Monday, June 02, 2014

Financiers de laranja e sementes de papoula e uma queda por projetos estranhos

English version

Orange poppy seed financiers / Financiers de laranja e semente de papoula

Eu lhes disse, meses atrás, que não estava com vontade de ver “Ninfomaníaca”, mas dias atrás fiquei tão entediada com a programação da TV que dei uma chance ao filme, apenas para ter certeza, no final, de que Lars Von Trier não é mesmo a minha praia. Há algumas imagens belíssimas no filme, mas não gostei dele como um todo. É pornô – e não há nada errado com isso –, mas as pessoas deveriam parar de vender como arte.

A novata Stacy Martin ficou com toda a ação no primeiro filme, mas pelo que li a pobre Charlotte Gainsbourg está em uma enrascada no volume II – devo dizer que acho Charlotte uma atriz muito corajosa, pois depois do que ela passou em “Anticristo” poderia ter jurado que ela jamais trabalharia com Lars Von Trier novamente (eu certamente não trabalharia). Ela o fez, e mais de uma vez.

Enquanto Charlotte parece ter uma queda por projetos estranhos, a minha “queda” é muito mais simples e deliciosa: financiers. São docinhos que adoro, favoritos mesmo, e sempre os faço quando tenho claras no freezer – tem horas que digo que vou juntá-las para fazer um bolo, mas os financiers acabam vencendo a disputa. As raspas de casca de laranja deram a estes financiers um perfume e sabor maravilhosos, enquanto as sementes de papoula deram um toque crocante bem leve à textura macia dos bolinhos.

Financiers de laranja e sementes de papoula
adaptados do sempre delicioso Simply Bill

85g de farinha de amêndoa
135g de açúcar de confeiteiro peneirado
55g de farinha de trigo peneirada
1 pitada de sal
1 ½ colheres (sopa) de sementes de papoula*
raspas da casca de 1 laranja bem grande ou 2 pequenas
5 claras grandes
95g de manteiga sem sal, derretida e fria
1 colher (chá) de extrato de baunilha
açúcar de confeiteiro, para polvilhar

Em uma tigela grande, misture a farinha de amêndoas, o açúcar de confeiteiro, a farinha de trigo, o sal, as sementes de papoula e as raspas de laranja. Acrescente as claras e misture somente até incorporar. Acrescente a manteiga e a baunilha e misture. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por 1 hora.
Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga e enfarinhe dez forminhas de muffin ou minibolo com capacidade para 100ml cada.
Divida a massa entre as forminhas. Asse por 15-20 minutos ou até que os financiers cresçam e dourem (faça o teste do palito). Transfira para uma gradinha, deixe esfriar por 2 minutos e então desenforme, transferindo para a gradinha. Deixe esfriar completamente. Polvilhe com açúcar de confeiteiro para servir.
Financiers são mais gostosos no dia em que são preparados, entretanto podem ser guardados em um recipiente hermético por até 2 dias.

* as minhas foram trazidas de viagens

Rend.: 10 unidades

5 comments:

Amanda said...

Pat, é curioso comentar o indigesto Trier em um blog que só tem gostosuras... Eu gosto desse norueguês maluco e acho que ele é muito cuidadoso com os seus filmes é só prestar atenção na fotografia, trilha sonora, cenários, elenco, no entanto os temas que ele aborda perturbam, incomodam, irritam. "Ninfomaníaca II" é melhor que o primeiro, é menos pornográfico e psicologicamente mais denso. Charlotte Gainsbourg é bem corajosa e, para mim, "Anticristo" foi um rascunho de Ninfomaníaca. Acredito também que o filme só se realizou porque era uma ninfomaníacA, um ninfomaníacO é socialmente aceitável. Bjs!

Raquel Alabaça said...

As sementes de papoila dão um charme muito próprio, tornam tudo bonito e muito apetecível.
Beijinho

Patricia Scarpin said...

Amanda, concordo contigo sobre o cuidado do Lars Von Trier com imagens, trilhas, até mesmo referências - acho isso bonito do ponto de vista estético, mas não gosto da forma como ele aborda os assuntos (que são interessantes, em alguns casos).
Adorei saber a sua opinião. Beijos!

Valentina said...

Pra mim poppy sedes dao um toque charmoso ao bolinhos. Tao mimosos.

Lucy® said...

Aonde consegues achar sementes de papoulas?
;-)

Related Posts with Thumbnails