quinta-feira, julho 17, 2014

Financiers de avelã e amora feitos com frutinhas conseguidas de maneira segura

English version

Hazelnut blackberry financiers / Financiers de avelã e amora

Não fui uma criança atlética: enquanto meu irmão e meus primos gostavam de brincar ao ar livre, jogando futebol e andando de bicicleta, eu preferia ficar dentro de casa, lendo gibis ou escrevendo histórias. Nunca consegui virar estrela e até hoje não sei andar de bicicleta (podem rir). :)

Uma prima minha, da mesma idade que eu, era o oposto: ela brincava com os moleques na rua, andava de bicicleta com as mãos pra cima e subia em árvores. Meus tios tinham uma amoreira no quintal de casa e eu adorava comer as frutinhas, mas não conseguia alcançá-las; minha prima era generosa o bastante e escalava os galhos da árvore, enchia um baldinho com as amoras e trazia para que comêssemos juntas – no chão, em segurança, obviamente. :D

Quando fui colher frutas com a Valentina, anos atrás, e vi os arbustos de amoras pensei “nossa, isso é muito mais fácil!” – até perceber, depois de alguns passos, que os arbustos eram cobertos de espinhos. :S

Acho melhor ficar com as frutas vermelhas do supermercado, não? É mais seguro. :) Tê-las no freezer é ótimo para quando bate aquela vontade de fazer alguma coisa gostosa: aqui, as amoras foram combinadas com avelãs e o resultado foi uma fornada de financiers deliciosos.

Financiers de avelã e amora
adaptados do sempre delicioso Simply Bill

85g de farinha de avelã
135g de açúcar de confeiteiro peneirado
55g de farinha de trigo peneirada
1 pitada de sal
5 claras grandes
95g de manteiga sem sal, derretida e fria
1 colher (chá) de extrato de baunilha
170g de amoras congeladas
açúcar de confeiteiro, para polvilhar

Em uma tigela grande, misture a farinha de avelã, o açúcar de confeiteiro, a farinha de trigo e o sal. Acrescente as claras e misture somente até incorporar. Acrescente a manteiga e a baunilha e misture. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por 1 hora.
Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga e enfarinha dez forminhas de muffin ou minibolo com capacidade para 100ml cada.
Divida a massa entre as forminhas. Coloque 3-4 amoras em cada e afunde-as um pouquinho na massa. Asse por 15-20 minutos ou até que os financiers cresçam e dourem (faça o teste do palito). Transfira para uma gradinha, deixe esfriar por 2 minutos e então desenforme, transferindo para a gradinha. Deixe esfriar completamente. Polvilhe com açúcar de confeiteiro para servir.

Financiers são mais gostosos no dia em que são preparados, entretanto podem ser guardados em um recipiente hermético por até 2 dias.

Rend.: 10 unidades

8 comentários:

Cozinhar é Preciso - Cintya Maria disse...

Oi Patricia!!!!!!!
Posso ser repetitiva? Não me canso de admirar suas fotos e seu estilo lindo-de-viver!
Só de olhar para suas fotos meus olhos se enchem de beleza... sempre!
Para não me estender muito vou me abster de comentar sobre seus textos, que também adoro.
Bolinhos lindos ("inho" pq é mimoso e não pejorativo, tá?) e para variar, fiquei com vontade de testar... Uma dúvida: a forma que vc usou é de silicone, dessas que encontramos por aqui?
Se for, preciso providenciar urgentemente, pois tenho vários financiers seus salvos, esperando as forminhas (vergonha =P )
Bjs

Letrícia disse...

Que tudo. Não sei do que gostei mais - das avelãs, das amoras (congeladas, que saem infinitamente mais em conta), da combinação dos dois... só provando para tirar a dúvida ;-)

Durante a minha infância, alternei uma fase muito quietinha, como você, e outra super moleca, como a sua prima.

Beijos!

Nico disse...

Patrícia, querida, não se sinta só com isso, rsrs. Estou com quase 33 anos, e na minha infância também não sabia dar estrela, e até hoje nunca consegui andar de bicicleta que não seja ergométrica. E quando era pra fazer alguma atividade física, só com música mesmo.

Sobre os financiers, sempre tive vontade de experimentar, mas farinha de amêndoas tá sempre em falta aqui em casa. Nunca pensei em fazer financiers de outras sementes, até ontem que vi em um outro blog, um de nozes.
Tenho meio kg de nozes e 1kg inteirinho de avelãs n geladeira.
Resumindo, sua receita chegou na hora certa ;-)

Só tenho uma dúvida: é possível fazer financiers com geléia? Pq frutas congeladas também não duram aqui em casa.

Bj

Patricia Scarpin disse...

Cintya, como lhe falei lá no FB, até tenho algumas forminhas de silicone, mas prefiro as de metal, assam melhor e de maneira mais distribuída.
Bjs!

Lê, além do preço mais camarada, as berries congeladas em bolinhas assim mantem o seu formato melhor do que as frescas.
Bj!

Nico, querida, então vc me entende bem, né? :D
Dá para fazer com geleia, sim, inclusive tem uma receita aqui no blog, dá uma procurada, de financiers com geleia de damasco, e vc pode trocar a farinha de amêndoa pela de avelã, variar o sabor da geleia, vai ficar uma delícia. Tem receita de financier de doce de leite aqui no blog, tb.
Beijos!

obat herbal wasir disse...

just blogwalking.. Nice post and have a nice day :)

Cristine Akemi disse...

Pat, adorei essa foto pq mostra um tequinho da sua varanda, o que eu não lembro de ter visto antes... :)
Amei que tem duas fotos em alguns posts! (e amei as receitas tbm, mas esses dias não estou muito no clima de cozinhar, sei lá).

Beijos!
Cris

Patricia Scarpin disse...

Cris, querida, que bom que vc gostou - participação especial do meu manjericão, vc viu? ;)
Bom te ver aqui.
Beijos!

Unknown disse...

Olá Patrícia =)
Recentemente abri um blog e publiquei lá esta sua receita de financiers referenciando para o seu blog! Dê lá um saltinho e veja =)

http://dentesedoces.blogspot.pt/2015/08/financiers-de-avela-e-amora-para-um.html

Obrigada ;)