terça-feira, julho 15, 2014

Cookies de aveia e castanha de caju e uma história do passado que poderia acontecer com alguém neste exato momento

English version

Cashew oatmeal cookies / Cookies de aveia e castanha de caju

Outro dia, enquanto preparava esses cookies, me lembrei de uma época da minha vida, ali no comecinho da adolescência, quando costumava folhear as revistas das primas mais velhas – elas sempre compravam a Capricho, alguém aí lembra? Eu me lembro de ler algo sobre Ana Paula Arósio e as mais de setenta capas de revista que ela estampara até então – ela tinha apenas quinze anos. Lindíssima, ela parecia um mulherão e era apenas dois anos mais velha do que eu.

Uma das perguntas que a entrevistadora fez a Ana Paula foi como ela conseguia ficar “em forma”, para o que a modelo respondeu aquela coisa óbvia de comer muitas frutas e verduras, e que gostava de coisas como banana com aveia e mel, porque “fazem bem para a saúde”. O meu cérebro de treze anos de idade capturou a informação imediatamente, apenas para se decepcionar segundos depois, já que eu, também, comia muitas frutas e verduras e eu, também, adorava banana com aveia e mel, mas eu não parecia a Ana Paula Arósio. Nem de longe. Eu era uma menina magra, mas não esquelética, era baixinha, e meu rosto e braços eram cobertos de sardas (ainda são, na verdade). Eu não usava roupas da moda e meu cabelo vivia em um rabo de cavalo. Eu não usava batom nem cílios postiços – nem peito eu tinha. Mas eu não sabia, na época, tudo o que há por trás de uma capa de revista, e eu achei que havia algo de muito errado comigo porque apesar de eu comer (e adorar) legumes e frutas eu não parecia uma modelo. :(

Tudo isso me passou pela cabeça enquanto assava esses cookies porque aveia é, sim, boa para a saúde, apesar de eu ter duvidado disso por um momento lá na adolescência. Aveia é uma delícia com banana e mel (e uma pitadinha de canela, hum!), ótima em granola e cookies.
Legumes e frutas são excelentes para a saúde, também, e são deliciosos, o que sempre ajuda. Por isso, continuemos comendo nossos verdinhos e nossos grãos para ficarmos saudáveis, tentando nos manter positivas e nos blindando de todo o lixo com o qual a mídia nos bombardeia todos os dias.

Cookies de aveia e castanha de caju
um nadinha adaptados da sempre linda Delicious Australia

- xícara medidora de 240ml

¾ xícara (110g) de farinha de trigo
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
¼ colher (chá) de canela em pó
125g de manteiga sem sal, temperatura ambiente
¾ xícara (150g) de açúcar demerara
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 ovo
110g de aveia em flocos
150g de castanhas de caju torradas e salgadas, picadas grosseiramente

Pré-aqueça o forno a 180°C. Forre duas assadeiras grandes, de beiradas baixas, com papel manteiga.
Em uma tigela média, misture com um batedor de arame a farinha, o bicarbonato, a canela e o sal.
Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até obter um creme claro. Junte a baunilha, batendo, seguida do ovo, e bata para incorporar. Raspe as laterais da tigela ocasionalmente. Em velocidade baixa, acrescente a mistura de farinha e a aveia, e bata somente até incorporar. Incorpore as castanhas.
Coloque porções de 2 colheres (sopa) niveladas de massa por biscoito nas assadeiras deixando 5cm de distância entre uma e outra. Asse por 13-15 minutos ou até que dourem nas extremidades. Deixe esfriar nas assadeiras por 2 minutos, e então deslize o papel com os biscoitos para uma gradinha e deixe esfriar.

Rend.: cerca de 22 unidades

9 comentários:

CRIKA disse...

Nossa!!! Eu também tinha 13 anos quando li a revista Capricho, de vez em quando a minha mãe comprava pra mim, eu gostava dos testes para saber se eu sabia beijar (apesar de nunca eu ter beijado ninguém, meu primeiro beijo foi aos 15 anos!) e para saber se aquele "gato" estava me dando bola!!! Pobre de mim, era baixinha e gordinha, olhos castanhos e cabelos pretos liso, escorrido até a cintura, também sonhava em ser como a Ana Paula Arósio e a Luana Piovani que na época fazia uma mini série (Sex Appeal), fui massacrada no início da minha adolescência, todos os garotos me chamavam de gorda, mas quando olho as minhas fotos eu não era obesa era "gordinha". Até hoje (pesando 52 kilos e 1,60 de altura)não consigo me achar magra, traumatizei!!! Seus cookies ficaram lindos, também gosto muito de banana, aveia e mel!!!! Bjks

Cozinhar é Preciso - Cintya Maria disse...

Bons tempos! Capricho... quem nunca? Eu assinava e adorava essa revista. A Ana Paula Arósio e eu temos a mesma idade, embora o meu aniversário seja no mesmo dia da Luana Piovani (blagh), que era da mesma época. Eu gostava muito da Ana Paula; pela simplicidade que ela aparentava ter e também por ela ter pernas mais grossas do que as outras modelos, o que me consolava, pois as minhas eram (ou melhor ainda são) grossas. E eu me achava a "gorda"...rsrs.
Só que naquela época eu já comia aveia com banana amassada, algo que faço até hoje pela manhã, quase todos os dias. Marido tbém adotou esse hábito! =) E meus exames de colesterol estão sempre em dia!
Nada mal deixar a minha mistura matinal por esses deliciosos cookies. Ficaram muito apetitosos, Patricia!
A foto está impecável!
Bjs

Anônimo disse...

Hoje é aniversário da Ana Paula Arósio...

Patricia Scarpin disse...

Crika e Cintya, acho que muitas meninas se sentiam como nós, não?
Bjs!

Anônimo, eu não tinha ideia, que coincidência.

Anônimo disse...

Ficam macios ou crocante?

Abçs,obrigado pelo blog.

Patricia Scarpin disse...

Anônimo, ficam crocantes nas bordinhas e macios no centro.

Patricia Scarpin disse...

Nico, eu nunca sofri com espinhas e coisas assim, também tinha a pele boa - tenho até hoje, logo faço 36 e não tenho ruguinhas nem pés de galinha ainda. Nisso puxei minha mãe - você tem razão quanto à genética, mas uma boa alimentação e ingestão de água também ajudam, e no caso da minha pele ajuda o fato de eu nunca ter gostado de sol. Meu cabelo estava caindo muito e foi por isso que descobri que estava com anemia.

Espero que vc goste dos cookies, querida. Beijos!

Unknown disse...

Olá! Boa Tarde!

A aveia poderia ser substituída por outro ingrediente?

Mangia che te fa bene disse...

Patricia, parecem deliciosos! A massa é muito mole?