segunda-feira, julho 07, 2014

Empanadas de palmito - delícia de petisco para os jogos da Copa

English version

Hearts of palm empanadas / Empanadas de palmito

A Copa está sendo bem divertida e já tivemos vários jogaços – aposto que os fãs de futebol pelo mundo tem roído as unhas como se não houvesse amanhã. :)

Para evitar que isso aconteça, é uma boa ideia ter algo para beliscar durante as partidas – eu sempre quis fazer empanadas e elas me pareceram perfeitas para a ocasião, mas como já tinha feito esfihas semanas antes não estava a fim de comer mais carne. Portanto, misturei Argentina e Brasil e recheei as empanadas com palmito, fazendo-as vegetarianas e deliciosas – os dois países juntos dentro do campo são algo perigoso, mas a combinação funcionou lindamente na minha cozinha. :D

Inspiradas nestas empanadas lindas usei um cortador de 10cm de diâmetro e as minhas empanadas ficaram pequeninas e bonitinhas – vocês podem fazê-las maiores, se quiserem, mas no final não importa: elas foram um belisquete perfeito para os jogos e combinaram muito bem com algumas cervejas geladas. ;)

Empanadas de palmito
inspiração daqui, massa do Epicurious, recheio criação minha

- xícara medidora de 240ml

Massa:
215g de farinha de trigo
100g de farinha de trigo integral
1 ½ colheres (chá) de sal
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, gelada e em cubinhos de pouco mais de 1cm
1 ovo grande
1/3 (80ml) de água gelada
1 colher (sopa) de vinagre de vinho branco

Recheio:
½ colher (sopa) de azeite de oliva
½ cebola bem picadinha
1 dente de alho gordinho, amassado e picadinho
300g de palmito picado
sal e pimento do reino moída na hora
2 ½ colheres (sopa) de água fervente
¼ xícara de folhas de salsinha, picadinhas – meça, depois pique

Para pincelar:
1 ovo + ½ colher (chá) de água, levemente batidos com um garfo

Comece pela massa: peneire as farinhas e o sal em uma tigela grande e junte a manteiga, misturando com as pontas dos dedos até obter uma farofa grossa. Em um potinho, bata juntos com um garfo o ovo, a água e o vinagre. Adicione aos ingredientes secos, mexendo com um garfo, até que uma massa comece a se formar – a massa vai parecer despedaçada, mas ao sovar ela se forma. Eu fiz a massa no processador de alimentos e foi fácil e rápido.

Transfira a mistura para uma superfície levemente enfarinhada e junte a massa com as mãos, sovando levemente, apenas o suficiente para que a massa se forme. Molde-a em um retângulo, embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 1 hora.

Recheio: aqueça o azeite em uma panela média em fogo algo. Junte a cebola e cozinhe até ficar transparente. Junte o alho e refogue até perfumar. Junte o palmito, tempere com sal e pimenta, junte a água, cubra e cozinha em fogo médio por 2-3 minutos ou até que a água seja absorvida. Junte a salsinha, misture, retire do fogo e deixe esfriar completamente.

Pré-aqueça o forno a 200°C. Forre duas assadeiras grandes, de beiradas baixas, com papel manteiga.
Retire a massa da geladeira e abra com um rolo até que fique com aproximadamente 6mm de espessura. Corte círculos de 10cm de diâmetro com a massa e coloque cerca de ½ colher (sopa) de recheio em cada um. Dobre a massa, formando uma meia-lua, e aperte bem as pontas para selar o recheio. Transfira para a assadeira preparada.
Quando terminar de formatar todas as empanadas, pincele-as com o ovo batido e leve ao forno por 25-30 minutos ou até dourarem.

Rend.: 22 unidades


3 comentários:

Su Delícia disse...

que belas receiinhas!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/

Anônimo disse...

Estou sempre por aqui e nunca comento! Adoro as receitinhas! Já testei várias do seu blog sobretudo muffins que eu amooo e o potinho de chocolate que ia água por cima (bom demais diga-se de passagem)!

É possível congelar essas empanadas? Ou não fica tão bom? Pergunto porque fazer toda essa quantidade pra uma casa com poucas pessoas nem sempre dá certo..rsrs...

Seu blog está nos meu favoritos!!!
bjs
Vanessa

Patricia Scarpin disse...

Vanessa, tudo bem?
Que bom que vc gostou dos potinhos de chocolate, a receita é bem fácil, né?
No blog que linkei no post está escrito que as empanadas podem ser congeladas cruas - eu não testei, não sei se dá certo, ok?
Bjs!