *ˆ.ˆ*
Obrigada!
Bj.

Patricia Scarpin disse...

Oi, Márcia! Ele fica macio, não fica granuloso, não... :(
Use menos açúcar, ou coloque gotinhas de água e misture bem, como expliquei na receita. Tomara que dê certo!

Bjs!

Márcia Amaral (eme.amaral) disse...

Obrigada, vou tentar novamente. Bj. ;)

Unknown disse...

Pat, eu fiz mas ele ficou esfarelento.
Quando você diz que a massa tem que ficar cremosa, sedosa, você diz que ela fica fácil de mexer com a colher? Como se fosse uma massa de bolo? Ou ela fica compacta mesmo? Eu coloquei um pouco de água, mas mesmo assim ficou compactada.

Patricia Scarpin disse...

Two and a Dog, fica mais firme do que massa de bolo, mas fica lisinha. Qual manteiga de amendoim você usou?

Unknown disse...

Eu usei manteiga de amendoim caseira, vou tentar fazer de novo com manteiga comprada.

Patricia Luck disse...

Post só com coisas que amo: passear no supermercado (é definitivamente uma das primeiras coisas que faço quando viajo: sim, a torre Eifell pode ficar para o dia seguinte), fudge (quer coisa melhor para matar aquela vontadezinha de um doce depois do almoço? ou para presentear a professora?), amendoim (minha nut favorita, e meu eterno desafio de comprar uma boa pasta de amendoim, sem tranqueiras na lista de ingredientes). Receita perfeita, foto perfeita, como sempre! Obrigada