quarta-feira, agosto 13, 2014

Berinjela apimentada - com berinjela na cabeça

English version

Sichuan spiced eggplant / Berinjela apimentada

Ando com a cabeça em berinjela ultimamente: tenho usado o legume em sopas, empanadas e meu marido e eu adoramos berinjela à parmigiana – sempre faço uma porção bem generosa pois as sobras são uma delícia.

Quando não estou cozinhando com berinjela, o Universo conspira para que eu o faça: meu "Save with Jamie" chegou e há nele uma receita de daal de berinjela (com chapatis caseiros, ainda por cima) – quase babei sobre o livro. :)

Enquanto procurava por algo bacana na TV outro dia, dei de cara com o Paul Hollywood fazendo maneesh com baba ganoush. :)

E finalmente, dias depois disso, enquanto folheava a edição de agosto da revista Delicious britânica vi uma receita de berinjela apimentada servida com arroz que estava com uma cara tão boa que tinha de experimentar. A receita é mesmo uma delícia e fácil de fazer: só é necessário ter um tempinho nas mãos para assar as berinjelas antes de cozinhá-las com os outros ingredientes – a polpa macia carrega todos os outros sabores lindamente.

As sobras desta receita são ótimas, também, e o prato pode ser servido com quinua em vez de arroz (eu o comeria até com pão, se vocês querem mesmo saber). :)

Sichuan spiced eggplant / Berinjela apimentada

Berinjela apimentada
um tiquinho adaptada da maravilhosa Delicious UK

2 berinjelas médias
azeite de oliva
2 dentes de alho bem picadinhos
½ cebola bem picadinha
½ colher (sopa) de gengibre fresco ralado
½ pimenta vermelha, sem as sementes, picadinha
1 tomate grande bem maduro, sem as sementes, processado até virar um purezinho
1 colher (chá) de óleo de gergelim torrado
1 colher (sopa) de molho de soja
½ colher (sopa) de açúcar cristal
sal e pimenta do reino moída na hora
1 ½ colheres (sopa) de gergelim
coentro fresco, para servir

Pré-aqueça o forno a 200°C. Forre uma assadeira grande, de beiradas baixas, com papel alumínio.
Corte as berinjelas no sentido do comprimento e arrume-as sobre o papel alumínio com o lado cortado para cima. Faça alguns cortes na polpa, regue com azeite e salpique com sal e pimenta. Asse por 35 minutos, deixe esfriar completamente e então corte em fatias.
Em uma panela grande, aqueça 1 colher (sopa) de azeite e junte o alho, a cebola, o gengibre e a pimenta. Refogue até amaciar. Junte o tomate e cozinhe por 1 minuto. Acrescente a berinjela, o óleo de gergelim, o molho de soja e o açúcar, junte ½ xícara (120ml) de água e deixe chegar à fervura. Abaixe o fogo e cozinhe destampado por 10-15 minutos, mexendo de vez em quando, até que o molho engrosse e fique brilhante. Cheque o tempero, acrescente sal e pimenta se necessário, misture o gergelim e sirva salpicado com as folhas de coentro.

Rend.: 2 porções (com sobras)

4 comentários:

Viviane Moreira disse...

Meu Deus vou ter que fazer! Amo berinjela demais, o único problemas é conseguir comprar já que elas estão bem feias aqui por perto, mas vai pro meu caderninho de receitas! :P
Bjsss
Vi

Sabrina Romano disse...

simples e maravilhoso! Lembre-me de você ontem, enquanto folheava o jornal, e li uma entrevista com Aaron Paul sobre uma dublagem que fez para uma animação do netflix; será que vai ser legal?

Patricia Scarpin disse...

Sá, eu não estou sabendo disso! Aaron Paul é muito amor. <3

Mônica disse...

Nossa, aguei. Vou fazer!!