sexta-feira, abril 29, 2016

Bolo de chocolate e vinho tinto e Vincent, de novo

English version

Red wine chocolate cake / Bolo de chocolate e vinho tinto

Dias atrás terminei de ver a segunda temporada de “Demolidor” e apesar de toda a ação trazida à série pelo Justiceiro não gostei tanto quanto gostei da primeira temporada – aquela história toda da Elektra? Tão chata...

Estava quase desistindo do seriado quando Vincent D’Onofrio apareceu: não é segredo o quanto ao adoro esse danado e provavelmente estou sendo parcial aqui, mas os dois episódios em que Wilson Fisk estava foram os melhores da temporada toda – é isso que um ator talentoso faz com um filme ou série. Ele adicionou ainda mais profundidade a um personagem feito à perfeição uma temporada antes, além de criar uma dinâmica incrível com o Frank Castle de Jon Bernthal – os dois juntos estavam ótimos.

O eterno Bob Goren adicionou uma camada maravilhosa a um seriado pelo qual eu já não estava mais tão empolgada assim, mesmo que por dois episódios apenas – depois que ele apareceu, tudo ficou bem mais interessante. É isso que o vinho tinto faz ao bolo que eu lhes trago hoje: não é possível sentir exatamente o sabor da bebida, mas ela adiciona profundidade ao sabor do chocolate, deixando-o mais intenso, e ainda por cima torna a textura do bolo absurdamente macia. Tim tim!

Bolo de chocolate e vinho tinto
um nadinha adaptado do lindo e delicioso Delicious. Love to Cook

- xícara medidora de 240ml

Bolo:
200g de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de cacau em pó, sem adição de açúcar + um pouquinho a mais para polvilhar a forma
1 colher (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/8 colher (chá) de sal
200g de manteiga sem sal, amolecida
1 xícara (200g) de açúcar cristal
4 ovos
1 colher (chá) de extrato de baunilha
200g de chocolate meio-amargo, derretido e frio – usei um com 53% de cacau
½ xícara (120ml) de leite integral, temperatura ambiente
½ xícara (120ml) de vinho tinto, temperatura ambiente

Calda:
2 ½ colheres (sopa) de manteiga sem sal, temperatura ambiente
2 colheres (sopa) de leite integral, temperatura ambiente
2 colheres (sopa) de cacau em pó, sem adição de açúcar, peneirado – meça, depois peneire
2 colheres (sopa) de açúcar cristal

Preaqueça o forno a 180°C. Unte generosamente com manteiga uma forma de furo central do tipo Bundt com capacidade para 10 xícaras de massa, polvilhe-a com cacau e retire o excesso. Em uma tigela média, peneire juntos a farinha, o cacau, o fermento, o bicarbonato e o sal. Reserve.

Usando a batedeira, bata a manteiga e o açúcar até obter um creme claro e fofo. Junte os ovos, um a um, batendo bem a cada adição (raspe as laterais da tigela depois de cada adição). Junte a baunilha. Em velocidade baixa, adicione o chocolate derretido e incorpore. Ainda em velocidade baixa, adicione metade dos ingredientes peneirados, seguidos pelo leite e pelo vinho, e finalize com o restante dos ingredientes peneirados – vá raspando as laterais da tigela entre cada adição. Bata somente até incorporar os ingredientes.

Transfira a massa para a forma e alise a superfície. Asse por 45-50 minutos ou até que o bolo cresça (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 15 minutos e então desenforme com cuidado na gradinha. Deixe esfriar completamente.

Calda: coloque todos os ingredientes em uma panelinha e leve ao fogo médio-alto, mexendo, até que a manteiga derreta e o açúcar dissolva. Ferva por 2-3 minutos ou até que fique brilhante e engrosse levemente. Retire do fogo, deixe esfriar por 2-3 minutos e espalhe sobre o bolo.

Rend.: 8-10 porções

7 comentários:

  1. Uau...que coisa maravilhosa...bolo lindo!

    ResponderExcluir
  2. Superconcordo com vc! A Elektra é uma das personagens mais chatas dos últimos tempos. E fiquei na dúvida se era ela ou a atriz. E achei o Murdoch muito mala com o Foggy também. Eu sei que faz parte da dinâmica e dos dilemas dele, mas…

    Agora, o que mais gostei na série, fora a aparição do Fisk/Vincent, foi o diálogo entre Demolidor e Justiceiro no telhado. Foi um dos diálogos mais bacanas que já vi. E os dois atores estavam ótimos.

    PS: Teremos Bloodline logo mais. Ou seja, Ben Mendelsohn
    PS2: Veja Doc Martin (tem no Netflix)
    PS3: Vc viu/gostou de Kimmy Schmidt?

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá! Sempre vejo seu blog, fico com vontade de comer tudo q você faz! Fiz esse bolo e ficou delicioso, sem dúvida o melhor bolo de chocolate q já fiz e comi!! Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Andreza, eu adorei a cena do telhado, tb. Jon Bernthal é um ator incrível!
    Eu e meu marido estamos contando os dias para "Bloodline". Ainda não vi KS, é bom? E o outro vou procurar. Estou doida para ver "Mr. Robot", mas não quero baixar nada. A minha esperança era o Space reprisar a série.

    Renata, que bom saber que vc gostou do bolo! Fiquei super feliz! Bj e obrigada a você pelo feedback!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo7:58 PM

    Fiz o bolo!!! Maravilhoso! Será receita pra vida toda.
    Parabéns pelas delícias! Adoro o blog, só acho que teria que postar mais fotos dos pratos.
    Bj

    ResponderExcluir
  6. Pat, vim aqui falar de amor! =)

    Posso dizer que sou uma leitora fantasma mas acho que sou mais cadáver do que fantasma, acredito que nunca comentei! Mas tentei recapitular desde quando sou leitora e me lembrei que vim parar aqui numa busca por receita de cookies pra levar na festinha do final do intesivo de francês que fiz no verão de 2008 - ou seja, tem tempo!

    Desde então seu blog é a minha referência eterna para bolos, cookies, tortas e o que mais eu quiser fazer. Já fiz mais de 10-15 receitas e nada nunca falhou.

    Mas a motivação-core pra esse cometário finalmente acontecer é: me mudei para a Alemanha em agosto/2015 e vou receber minha sogra para bolo pela primeira vez. Só que ela é toda natural e sei que o meu paladar doce não vai agradar! Rodei meia internet googlando em ingles e alemão diferentes combinações pra achar o meu "bolo dos sonhos" e claro que achei aqui.

    Enfim, depois de realizar que tem 8 anos que te sigo quietinha por aqui, vim te dizer que, se algum dia faltar motivação, tem sempre alguém do outro lado que aprecia o seu trabalho.

    Te desejo muito sucesso!

    Abraços, Renata

    ResponderExcluir
  7. Anônimo, que bom que vc gostou do bolo! Obrigada!

    Rê, que lindeza esse seu comentário, me emocionou, querida! Espero que a sua vida aí na Alemanha seja maravilhosa. E apareça por aqui de vez em quando para contar das suas peripécias na cozinha. Um grande beijo e obrigada pelo carinho!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!