quarta-feira, abril 30, 2014

Pavlovas de chocolate e duas surpresas no mesmo seriado + uma novidade

English version

Chocolate pavlova / Pavlova de chocolate

Nunca prestara atenção em Jon Hamm antes de “Mad Men” (e aparentemente não fui a única) e apesar da minha bronca com a quinta e parte da sexta temporadas tenho de ser honesta: não poderia haver outro Don Draper, Hamm é perfeito para o papel.

Acostumada ao sisudo – e por vezes rude – personagem do seriado me surpreendi ao vê-lo em uma comédia, e dias atrás a surpresa foi ainda maior ao vê-lo atuando em uma série de humor negro, e o fazendo brilhantemente. O choque dobrou quando vi, no mesmo seriado, Harry Potter, quero dizer, Daniel Radcliffe absolutamente fantástico dando vida a um personagem completamente diferente de HP – jamais imaginei que ele tivesse um timing tão bom para comédia.

Tudo em “A Young Doctor's Notebook” é sublime: o elenco coadjuvante, o roteiro, a produção. Foram duas horas muito bem gastas na frente da TV e agora espero ansiosamente pela próxima temporada – enquanto isso não acontece, mantenhamos a Mãe Rússia em mente com esta deliciosa sobremesa criada em homenagem a Anna Pavlova.

UPDATE: O Technicolor Kitchen agora tem uma página no Facebook - vem gente! :D

Pavlovas de chocolate
adaptadas do fantástico Bon Appetit Desserts, inspiradas pelo lindíssimo Annie Bell's Baking Bible

- xícara medidora de 240ml

Suspiros:
4 claras grandes (112g)
1 pitada de sal
¼ colher (chá) de cremor tártaro
1 xícara (200g) de açúcar cristal
2 colheres (chá) de amido de milho
½ colher (chá) de vinagre branco
½ colher (chá) de extrato de baunilha
1 colher (sopa) de cacau em pó, sem adição de açúcar, peneirado

Para a montagem:
1 xícara (240ml) de creme de leite fresco bem gelado
1 colher (sopa) de açúcar de confeiteiro, peneirado
200g de framboesas frescas

Suspiros: pré-aqueça o forno a 180°C. Forre uma assadeira grande, de beiradas baixas, com papel manteiga.
Na tigela grande da batedeira, bata as claras e o sal até espumarem. Junte o cremor tártaro. Continue batendo até que picos suaves se formem. Aos poucos, acrescente o açúcar, batendo até que a mistura fique espessa e brilhante, cerca de 5 minutos. Junte o amido de milho, o vinagre, a baunilha e o cacau e bata. Coloque colheradas de merengue na forma preparada, formando 6 montinhos arredondados (deixando 5cm de distância entre um e outro). Com as costas de uma colher, faça uma leve depressão no centro de cada montinho.
Leve ao forno e imediatamente baixe a temperatura para 120°C. Asse até que os suspiros estejam secos por fora (mas ainda macios por dentro), a cor esteja opaca e que possam ser removidos facilmente do papel manteiga, aproximadamente 70 minutos. Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha (os suspiros podem ser preparados até 8 horas antes de serem servidos – mantenha em temperatura ambiente).

Na hora de montar a sobremesa, bata o creme de leite e o açúcar em uma tigela média até obter picos médios. Coloque os suspiros em pratinhos e coloque colheradas de creme batido no centro de cada um deles. Arrume as framboesas sobre o creme.

Rend.: 6 porções

4 comentários:

Silvia, de Álamos Ventosos disse...

No conozco la serie que comentás, pero el título me resulta interesante. Estaré al pendiente. el postre es sublime en todos los sentidos. Saludos, Patricia.

Unknown disse...

Adoro essa serie, no começo eu so conseguia ver o Harry Potter e nao conseguia imaginar o Hamm como uma versao mais velha do Daniel,mas la pelo terceiro episodio nem me lembro de Potter nenhum. Otima atuaçoes e que humor negro.

Unknown disse...

Eu fiz essa receita em 2015/2016, não me lembro bem. E como eu apenas salvei o site então não lembrava mais de onde era. Desde que fiz minha família me cobra muito pra repetir essa receita porque disseram que era mega delicioso. Rodei em vários sites todos esses anos e hoje eu achei, estou emocionada. Advinha o que vai ter de sobremesa na primeira oportunidade? Gratidão por compartilhar com a gente seu conhecimento.

Patricia Scarpin disse...

Olá, tudo bem? Fiquei tão feliz lendo o seu comentário! Emocionada também estou sabendo que a sua família gostou tanto da receita. Muito obrigada por vir me contar sobre a pavlova. Um beijo!