Monday, August 11, 2014

Cantuccini com farinha de amaranto - sem manteiga e sem azeite

English version

Amaranth cantuccini / Cantuccini com farinha de amaranto

Até agora já fiz várias receitas gostosas substituindo manteiga por azeite de oliva, mas que tal fazer biscoitos sem nenhum dos dois? Foi isso que me deixou curiosa sobre esses cantuccini: a gordura neles vem das amêndoas e dos ovos – não levam manteiga, azeite nem óleo de canola – e os ovos, combinados aos sucos das frutas, também são responsáveis pela umidade da massa.

Só para que vocês saibam, não tenho contra gordura, pelo contrário: me sinto perdida sem pelo menos um tablete de manteiga na geladeira e uso azeite de oliva o tempo todo na cozinha, mas acho interessante aprender a fazer algo bom sem ela, também.

A receita é bastante simples – nem a batedeira é necessária aqui – e os cantuccini ficaram bem saborosos com os sucos e raspas de casca de fruta. Os biscoitos não são super duros e se beneficiam de uma noite na lata: o sabor cítrico fica mais evidente com o tempo, tornando os cantuccini ainda mais gostosos nos dias seguintes ao preparo (isso se durarem tanto assim). ;)

Amaranth cantuccini / Cantuccini com farinha de amaranto

Cantuccini com farinha de amaranto
um nadinha adaptado do delicioso Do-Ahead Dinners: How to Feed Friends and Family Without the Frenzy

200g de farinha de trigo
50g de farinha de amaranto
150g de açúcar cristal
½ colher (chá) de fermento em pó
1/8 colher (chá) de sal
raspas da casca de 1 laranja + suco de metade dela
raspas da casca + o suco de ½ limão siciliano
2 ovos, levemente batidos com um garfo
½ colher (chá) de extrato de baunilha
150g de amêndoas (com a pele)

Pré-aqueça o forno a 200°C. Forre uma assadeira grande, de beiradas baixas, com papel alumínio.
Em uma tigela grande, misture as farinhas, o açúcar, o fermento e o sal e faça um buraco no centro. Nele despeje as raspas e os sucos de laranja e limão, os ovos e a baunilha, e misture até incorporar. Junte as amêndoas e misture – a massa é grudenta.

Com mãos levemente enfarinhadas, divida a massa em duas partes iguais e forme um cilindro de aproximadamente 30cm de comprimento, levemente achatado, com cada uma delas. Transfira para a forma preparada e asse por 20 minutos.
Deixe esfriar por 5 minutos e retire o papel alumínio com cuidado.
Com uma faca afiada e com um movimento único de guilhotina, corte os cilindros na diagonal em fatias de 1cm e arrume-os lado a lado de volta na assadeira. Asse por 10 minutos ou até que dourem, vire-os e asse-os até dourarem do outro lado também, mais uns 10 minutos. Deixe esfriar completamente na assadeira.
Guarde em um recipiente hermético.

Rend.: cerca de 35 unidades

1 comment:

Sabrina Romano said...

Aquele bolo que você preparou com macadâmias também era nesse estilo; lembro-me que, à época, troquei-a por castanha de Pará, diminui a receita, e fiz uns mini bolinhos bem bons! ;)

Related Posts with Thumbnails