terça-feira, setembro 30, 2014

Bolo de mel, especiarias e framboesa

English version

Spiced honey and raspberry cake / Bolo de mel, especiarias e framboesa

Estava no sofá de casa em uma manhã de sábado, cercada de livros de receita, tentando decidir o que fazer de gostoso para o final de semana (eu lhes disse que geralmente planejo com antecedência, mas isso nem sempre dá certo), quando Nigel Slater apareceu na tela da TV fazendo um bolo lindo com ameixas – eu na hora soube o que prepararia naquele dia. :)

Não havia ameixas em casa (não havia nada fresco, na verdade), por isso decidi usar as framboesas que estavam no freezer. Não gostei muito da quantidade colossal de golden syrup usada no bolo – aqui no Brasil nunca vi golden syrup e sempre a substituíra por glucose de milho, mas como tenho tentado banir este ingrediente da minha despensa usei mel – 200g ao todo.

O bolo ficou úmido e delicioso, parecido com gingerbread tanto no sabor quanto na textura, e o azedinho das framboesas deixou tudo mais interessante ainda – obrigada, Nigela, por tornar o meu sábado ainda mais saboroso e perfumado.

Bolo de mel, especiarias e framboesa
um tiquinho adaptado do lindíssimo Tender, Volume 2: A Cook's Guide to the Fruit Garden

200g de mel
125g de manteiga sem sal
125g de açúcar mascavo
250g de farinha de trigo
1 colher (chá) levemente cheia de fermento em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) levemente cheia de canela em pó
1 colher (chá) levemente cheia de gengibre em pó
1 pitada de sal
2 ovos grandes
240ml de leite integral, temperatura ambiente
1 colher (chá) de extrato de baunilha
250g de framboesas congeladas

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga uma forma redonda de 23cm, forre o fundo com um círculo de papel manteiga e unte-o também.
Aqueça o mel e a manteiga em uma panela em fogo baixo até que a manteiga derreta. Retire do fogo, junte o açúcar e deixe esfriar um pouco.
Em uma tigela grande, peneire juntos a farinha, o fermento, o bicarbonato, a canela, o gengibre e o sal. Junte a mistura de mel e misture para combinar. Acrescente os ovos, o leite e a baunilha e misture com um batedor de arame até obter uma massa homogênea. Derrame na forma preparada e espalhe as framboesas por cima da massa. Asse por cerca de 45 minutos ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito).
Deixe esfriar completamente na forma sobre uma gradinha. Desenforme com cuidado, remova o papel e transfira para um prato de servir.

Rend.: 8-10 porções

14 comentários:

Anônimo disse...

Ai Pat, água na boca.... Tô sem framboesa, não quero sair p/ comprar e nada do que tenho aqui me deu vontade de pôr no lugar dela. Vc acha que vale a pena fazer o bolo sem esse mega detalhe?
Bjs
Ana

Patricia Scarpin disse...

Oi, Ana - ele sem as frutinhas fica um bolo de mel. Acho que ficaria igualmente gostoso, sim. Bota uns pedacinhos de chocolate!
Bj!

Juliana Valentini disse...

Pra quem mora no sudeste, é tempo de amora, e é cheinho de amoreiras nas ruas de São Paulo, pelo menos.
Sugiro um passeio atento pelas calçadas ou por um parque bonito com um potinho na mão pra colher as frutinhas do bolo.
O meu de hoje vai ser assim.
Patrícia, essa receita veio bem a calhar!
Um beijo,
Juliana.
www.deverdecasa.com

Sabrina Romano disse...

nossa, que cor incrível; é o meu tipo de bolo! Estou para fazer uns testes usando a ghee no lugar da manteiga, mas sempre que vou comprar me doi o coração (leia-se, o bolso); e ainda não tive saco de prepará-la em casa... Mas se der certo, vai salvar a minha vida, porque eu amo azeite, mas ele não é manteiga!!!

Luciana Leal disse...

Eu ando com vontade de comer um bolinho de mel faz dias, quem sabe eu não faço esse fim-de-semana!!!
Fiquei curiosa, porque vc não quer ter mais glucose de milho na sua despensa? Não faz bem? Beijinhos Patrícia

Anônimo disse...

Oi Paty
Só por curiosidade: por que você está querendo banir a glucose de milho da sua cozinha? Faz mal?
bj Patricia Vieira

Patricia Scarpin disse...

Meninas, a glucose de milho faz mal para a saúde, por isso quero evitar usá-la.
Bjs!

Marina disse...

Oba! Valeu a pena esperar, deu água na boca... Vou fazer em breve. Posso colocar amoras no lugar das framboesas?

Anônimo disse...

Pat do céu, só hoje fiz o bolo, acredita? Segui sua sugestão e fiz com gotas de chocolate amargo. Acabei de comer uma fatia ainda quente e vim correndo te escrever pq senão comeria o bolo todo! Obrigada mil pela receita!
Bjs
Ana

Patricia Scarpin disse...

Marina, acho que com amoras o bolo ficaria igualmente delicioso!

Ana, amei saber que ficou bom com chocolate! \0/ Obrigada a você por vir aqui me contar o resultado! Beijos!

Anônimo disse...

Oi Patrícia, como não costumo fazer receitas muito diferentes na cozinha, talvez faça uma pergunta básica, mas... qual é a finalidade do bicarbonato? Modifica muito se não utilizar? Tem algum substituto?

Obriga, Marina

Patricia Scarpin disse...

Oi, Marina - o bicarbonato faz o bolo crescer, não retire-o da receita, não, tá?
Bj

Juliana disse...

Oi Patricia, tudo bem? No caso, se eu quiser usar a ameixa fresca, eu deixo com a casca e só tiro a semente? Ou tiro a casca? Obrigada! ❤ um abraço

Patricia Scarpin disse...

Oi, Juliana - não sei lhe dizer, não estou com o livro aqui e não me lembro. xx