Thursday, August 07, 2014

Bolo de banana e amêndoa - simples e delicioso

English version

Banana almond cake / Bolo de banana e amêndoa

Depois de postar uma receita que pede caldo de legumes, molho de tomate e ricota caseiros eu tinha de lhes trazer algo menos complicado, mas igualmente bom: um bolo de banana simples, em que parte da farinha de trigo é substituída por farinha de amêndoa, o que dá um sabor gostoso e junto com o creme azedo e as bananas amassadas deixa o bolo bem macio e úmido.

(E em minha defesa, digo que poderia ter sido pior: eu poderia ter lhes sugerido confeitos caseiros). :D

Bolo de banana é um dos meus preferidos e sempre tenho algumas bananas bem maduras no freezer esperando para virar algo bem gostoso – está muito frio para sorvete (aquele facílimo em que é só bater bananas congeladas no liquidificador ou processador, sem precisar adicionar nada), então foi fácil optar por bolo.

O bolo afundou um pouco no centro e anos atrás isso teria me impedido de publicar a receita aqui, mas com o tempo tenho aprendido a reduzir o meu perfeccionismo, pelo menos um pouco, e tento fazer isso sempre que possível porque por mais que as pessoas o vendam como uma “qualidade” eu não acho que isso seja verdade – acho que é uma jaula que construímos à nossa volta e da qual fica cada vez mais difícil escapar.

O bolo afundou, sim, mas ficou uma delícia, por isso o fotografei e o divido com vocês aqui hoje – espero que gostem dele tanto quanto eu gostei.

Bolo de banana e amêndoa
um nadinha adaptado do delicioso World Class Cakes: 250 Classic Recipes from Boston Cream Pie to Madeleines and Muffins

- xícara medidora de 240ml

1 ¼ xícaras (175g) de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de fermento em pó
¼ colher (chá) de canela em pó
2/3 xícara (65g) de farinha de amêndoa
2/3 xícara (150g) de manteiga sem sal, amolecida
1 xícara (200g) de açúcar cristal
2 ovos
1 colher (chá) de extrato de baunilha
½ xícara de creme azedo (sour cream)*
2 bananas bem maduras, amassadas com um garfo
açúcar de confeiteiro, para polvilhar

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga uma forma de bolo inglês de 20x10cm, forre-a com papel e unte o papel também.
Em uma tigela média, misture com um batedor de arame a farinha, o sal, o bicarbonato, o fermento, a canela e a farinha de amêndoa.
Em uma tigela grande, usando a batedeira, bata a manteiga e o açúcar até obter um creme claro e fofo. Junte os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Raspe as laterais da tigela ocasionalmente. Junte a baunilha e bata.
Acrescente o creme azedo e a banana e misture em velocidade baixa somente até combinar. Junte os ingredientes secos e bata em velocidade baixa somente até incorporá-los.
Transfira a massa para a forma preparada e asse por cerca de 45 minutos ou até o bolo crescer e dourar (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma por 15 minutos e então desenforme com cuidado. Transfira para a gradinha e deixe esfriar completamente. Remova o papel, polvilhe com o açúcar de confeiteiro e sirva.

* creme azedo (sour cream) caseiro: para preparar 1 xícara de creme azedo, misture 1 xícara (240ml) de creme de leite fresco com 2-3 colheres (chá) de suco de limão ou limão siciliano em uma tigela. Vá mexendo até que comece a engrossar. Cubra com filme plástico e deixe em temperatura ambiente por 1 hora ou até que engrosse um pouco mais (geralmente faço o meu na noite anterior e deixo sobre a pia – com exceção de noites extremamente quentes – coberto com filme plástico; na manhã seguinte a mistura fica bem cremosa – leve à geladeira para ficar mais espessa ainda)

Rend.: 8 porções

20 comments:

Luciana Leal said...

Hummmm... acho que esse será o bolo que eu farei antes de começar minha dieta na segunda. Delícia!! Eu fiz o bolinho de abobrinha que você postou, ficou muuuito bom, adorei!! Beijos

Silvana said...

Pois eu acho que ficou lindo e apetitoso, afundado mesmo!

Obrigada!

Tati Candeias said...

Oi Pat
Adoro bolos de banana, este está com uma carinha ótima! Lindo , singelo e adorável!
um beijão
Tati Candeias

Patricia Scarpin said...

Lu Leal, que bom que o bolinho de abobrinha deu certo, adorei saber, querida!
Beijo!

Silvana, obrigada! <3

Tati, eu gosto muito tb, obrigada!
Bj!

Adriana - BH said...

Olá, Patrícia! Bolo de banana é a minha paixão -entre os bolos, se me entende! rs-. Aquele com "farofinha" por cima é o meu preferido e faz sucesso, mas estou sempre de olho nas possibilidades que você propõe... Recebo suas novidades de coração aberto! Agora, olha só, daqui de casa, olhando a foto do bolo, pareceu-me que ele foi,propositadamente, "cortado" igual a como se faz nos pães, entendeu? rs Tá lindo seu bolo e, certamente, delicioso. Um beijo!

Patricia Scarpin said...

Adriana, que gostoso ler esse comentário, fiquei muito feliz! <3
Tomara que vc goste deste bolo de banana tb.
Beijo!

Anonymous said...

Ola, Patricia!! Pela primeira vez estou tentando fazer uma receita do seu blog, que eh muito inspirador!
Eu tinha umas bananas maduras e decidi tentar esse bolo (q esta nesse momento assando no forno). M-A-S tenho uma pergunta, a medida dessa forma esta correta?!? Eu achei muito estranho mas mesmo assim decidi usar minha menor forma de cake, que pelas medidas, ainda eh maior que essa...e aih : desastre, em 10 minutos o bolo comecou a vazar, tive que abrir o forno para colocar uma placa e o bicho esta la todo esparramado (e provavelmente vai solar)... :) Ja viu que eu levo jeito pra cozinha, ne?
Bom, vou continuar a assar pois estou com esperanca de que o que permanecer dentro da forma estara gostoso. Mas estou com medo do alarme de incendio do meu apto desparar...rsrsrsrs obrigada! bjos, Candice

Anonymous said...

Oi, Patricia!! Eu de novo. So pra te contar que, apesar de ter transbordado da forma, o bolo de banana ficou muito gostoso! Eh leve, nao eh muito doce, otimo. Aprovado!! Obrigada. bjos, Candice

Sabrina Romano said...

Esse bolo ficou um charme! Foto incrível palavras que inspiram (e libertam) e muitas bananas; tudo perfeito, minha cara! :D

Patricia Scarpin said...

Candice, a medida da forma é essa mesma, é uma forma que comporta 6 xícaras de massa. Sempre lembrando que a forma deve ser medida pela base, ok?
Pena o bolo ter derrmado. :( Mas bom saber que ficou gostoso.
Beijo!

Anonymous said...

Oii! deixa eu te perguntar, quanto tempo as bananas maduras duram no freezer? to com a dúvida pq esses dias joguei umas fora... e vc ja congela amassadas ou inteiras?
Sempre ótimo ler seu blog e suas receitas! tudo mto lindo e inspirador!
beeeijo
Su

Patricia Scarpin said...

Su, eu congelo inteiras, dentro da casca se for descongelar antes de usar (no caso do bolo) e já descascada se for processar a banana ainda congelada (pra fazer sorvete).
Eu já cheguei a usar bananas congeladas por três meses sem nenhum problema.
Bj!

Cristine Akemi said...

Acho que o afundado, em vez de ser um defeito, é o que deu o charme ao bolo :)

Beijos!
Cris

Thaty Corrêa said...

Acabei de fazer o bolo, que delícia, perfeito!! Obrigada por compartilhar essas delícias com a gente Pat!
Beijos

Thaty Corrêa said...

Acabei de fazer o bolo, que delícia, perfeito!! Obrigada por compartilhar essas delícias com a gente Pat!
Beijos

Patricia Scarpin said...

Thaty, que notícia boa! Que bom que deu certo contigo! \0/
Bjs e obrigada a você por vir aqui me contar o resultado!

Pin said...

Olá Patricia, estava pesquisando aqui no blog suas receitas com banana e fiquei curiosa quando li que vc as congela! Com casca, sem casca, crua, cozida.. como?
bjs!

Patricia Scarpin said...

Pin, com casca se for descongelá-las antes de usar, descascadas de for usá-las congeladas.
Bjs!

Karoline said...

Ei Pat, mais uma receitinha de bolo pro meu caderno... Adoro esse bolinhos 'casuais' que você faz!!
Uma consultoria kkkkk, minha sogra faz uns mufins maravilhosos de banana que tem o mesmo aspectos desse bolo, já percebi que se dá pelas bananas amassadas. Porém, são pouca coisa mais escurinhos por dentro (deve ser pelo açucar mascavo escuro) e aparentemente mais úmidos (acredito que seja apenas aparência por serem menores). Enfim, ela não passa a receita por nada e eu sou louca com eles, tem alguma receita parecida aqui no TK ou que vc possa me passar?

Obrigada!!! Beijos e sucesso!!

Patricia Scarpin said...

Oi, Karol! Tudo bem?
Tem alguns muffins de banana bem gostosos aqui no blog, gosto bastante desses aqui: http://technicolorkitchen.blogspot.com.br/2014/01/muffins-de-banana-e-framboesa-cate.html
Bjs!

Related Posts with Thumbnails