segunda-feira, novembro 16, 2015

Bolo de banana (com manteiga derretida) para dias corridos

English version

Melted butter banana cake / Bolo de banana (feito com manteiga derretida)

Acho que dá pra perceber que ando sem tempo para escrever no blog – bem, na verdade ando sem tempo para cozinhar, também (e quando sobra tempo eu estou tão exausta que nem penso no assunto). Isso me deixa triste. :(

Para dias assim, quando não há tempo para nada, nem para me aventurar na cozinha nem para escrever um post novo (digitar receitas, traduzi-las, editar fotos), lhes trago este bolo de banana: é delicioso, rápido de fazer e como a manteiga é derretida não precisamos nem esperar que ela amoleça. Para coroar, a receita é curtinha, rápida de traduzir – exatamente do que preciso ultimamente.

Bolo de banana (com manteiga derretida)
um nadinha adaptado do Dan Lepard

- xícara medidora de 240ml

175g de açúcar cristal
raspas da casca de 1 laranja
200g de manteiga sem sal, derretida e fria
250g de farinha de trigo
3 ovos grandes
2 colheres (sopa) de suco de laranja espremido na hora
½ colher (chá) de extrato de baunilha
250g de bananas bem maduras, amassadas com o garfo
3 colheres (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal

Preaqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma de bolo inglês com capacidade para 6 xícaras de massa, forre com papel manteiga e unte-o também.

Coloque o açúcar e as raspas de laranja em uma tigela grande e esfregue-os com as pontas dos dedos até o açúcar ficar aromatizado. Junte a manteiga e misture. Junte 100g da farinha de trigo e bata até homogeneizar. Junte os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Acrescente o suco, a baunilha e a banana e incorpore. Peneire a farinha restante, o fermento e o sal sobre a massa e misture para incorporar.
Despeje a massa na forma preparada e alise a superfície. Asse por 60-65 minutos ou até que o bolo cresça e doure e um palito inserido no centro saia com algumas migalhas grudadas nele.

Rend.: 6-8 porções

8 comentários:

  1. parece óptimo!!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. que ótimo aspeto esse bolo, deve estar mesmo saboroso.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderExcluir
  3. Ai, como eu entendo você. Take your time, Pat. Respeite o seu momento, a vontade de cozinhar vai voltar quando a vida voltar aos eixos - e ela vai voltar.

    E não se preocupe com as atualizações menos frequentes no TK - a gente sente saudade de você, mas está devidamente abastecido com os 9 anos de delícias que você já publicou ;-)

    Um beijo e muitas vibrações positivas para que as coisas se acertem.

    ResponderExcluir
  4. Que apetitosoooo! Bem confesso que esse " manteiga derretida" fez-me vir a correr ver ehehe :) Beijinhos
    www.sotaodaverdinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Xará, acho que estamos em sintonia, domingo tarde da noite, percebendo que não havia pão para o café da manhã do dia seguinte, resolvi fazer um bolo de banana com cerejas secas e côco fresco, receita da Nigella que uma vizinha me passou. Por milagre eu tinha tudo em casa e a massa pedia 500 gramas de bananas amassadas, o que deixou o bolo com aspecto de muffin (leia-se não muito fofinho), mas extremamente saboroso e rico. Acho que deve lembrar muito esse seu, que está com uma cara ótima também! Bom te ver de volta! Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Roberta5:42 PM

    Que bom ter notícias suas, ainda mais acompanhadas de uma receita tão interessante!

    ResponderExcluir
  7. Pat, querida,

    Não sei se fico feliz pelo emprego novo (que a essa altura já não é tão mais novo assim, né? rs) ou se fico triste por você estar triste por não poder cozinhar.
    Mas a vida é assim mesmo, meio agridoce... Já tive uma(s) fase(s) como essas em que só de pensar em fazer qualquer coisa já cansava. Não é fácil, mas uma hora vai passar! Desejo muita força e dias felizes com as pessoas que te querem bem :)

    Vou salvar já esse bolinho no meu pinterest, sempre tem umas bananas sobrando, né, hehe

    Beijos!
    Cris

    ResponderExcluir
  8. Já conheçia esse bolinho, e faço sempre. Aprovadissimo!Conheço seu blog a muitos anos e amo suas receitinhas e apresentações, muita delicadeza e carinho. Lindo dia pra VC!!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!