quinta-feira, maio 12, 2016

Biscoitinhos com semente de papoula e geleia e uma notícia

Poppy seed thumbprints

Há algo acontecendo por aqui, algo sobre o qual pensei bastante antes de dividir com vocês, e cheguei à conclusão de que agora é a hora: há cerca de um ano e meio, aproximadamente, venho desenvolvendo receitas com a intenção de publicar um livro – até agora foram muitos testes, sabores, fotos... Tem sido uma experiência incrível.

Tudo começou no final de 2014, após ser demitida de um emprego de dez anos. Um dia, conversando com meu marido, contava a ele sobre o meu sonho de publicar um livro de receitas, e ele foi taxativo: “você precisa começar a colocar isso em prática, em vez de apenas deixar a ideia na esfera do sonho”.

Vráááááááááááááá no meio da minha cara. :)

Passei a pesquisar, cozinhar, comer, testar, cozinhar mais um pouco... E receitas gostosas e práticas começaram a tomar forma. Família e amigos se tornaram cobaias. Depois de testar as receitas duas, três, quatro vezes (algumas fizeram tanto sucesso que já fiz mais de quinze vezes, e não estou brincando), tomei a decisão de começar a fotografá-las: ao mesmo tempo em que pensei no quão bacana seria ter profissionais trabalhando comigo nas fotos do livro, também lembrei de todas as vezes em que eu via livros de blogueiros que tinham uma linguagem visual completamente diferente dos respectivos blogs. Vocês que me leem há tempos sempre comentam sobre as minhas fotos, por isso eu quero que o livro, caso vingue, tenha o meu estilo, esse jeitão que vocês conhecem.

A ideia, desde o início, foi ter receitas que todos aqui comem: eu, meu marido, minha família, meus amigos – nada de extravagante ou que não faça parte do meu dia a dia. Eu não faço mousse de chocolate com abacate, gente: definitivamente não é o meu estilo. O mundo já tem pessoas demais fazendo brownie de batata doce, não serei mais uma.

Não há nada acertado com nenhuma editora, não tenho ideia de como e quando o livro sairá, mas pelo menos eu o tirei da esfera de sonho e o trouxe para a minha realidade - tenho feito isso há um ano e meio e pretendo continuar. Já tenho muita coisa gostosa testada, retestada e fotografada, tenho trabalhado nos textos nos meus momentos de folga. Pelo menos agora, quando eu postar determinadas fotos no Instagram, não vou me sentir culpada lendo os comentários de vocês esperando a receita aqui no blog: o que estiver marcado com #livrotk vocês só verão no meu livro, se o Universo quiser. <3

Enquanto isso, outras receitas continuam por aqui, pois o blog não vai parar, não. :)

Biscoitinhos com semente de papoula e geleia
da ótima Carole Walter

- xícara medidora de 240ml

2 xícaras (280g) de farinha de trigo
1/8 colher (chá) de sal
¼ xícara de sementes de papoula
1 xícara (225g) de manteiga sem sal, ligeiramente firme
½ xícara (100g) de açúcar cristal ou refinado
2 gemas grandes
1 colher (chá) de extrato de baunilha
geléia de framboesa ou do sabor que preferir

Pré-aqueça o forno a 180°C. Forre duas assadeiras grandes, de beiradas baixas, com papel manteiga.
Em uma tigela média, misture com um batedor de arame a farinha, o sal e as sementes de papoula. Na tigela grande da batedeira, bata a manteiga em velocidade médio-baixa até ficar cremosa. Junte o açúcar e bata para incorporar. Junte as gemas e a baunilha, batendo somente até misturar. Com uma espátula de silicone, incorpore os ingredientes secos em duas adições, misturando somente até obter uma massa homogênea – se misturar demais a massa ficará oleosa.
Faça bolinhas com 1 colher (sopa) nivelada de massa e coloque nas assadeiras preparadas, deixando 5cm de distância entre uma e outra. Com o cabo de uma colher de pau ou outro utensílio, pressione levemente o centro de cada bolinha de massa. Asse por 10 minutos, pressione novamente o centro de cada biscoito e encha com um pouquinho de geléia (não exagere para que ela não escorra). Leve ao forno novamente até que as beiradas dos biscoitos estejam douradas, 5 a 7 minutos. Deixe esfriar.

Rend.: cerca de 45 biscoitinhos


43 comentários:

Luciana Leal disse...

Nossa, já estou mais que ansiosa à espera do seu livro!! Vai ser um sonho!!
E esses biscoitinhos me deram água na boca a essa hora da noite!!
Beijinhos e boa noite!

Mari Maciel disse...

Oi Patrícia! <3 Que notícia tão boa essa do livro! <3
Adoro suas receitas, são deliciosas e vou te contar o que mais gosto nelas todas: das dicas detalhadas!!! Todas elas tem um cuidado da tua parte em avisar o que funciona melhor, como se faz entre amigas, contando o "segredo do chef". Sem contar com uma atenção em explicar bem cada etapa... aqui contigo aprendi que a ordem dos fatores altera sim o resultado.

As fotos lindas com um toque do "eu que fiz" sem excesso de produção.. enfim.. sou super fã!
parabéns pela iniciativa. Dessa forma você volta a nos inspirar, não só na cozinha mas também a realizar os sonhos guardados!!
um abraço com carinho.

Unknown disse...

Que notícia maravilhosa! Torço imensamente pelo teu sucesso pq ele será o meu sucesso aqui em casa rsrs. Já comentei uma outra vez que teus cookies são imbatíveis e, bem,os bolos também. Receitas certinhas e deliciosas!

Unknown disse...

Que ótima notícia!!! Dou o maior apoio! As receitas serão autorais ou será uma coletânea? Você pode fazer um crowdfunding para tocar o projeto adiante! No mundo atual com uma profusão de títulos de gastronomia que não prestam ter um livro confiavel será uma bênção!! Te desejo muito sucesso!!! Beijos

Rafael disse...

Patricia!
Nem sempre comento aqui, mas... adoro tuas receitas. São tantas e um dia quero ter a oportunidade de fazer várias receitas! :D
E se tu publicares um livro, reserva uma cópia pra mim que eu comprarei! :D
Sucesso nos testes aí! Que bom que colocastes um sonho no papel, a sensação é bem boa! E só melhora! :D
Abraço,

Renata disse...

Que ótima notícia, Pat! Já estou ansiosa pela publicação, aposto que vai ter um monte de receitas deliciosas! :D Parabéns pela iniciativa, afinal de contas, a gente só consegue as coisas se formos atrás delas!

Beijoca!

PS: Fiz um brownie de batata doce delicioso esses dias! :P

Mari disse...

Pati, nunca comento mas sigo seu blog há muitos anos! Seu trabalho aqui é maravilhoso e, sempre que meu marido me vê lendo o blog, faz o mesmo comentário "não sei porque ela não vive disso!". Nós dois concordamos que as suas fotos são excelentes! Fico feliz de vc estar fazendo suas proprias receitas e não vejo a hora de ter seu livro apoiado na minha bancada da cozinha. Boa sorte pra vc! :)

Samantha Nicoli disse...

Aaaaaaah!!!! Já posso deixar o meu reservado? Mil vezes parabéns Pat! Muito feliz por você, com certeza vai dar certo ����

Simone Dantas disse...

Que notícia incrível. Com certeza alguma editora vai se interessar. Você é muito talentosa e suas fotos são incríveis. Eu comprooooo.

sadhia disse...

poxa que noticia maravilhosa e faço questão de estar lá na fila para pegar o seu autográfo..também não me vejo criando receitas do tipo com batata doce ,como os falsos mousse de chocolate ... concordo contigo um beijo e parabens ..não vejo a hora de ter o seu livro em minhas mãos
bjus
Sadhia Hage

tianejp_cris disse...

que legal!!! sucesso,bjs

Karen disse...

Que legal!!!!!!

Se eu fosse dono de uma editora fechava agora com vc.
Boa sorte, que o livro sai logo.

Bjus

Divânia's- trabalhos manuais disse...

Deus do céu, me botou a sonhar o seu sonho...Tô aqui e já retirei a senha, esperando a publicação!!!!!
Amo livros de culinária e o seu já é sonho de consumo....É isso menina, vai e arrasa!!!!!
bj

di

Cecília disse...

Que optima notícia! Muita sorte para o novo projecto. Fico aqui na expectativa!

Cozinhar é Preciso - Cintya Maria disse...

Patty!!! Que ótima notícia!!! Vou amar ter seu livro! Demais!!! Siga em frente, muita força e o resultado compensará, com certeza!
Vou ficar aqui aguardando e na expectativa.
Bjs

PS: agradecimentos para o marido que lhe encorajou ;)

Anônimo disse...

Olá Patrícia!
Mas que boa notícia! Segue em frente e não deixes morrer o teu sonho.
Aqui deste lado do Atlântico, tens uma potencial compradora, pois acho que o livro será bastante especial.
Um grande beijinho de Portugal, Sara Oliveira

Isabella Brendler disse...

Que demais Pati! Demorou muito pra isso acontecer. Vai ser um sucesso!
Já imagino tudo na minha cabeça: as fotos lindas, as receitas com a sua cara (e seus comentários), sua biografia...diva!
Se quiser fazer o lançamento do seu livro na Vanille Haus, o espaço é seu ;)

Daniela disse...

Que legal, torcendo por você e a realização do livro, que seja breve!!!

Beth Lourenço disse...

Oi Patricia,

Eu amo seu blog e suas receitas, minhas receitas prediletas são daqui. Brownie, cookies, esfiha...já fiz muito sucesso com suas dicas preciosas. Achei maravilhosa a ideia do livro, já estou esperando ansiosa. Você é uma pessoa muito querida, que ama cozinhar e transparece isso em cada receita; não tem como um livro seu não ser um sucesso!

Beijos
Beth Lourenço

JumsCorrea disse...

Uhulllll...
Quando descobri seu blog (procurando uma receita de biscoito amanteigado) fiquei tão viciada que fiquei dias (dias mesmo) olhando todas as postagens anteriores... Além de gostar muito de séries tb.
Estou aguardando com ansiedade já; comprarei com certeza!
Parabéns pelas fotos, receitas, vc é muito caprichosa!!!!
Juliana, Petrópolis, RJ

JumsCorrea disse...

Eu vou comprar!!!! Eu vou comprar!!!!
Amo seu blog, amo suas fotos, amo suas dicas e comentários de filmes e séries...
Quando descobri seu blog, á procura de uma receita de biscoitos, me encantei tanto, que cliquei no home, e simplesmente fui olhando TODOS os posts anteriores...
Boa sorte!

Juliana, Petrópolis, RJ

Eloisa Vidal Rosas disse...

Parabéns! Torcendo muito por você!

Flávia Santos disse...

Que ótima noícia, Pat! Espero que dê tudo certo na publicação e vou querer o seu autógrafo! Meus parabéns pelo trabalho, é sempre bom realizar um sonho ♥

Anônimo disse...

Que legal! O que você acha de tentar obter financimento através desses sites de crownfunding. Tem o ComeçaAki, o catarse, e vários outros!

Patrícia Nascimento disse...

Olá Patricia, eu acho muito bem, o teu blog é lindo e merece mesmo um livro. Sou blogger e uma seguidora de Portugal e o meu blog começou também quando perdi um emprego de 10 anos :)
Tenho a certeza que o teu livro será publicado.
Sucesso.
Bjinho

Unknown disse...

Espero de verdade que dê muito certo!
Continuo te acompanhando...como sempre!!
Bjs
Carla - Joinville/SC

Unknown disse...

Muito felizzzzz com a ideia. Eu mesmo já testei várias receitas suas e ainda nem conheço o blog todo. hahaha. Me perco em meio as receitas que você publica. Tenha certeza que serei mais uma de suas leitoras e claro, compradoras do seu livro. #publicaolivro#

claudia lopez disse...

Patricia, que noticia boa! Parabens pela iniciativa...eu sabia que um dia ia sair do "papel"....congrats! Muito, muito sucesso! Bj grande! claudia

Delicioso Equilíbrio disse...

Muito bacana a notícia! Com o seu talento (para cozinhar e fotografar) tenho certeza que será um sucesso. Havendo dificuldade para achar um editor (duvido), também existem meios de publicar de forma independente. A Amazon mesmo tem, se não me engano. Parabéns! Sucesso!

Unknown disse...

Felicidades por esa buenísima idea. Espero ansiosa la publicación del libro. Me encantan tus recetas,aunque tenga que tener siempre a mi lado el dicccionario. Pero me merece la pena. Que lo publiques pronto ! Bicos.

M Luiza disse...

Oi Patricia, tenho certeza que será maravilhoso e util! Estarei esperando por ele daqui para frente.
Que tudo corra bem.
Abracos, Maria Luiza

Anônimo disse...

Oi Patricia!

Nunca comento mas adoro seu blog! Fiz esses biscoitinhos mas eles ficaram um pouco oleosos. provavelmente minha culpa porque na pressa derreti a manteiga. mas ficaram deliciosos!

Boa sorte com seu livro, eu ia adorar testar suas receitas!
abraço

Olivia

Roberta disse...

Pat,
Com seu talento e dedicação, tenho certeza que dará tudo certo e que em breve terei seu livro na minha estante! Boa sorte!
Beijos,
Roberta

Unknown disse...

Adorei saber dessa novidade !!!!
Já estou na torcida e aguardando ansiosamente. Espero que seja com a carinha do blog; pois todas as receitas dão muita vontade de correr para a cozinha. Já fiz várias e todas são sucesso garantido aqui em casa com minha turminha !!!
Muito mais sucesso para você !!!!

Rebecca de Sá disse...

Parabéns pela iniciativa! Estou ansiosa para comprar seu livro! Seu blog foi um dos primeiros que me fez cozinhar e tenho várias páginas dele impressas. Muito amor por cada receitinha que eu já fiz e o quanto me fez crescer. Você merece! (;

Li disse...

Parabéns Patricia! Quando vemos alguém acreditar em seu sonho e ter a coragem de torná-lo real, um clic acontece em nossa cabeça e vemos que nosso também pode ser possivel!! Tuas receitas são deliciosas, a forma como vc as explica, o texto que acompanha, tão deliciosos quanto. Não sofistique! Para nao perder tua essência! Esta chovendo, friozinho e, acredite, acabei de tirar uma manteiguinha da geladeira e vi essa receita... Lançamento no Rio, please, para eu te conhecer pessoalmente. Sucesso! E assim que a manteiga derreter, vou correr pra cozinha ��

Maraisa disse...

Só uma coisa a dizer: QUERO! hahaha

Estou na torcida pra tudo dar certo, e vou querer o meu, autografado! <3

Beijos!

Tanize disse...

Que noticia excelente!! Esperando ansiosa por este livro...

Parabéns pela coragem!! É preciso coragem de se abrir para algo totalmente novo, para fazer o que se ama e não o que é mais seguro! E você tem tanto talento... Vai ser um sucesso!!

Unknown disse...

Oi Patricia, faz um financiamento coletivo!

Unknown disse...

Já estou desejando e enviando boas energias para que tudo dê certo! ❤

Vanderleia disse...

Que seu sonho se torne realidade e seja um grande sucesso.Você merece.Beijos

Daiane Dalpubel disse...

Parabéns!!! com certeza será um sucesso como o blog!! fiquei muito feliz com a notícia, pois acompanho o blog há muito anos e com certeza comprei o seu livro!!! bjss

Minha Doce Receita disse...

Oi Patricia :)
Acompanho seu blog desde 2009 e adoro tuudo que vc faz. Nunca me pronunciei mas desta vez quis te dizer que fiquei muito muito feliz em saber que vai publicar um livro e tenho certeza que vai ser um sucesso!! Acredite, o universo realiza todos os nossos desejos basta a gente acreditar.
Deus abençoe vc e seu livro!!!

Bjo ;)