Tuesday, December 29, 2015

Amêndoas picantes

English version

Spiced almonds / Amêndoas apimentadas

O ano está quase acabando (e eu estou confiante de que 2016 será melhor do que 2015 – Universo, por favor, me ouça!) , então em vez de fazer um post longo reclamando do calor ou de qualquer outra coisa vou lhes dar uma receita rapidíssima de fazer, que vai bem com drinks e que pode ser uma adição bacana à sua festa de Ano Novo – ou a qualquer festa, na verdade. :)
Usei amêndoas, que era o que eu tinha no freezer, mas qualquer oleaginosa vai bem aqui, ou até mesmo um mix delas.

Feliz 2016!

Amêndoas picantes
da sempre ótima revista Delicious UK

2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de molho inglês
½ colher (chá) de Tabasco
1 colher (chá) de cominho em pó
1 colher (chá) de páprica
1 colher (chá) de garam masala
sal a gosto
200g de amêndoas, ou as oleaginosas da sua preferência

Preaqueça o forno a 180°C. Em uma tigela média, misture com um batedor de arame ou garfo o azeite, os molhos, as especiarias e o sal. Junte as amêndoas e misture bem para que todas fiquem bem cobertas pela mistura. Espalhe tudo em uma assadeira grande e rasa e asse por 10 minutos. Retire do forno, dê uma boa mexida com uma espátula de silicone e volte ao forno por mais 10 minutos ou até dourar. Espalhe as amêndoas sobre papel toalha para eliminar o excesso de gordura. Deixe esfriar e sirva.

Depois de frias, as amêndoas podem ser guardadas em um recipiente hermético em temperatura ambiente por até 4 dias.

Rend.: 4 porções

Saturday, December 26, 2015

Grissini de queijo e sementes de papoula

English version

Cheese and poppy seed bread sticks / Grissini de queijo e sementes de papoula

Tem feito um calor do cão aqui em São Paulo ultimamente, por isso ligar o forno é uma questão de coragem mesmo – por mais que eu ame baking, e vocês sabem o quanto, se possível eu fico longe da cozinha enquanto o forno trabalha. Também tento, às vezes, fazer coisinhas gostosas para beliscar com uma cerveja gelada ou uma taça de Prosecco em vez de fazer refeições completas – me sinto uma completa inútil no verão, o calor leva embora toda a minha energia e a minha vontade de fazer qualquer coisa que seja.

Estes grissini são fáceis de fazer, duram bem em um recipiente hermético e são uma delícia com drinks, especialmente se mergulhados em pastinhas ou servidos enroladinhos com fatias de prosciutto – vou prepará-los novamente para o Ano Novo, mas com um tipo diferente de queijo para provar novos sabores, já que a mozarela ficou suave demais (estou pensando em feta ou pecorino, algo com sabor marcante).

Grissini de queijo e sementes de papoula
um nadinha adaptados da incrível Delicious Australia

250g de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento biológico seco
60g de mozarela ralada bem fininha
2/3 xícara (160ml) de água morna
½ colher (chá) de sal
3 colheres (chá) de sementes de papoula
25g de manteiga sem sal, derretida

Misture a farinha, o fermento e o queijo na tigela da batedeira – para começar, use o batedor em formato de pá. Em velocidade baixa, vá adicionando aos poucos a água e bata até que uma massa comece a se formar. Acrescente o sal e 2 colheres (chá) das sementes de papoula. Misture por mais 2-3 minutos até incorporar bem. Sove – com a batedeira, trocando pelo batedor de gancho, ou com as mãos – por 2,3 minutos ou até que a massa fique lisa e elástica. Forme uma bola com a massa, transfira para uma tigela grande levemente pincelada com azeite e cubra com filme plástico. Deixe descansar em um lugar morninho por 45 minutos ou até que dobre de volume.

Preaqueça o forno a 180°C. Forre duas assadeiras grandes e rasas com papel manteiga.
Dê um soquinho na massa para retirar o excesso de ar e divida-a em 24 porções. Molde cada porção em um cilindro longo de aproximadamente 30cm de comprimento e 1cm de diâmetro. Coloque-os lado a lado nas assadeiras deixando 2,5cm de distância entre eles. Pincele os grissini com a manteiga e salpique com as sementes de papoula restantes. Asse por aproximadamente 30 minutos ou até que dourem e fiquem crocantes, trocando as assadeiras de lugar para que os grissini assem por igual. Deixe esfriar completamente nas assadeiras sobre uma gradinha.

Os grissini podem ser guardados em um recipiente hermético em temperatura ambiente por até 1 semana.

Rend.: 24 unidades

Tuesday, December 22, 2015

Marshmallows de eggnog

English version

Eggnog marshmallows / Marshmallows de eggnog

Este ano a série de Natal não foi tão completa como eu gostaria, mas de qualquer forma foi bem divertida de fazer, assim como nos anos anteriores: minha casa perfumada de especiarias, coisinhas gostosas esfriando sobre a bancada da cozinha... É mesmo a minha época favorita do ano e não teria sido completa sem biscoitos ou um bolo de gingerbread.

Não fazia marshmallows havia séculos, por isso quando vi esta versão de eggnog sabia que seria uma ótima adição à minha celebração em forma de doces – eles ficaram ótimos, com uma textura maravilhosa, bem levinha. A receita é muito boa e pode ser customizada com outros sabores, até mesmo sem o rum para que os pequeninos possam aproveitar também.

Desejo a todos um Natal maravilhoso! Obrigada pela companhia ao longo deste ano todo, especialmente durante os momentos em que eu não estive por aqui – agradeço de coração. xx

Marshmallows de eggnog
um nadinha adaptados deste blog lindo

- xícara medidora de 240ml

10 folhas de gelatina incolor e sem sabor, picadas em 4 partes cada folha
1 xícara (240ml) de água fria, uso dividido
335g de açúcar cristal
1 xícara de glucose de milho
1 pitada de sal
½ xícara (60g) de açúcar de confeiteiro
½ xícara (60g) de amido de milho
½ colher (chá) de noz moscada ralada na hora
½ colher (chá) de rum
½ colher (chá) de extrato de baunilha
óleo vegetal, para pincelar a forma

Coloque a gelatina na tigela da batedeira planetária junto com ½ xícara (120ml) da água fria. Reserve.
Em uma panela pequena, misture a ½ xícara de água restante, o açúcar cristal, a glucose de milho e o sal. Leve ao fogo médio-alto e tampe a panela. Cozinhe por 3-4 minutos. Destampe e coloque um termômetro culinário na panela – cozinhe a mistura sem mexer até que ela atinja a temperatura de 115°C, 7-8 minutos. Assim que a mistura atingir a temperatura, desligue o fogo – enquanto a calda cozinha, prepare a forma: em uma tigelinha misture com um batedor de arame o açúcar de confeiteiro e o amido de milho. Pincele uma forma retangular de 20x30cm com óleo vegetal. Polvilhe com a mistura de amido de milho e retire o excesso, guardando para um próximo passo da receita.

Diminua a velocidade da batedeira para a mínima e vá aos poucos derramando a calda quente pelas laterais da tigela (para que não toque no batedor e espirre em você). Depois de acrescentar toda a calda, junte a noz moscada e aumente para a velocidade alta. Continue batendo até que a mistura amorne e se torne branca, espessa e sedosa, entre 12 e 15 minutos. Junte o rum e a baunilha.

Desligue a batedeira e despeje a mistura na forma preparada, alisando a superfície. Polvilhe o topo com parte da mistura de amido de milho, somente o suficiente para cobrir toda a superfície (guarde o restante para finalizar a receita). Deixe o marshmallow em temperatura ambiente por no mínimo 4 horas ou de um dia para o outro. Desenforme o marshmallow e corte em quadradinhos usando uma faca afiada levemente pincelada com óleo. Passe cada quadradinho pela mistura de amido de milho e guarde-os em um recipiente hermético em temperatura ambiente por até três semanas.

Rend.: 48 unidades

Monday, December 21, 2015

Quadradinhos de chocolate e gingerbread

English version

Chocolate gingerbread bites / Quadradinhos de chocolate e gingerbread

A Internet pode ser uma grande fonte de inspiração, tenho certeza de que vocês concordam comigo – não só para comida, obviamente, mas vamos falar disso agora: há tantas receitas gostosas por aí que fica difícil escolher o que fazer, mas dependendo do que vemos conseguimos fazer nossas escolhas um pouquinho mais facilmente.

Vi estas barrinhas no blog da Rebecca e imediatamente quis prepará-las: chocolate, especiarias e melado de cana combinados de maneira deliciosa, com um jeitão de Natal, exatamente o que eu queria no momento. Quando lhe escrevi, Rebecca me contou que tinha conseguido a receita em outro blog, e que a pessoa usara uma receita da Martha Stewart. Eu então me lembrei destas barrinhas, pois já as vira no site da Martha mais de uma vez, e pensei: “bem, a Martha não me inspirou a prepará-las, a Rebecca, sim”. Pois bem: estas barrinhas deliciosas, um tipo de bolo perfumado com especiarias e úmido por causa da adição de creme azedo, entraram para o meu repertório de receitas ótimas graças a uma busca online – um blog lindo me inspirou a fazê-las e eu espero que o meu blog possa inspirar alguns de vocês a experimentá-las também.

Quadradinhos de chocolate e gingerbread
do blog da Rebecca

¼ xícara (56) de manteiga sem sal, derretida
¼ xícara (22g) de cacau em pó, sem adição de açúcar + cerca de ½ colher (sopa) para polvilhar a forma
¾ xícara (105g) de farinha de trigo
1 ½ colheres (chá) de gengibre em pó
½ colher (chá) de canela em pó
1/8 colher (chá) de noz moscada ralada na hora
1 pitada de cravo em pó
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
½ xícara de açúcar mascavo claro – aperte-o na xícara na hora de usar
¼ xícara de melado de cana
1 ovo grande
¼ xícara (60ml) de creme azedo (sour cream)*
½ colher (chá) de extrato de baunilha
½ xícara (85g) de gotas de chocolate meio-amargo
açúcar de confeiteiro, para polvilhar

Preaqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga uma forma quadrada de 20cm, forre-a com papel alumínio deixando sobras em dois lados opostos, unte o papel e polvilhe tudo com cacau, retirando o excesso.

Em uma tigela média, misture com um batedor de arame o cacau, a farinha, as especiarias, o bicarbonato e o sal. Em outra tigela média misture o açúcar, a manteiga, o ovo, o melado, o creme azedo e a baunilha. Junte os ingredientes secos aos úmidos e misture somente até incorporar. Acrescente as gotas de chocolate. Despeje a massa na forma preparada e alise a superfície. Asse por 25-30 minutos ou até que um palito inserido no bolo saia limpo. Deixe esfriar completamente na forma sobre uma gradinha. Na hora de servir, polvilhe com açúcar de confeiteiro e corte em quadradinhos.

* creme azedo (sour cream) caseiro: para preparar 1 xícara de creme azedo, misture 1 xícara (240ml) de creme de leite fresco com 2-3 colheres (chá) de suco de limão ou limão siciliano em uma tigela. Vá mexendo até que comece a engrossar. Cubra com filme plástico e deixe em temperatura ambiente por 1 hora ou até que engrosse um pouco mais (geralmente faço o meu na noite anterior e deixo sobre a pia – com exceção de noites extremamente quentes – coberto com filme plástico; na manhã seguinte o creme fica bem cremoso – leve à geladeira para ficar mais espesso ainda)

Rend.: 16 unidades

Sunday, December 20, 2015

Biscotti de eggnog

English version

Eggnog biscotti / Biscotti de eggnog

Posso ter demorado um pouquinho para começar a série de Natal, mas depois que o fiz perfumei minha casa com especiarias por horas a fio – meu marido olhou para o balcão da cozinha e disse: “caramba, você está mesmo inspirada!”. :)

Estes biscotti são super simples de fazer e podem até receber outros sabores se vocês não gostarem tanto assim de noz moscada – talvez raspinhas de frutas cítricas? Eu acho que eles ficariam incríveis com laranja e Cointreau, por exemplo. A receita original pedia eggnog no glacê, então dei uma adaptada para evitar usar ovos crus nos biscotti.

Biscotti de eggnog
um nadinha adaptados daqui

- xícara medidora de 240ml

Biscotti:
2 xícaras (280g) de farinha de trigo
1 ½ colheres (chá) de fermento em pó
¼ colher (chá) de sal
6 colheres (sopa) - 85g - de manteiga sem sal, temperatura ambiente
⅔ xícara (133g) de açúcar cristal
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 colher (chá) de rum
½ colher (chá) de noz moscada ralada na hora
2 ovos

Glacê:
2 colheres (sopa) - 28g - de manteiga sem sal, amolecida
1 xícara (120g) de açúcar de confeiteiro – meça, depois peneire
1 pitada generosa de noz moscada ralada na hora
cerca de 1 colher (sopa) de leite integral

Preaqueça o forno a 180°C. Forre duas assadeiras grandes e rasas com papel manteiga.

Biscotti: em uma tigela média, misture com um batedor de arame a farinha, o fermento e o sal. Reserve.
Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até obter um creme claro. Junte a baunilha, o rum e a noz moscada. Junte os ovos, um a um. Raspe as laterais da tigela ocasionalmente. Em velocidade baixa, junte os ingredientes secos e misture somente até obter uma massinha – a minha estava muito mole, talvez por causa do calor, adicionei 1 colher (sopa) de farinha de trigo.
Divida a massa em duas partes iguais e molde com cada uma delas um cilindro de 15x5cm. Coloque-os na assadeira forrada deixando uns 7cm de distância entre um e outro.Asse por cerca de 25 minutos ou até que dourem. Retire do forno e aguarde 20 minutos – deixe o forno ligado. Forre outra assadeira grande e rasa com papel manteiga.
Corte os cilindros em fatias de pouco menos de 2cm de espessura. Arrume as fatias na assadeira forrada e leve ao forno por 10 minutos. Vire-as com cuidado e asse por mais 10 minutos. Deixe esfriar completamente na assadeira sobre uma gradinha.

Glacê: em uma tigelinha, bata a manteiga, o açúcar e a noz moscada até que comece a ficar cremoso. Junte o leite aos poucos, misturando, até que o glacê fique com uma consistência boa para ser regada sobre os biscotti – faça isso e então deixe secar, cerca de 20 minutos.

Os biscotti podem ser guardados em um recipiente hermético por até 5 dias em temperatura ambiente – sem o glacê eles duram ainda mais.

Rend.: cerca de 25 unidades

Friday, December 18, 2015

Bolinhas de amêndoa e gingerbread

English version

Almond gingerbread puffs / Bolinhas de amêndoa e gingerbread

Trabalho em uma empresa suíça e algumas pessoas do escritório já descobriram o quando eu adoro doce – de vez em quando eu ganho chocolates Lindt e eles tornam os meus dias mais doces. :)

Eu adoro ganhar comida de presente – comida = amor – e adoro dar comida de presente, também, especialmente nesta época do ano. Biscoitinhos são fáceis de fazer e de embalar, quase todo mundo gosta e por isso são um presente perfeito. Estes aqui de amêndoa e especiarias são uma delícia e o sabor fica mais intenso a cada dia, especialmente se guardados em um recipiente hermético, porém é provável que eles não durem tanto tempo assim. :)

E para finalizar o post, estou lá na UOL junto com gente querida com ideias gostosas para o Natal – deem uma olhadinha!

Bolinhas de amêndoa e gingerbread
um nadinha adaptadas da sempre incrível Delicious magazine

- xícara medidora de 240ml

1 xícara menos 1 colher (sopa) - 140g - de farinha de amêndoa
1 xícara (140g) de farinha de trigo
1 colher (chá) de canela em pó
½ colher (chá) de gengibre em pó
1 pitada generosa de cravo em pó
1 pitada de sal
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, temperatura ambiente
¼ xícara (50g) de açúcar cristal
1 colher (sopa) de mel
½ colher (chá) de extrato de baunilha
1 colher (chá) de Amaretto (opcional)
cerca de 3 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro, para polvilhar os biscoitos

Preaqueça o forno a 180°C; forre duas assadeiras grandes e rasas com papel manteiga.
Em uma tigela media, misture com um batedor de arame a farinha de amêndoa, a farinha de trigo, as especiarias e o sal. Reserve.
Com a batedeira, bata a manteiga, o açúcar e o mel até obter um creme claro. Junte a baunilha e o Amaretto. Em velocidade baixa, acrescente os ingredientes secos e misture somente até obter uma massa – se estiver muito sequinha, junte 1 colher (chá) de água fria.

Usando 2 colheres (sopa) niveladas de massa por biscoito, faça bolinhas e coloque-as nas assadeiras preparadas deixando 2,5cm de distância entre elas. Asse por 20 minutos ou até que as bolinhas dourem. Peneire açúcar de confeiteiro sobre elas e volte-as ao forno por 2 minutos. Deixe esfriar completamente nas assadeiras sobre uma gradinha.

Os biscoitos podem ser guardados em um recipiente hermético em temperatura ambiente por até 5 dias.

Rend.: cerca de 30 unidades

Tuesday, December 15, 2015

Barrinhas de gingerbread, caramelo e amendoim

English version

Gingerbread and peanut caramel bars / Barrinhas de gingerbread, caramelo e amendoim

Tendo recentemente redescoberto o prazer de cozinhar – depois de meses sem tempo nem pra respirar – mal posso esperar pelos finais de semana: não só para descansar, como também para fazer alguma coisinha gostosa. Fiz um pesto de brócolis outro dia que ficou ótimo, até o meu marido, que nem é tããããão chegado a pesto assim, gostou bastante. Mas como o ritmo aqui agora é natalino, lhes trago estas barrinhas: eu as vi na última edição da revista Donna Hay e como adoro tanto gingerbread quanto caramelo e amendoim tinha que prepará-las.

As barrinhas podem parecer meio demoradas, mas é só uma questão de respeitar o tempo de geladeira das camadas – há também o sério risco de comer a panelada de caramelo antes mesmo de derramá-lo sobre a base de gingerbread, mas esse já é um outro assunto. ;)

Barrinhas de gingerbread, caramelo e amendoim
da sempre deliciosa revista Donna Hay

- xícara medidora de 240ml

Base:
125g de manteiga sem sal, temperatura ambiente
90g de açúcar mascavo claro
1/3 xícara de glucose de milho
1/3 xícara de melado de cana
375g de farinha de trigo
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
2 colheres (chá) de gengibre em pó
1 colher (chá) de canela em pó
¼ colher (chá) de cravo em pó
1 pitada de sal
½ colher (chá) de extrato de baunilha

Cobertura:
175g de manteiga sem sal, amolecida
220g de açúcar mascavo claro
½ xícara de glucose de milho
1 xícara (240ml) de creme de leite fresco
200g de amendoim tostado e sem sal

Unte levemente com manteiga uma forma retangular de 20x30cm (use uma forma funda, ou então faça apenas 3/4 da receita da cobertura), forre-a com papel alumínio deixando sobras em dois lados opostos, formando “alças” que vão lhe ajudar a remover as barrinhas da assadeira. Unte o papel também.

Base: coloque a manteiga e o açúcar na tigela da batedeira e bata até obter um creme claro. Junte a glucose de milho, o melado, a farinha, o bicarbonato, o gengibre, a canela, o cravo, o sal e a baunilha e bata em velocidade baixa somente até que uma massa se forme. Pressione a massa no fundo da forma preparada, fure-a toda com um garfo e leve à geladeira por 30 minutos – enquanto isso, preaqueça o forno a 180°C.
Asse o gingerbread por cerca de 15 minutos ou até que doure – retire do forno, porém deixe-o ligado.

Cobertura: coloque a manteiga, o açúcar e a glucose de milho em uma panela média e leve ao fogo médio, mexendo até que a manteiga derreta e o açúcar dissolva. Deixe ferver e então cozinhe por 8-10 minutos ou até que a mistura atinja 140°C em um termômetro culinário. Com bastante cuidado, acrescente o creme de leite – a mistura vai espirrar loucamente – misture e cozinhe por mais 2 minutos. Adicione o amendoim e retire do fogo. Despeje na base e volte ao forno por 15-18 minutos ou até que o caramelo comece a firmar ligeiramente nas extremidades (o caramelo vai firmando mais conforme esfria). Deixe esfriar por 15 minutos e então leve à geladeira até firmar completamente. Corte em quadradinhos ou barrinhas para servir.
As barrinhas podem ser mantidas em um recipiente hermético na geladeira por até 5 dias.

Rend.: 24 unidades

Friday, December 11, 2015

Cookies de gingerbread com pimenta do reino

English version

Gingerbread pepper cookies / Cookies de gingerbread com pimenta do reino

Vocês já sabem que eu decidi fazer uma receita para a série de Natal deste ano, me empolguei e acabei fazendo cookies além do bolo – tenho de lhes dizer, sem falsa modéstia, que os biscoitos ficaram incríveis! Macios, cheios de aveia e perfumados com as especiarias, foram um sucesso com a família e o pessoal do escritório.

Sempre levava docinhos para o pessoal do trabalho no passado, mas esta foi a primeira vez que fiz isso no trabalho novo e não sabia se as meninas iriam gostar dos biscoitos – elas amaram e agora quero fazer mais coisinhas gostosas para elas. <3 Cookies de gingerbread com pimenta do reino
um nadinha adaptados do lindo e delicioso Home Baked: More Than 150 Recipes for Sweet and Savory Goodies

- xícara medidora de 240ml

200g de farinha de trigo
150g de aveia em flocos
1 colher (chá) de fermento em pó
¼ colher (chá) de sal
1 pitada generosa de pimenta do reino moída na hora
1 colher (chá) de gengibre em pó
2 colheres (chá) de canela em pó
½ colher (chá) de cravo em pó
½ colher (chá) de noz moscada moída na hora
150g de manteiga sem sal, temperatura ambiente
250g de açúcar mascavo claro
2 ovos
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 colher (chá) de Cointreau (opcional)

Preaqueça o forno a 180°C. Forre duas assadeiras grandes e rasas com papel manteiga.

Em uma tigela média, misture com um batedor de arame a farinha, a aveia, o fermento, o sal, a pimenta e as especiarias. Reserve.
Na tigela da batedeira bata a manteiga e o açúcar até obter um creme claro. Raspe as laterais da tigela ocasionalmente. Junte os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Junte a baunilha e o Cointreau. Em velocidade baixa, acrescente os ingredientes secos e misture somente até combinar (não misture em excesso).

Coloque porções de 2 colheres (sopa) niveladas de massa por biscoito nas assadeiras deixando 5cm de distância entre uma e outra. Asse até que os cookies dourem bem nas extremidades, 12-15 minutos. Deixe esfriar nas assadeiras por 5 minutos e então deslize o papel com os biscoitos para uma gradinha e deixe esfriar completamente.

Os cookies podem ser guardados em potes ou latas herméticos em temperatura ambiente por até 5 dias – coloque camadas de papel manteiga entre os biscoitinhos.

Rend.: cerca de 28 unidades

Monday, December 07, 2015

Bolo de mel e gingerbread porque o Natal está chegando

English version

Gingerbread honey cake / Bolo de gingerbread e mel

Estava em casa outro dia, pensando no Natal e no quanto essa época do ano é especial para mim, a minha favorita mesmo. Pensei na árvore, em como a decoraria dali a alguns dias e me senti triste porque não conseguiria preparar a série de Natal do blog como em outros anos.

Decidi que haveria, sim, pelo menos uma receita de Natal aqui – fui pra cozinha e fiz este bolo (na verdade, fiz uns biscoitos também). ;)

Este bolo de mel e gingerbread é incrivelmente macio, é delicioso e vai perfumar a sua casa inteira enquanto estiver no forno (e depois de frio também). O bolo é, na verdade, assado na forma de bolo inglês, porém como usei uma forma um tantinho menor assei o excesso de massa em uma forminha redonda com capacidade para 1 xícara de massa. Como o mini bolinho ficou uma lindeza acabei usando-o para a foto, em vez do outro grandão – espero que a fofura do bolo os convença a prepará-lo, também (e vocês podem me agradecer depois). ;)

Bolo de mel e gingerbread
um tiquinho adaptado do lindíssimo Home Baked: More Than 150 Recipes for Sweet and Savory Goodies

- xícara medidora de 240ml

85g de gengibre cristalizado
50g de casca de laranja cristalizada
220g - 1 ½ xícaras + 1 colher (sopa) – de farinha de trigo
½ xícara (50g) de farinha de amêndoa
2 colheres (chá) de fermento em pó
¼ colher (chá) de sal
1 colher (chá) de gengibre em pó
2 colheres (chá) de canela em pó
¼ colher (chá) de cravo em pó
100g de manteiga sem sal, gelada e em cubinhos
1 ¼ xícaras (300ml) de leite integral, temperatura ambiente
100g de açúcar mascavo claro
150ml de mel
2 ovos
½ colher (chá) de extrato de baunilha
½ colher (chá) de Cointreau (opcional)
¼ colher (chá) de Amaretto (opcional)
açúcar de confeiteiro, para polvilhar

Preaqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma de bolo inglês com capacidade para 6 xícaras de massa, forre-a com papel manteiga e unte-o também.

Pique o gengibre e a casca de laranja cristalizados, transfira para uma tigela e misture com 1 colher (sopa) da farinha de trigo. Reserve.
Na tigela da batedeira, misture a farinha de trigo restante, a farinha de amêndoa, o fermento, o sal e as especiarias. Junte a manteiga e bata em velocidade baixa até obter uma mistura que pareça uma farofa grossa. Incorpore as frutas cristalizadas e reserve. Enquanto isso, leve ao fogo baixo em uma panelinha o leite, o açúcar mascavo e o mel e mexa até que o açúcar e o mel dissolvam (não deixe esquentar demais senão a mistura vai cozinhar os ovos na massa do bolo). Derrame sobre a mistura de farinha e misture (não mexa demais). Junte os ovos, um a um, misturando bem. Incorpore a baunilha, o Cointreau and Amaretto.

Despeje a massa na forma preparada e asse por 50-60 minutos ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 15 minutos, desenforme com cuidado e deixa esfriar completamente sobre a gradinha. Retire o papel, polvilhe com açúcar de confeiteiro e sirva.

Rend.: 8-10 porções

Related Posts with Thumbnails