quinta-feira, abril 10, 2014

Bolo Madeira de limão siciliano e o poder da calda

English version

Lemon Madeira cake / Bolo Madeira de limão siciliano

Sim, eu fiz mais um bolo de limão siciliano. De novo. É um vício, não consigo me controlar. :D

Bolos são os doces de que mais gosto de fazer, limão siciliano é o meu sabor favorito e sempre tenho um ou dois deles na geladeira – fica fácil decidir. Entretanto, quando este bolo esfriou e cortei uma fatia dele, achei que precisava de algo mais – era um bolo simples (do tipo que adoro), mas precisava de um tchan: precisava ser pincelado com uma calda quente de limão – isto tornou um bom bolo em um bolo maravilhoso.

Acho que o pessoal por trás de “Mad Men” decidiu pincelar calda quente de limão por todo o seriado no meio da sexta temporada – uhú! \0/

Bolo Madeira de limão siciliano
um tiquinho adaptado do lindíssimo Seasonal Baking

Bolo:
100g de manteiga sem sal, derretida e fria
280g de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
4 ovos grandes
300g de açúcar cristal
raspas da casca de 2 limões sicilianos
suco de 1 limão siciliano
150ml de creme de leite fresco

Calda:
2 colheres (sopa) de suco de limão siciliano
50g de açúcar cristal

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte generosamente com manteiga e enfarinhe uma forma de furo central (tipo Bundt) com capacidade para 10 xícaras de massa.
Peneire a farinha, o fermento e o sal em uma tigela e reserve. Na batedeira, bata os ovos, o açúcar e as raspas da limão até obter um creme bem claro e espesso. Com uma colher grande ou espátula de silicone, gentilmente incorpore o creme de leite à mistura, seguido dos ingredientes peneirados, a manteiga e o suco de limão – misture apenas até misturar os ingredientes, não mexa demais para não perder o ar incorporado à massa. Transfira para a forma preparada e asse por cerca de 50 minutos ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito). Deixe o bolo esfriar na forma por 15 minutos, e então desenforme sobre uma gradinha e deixe esfriar.

Calda: coloque o suco de limão e o açúcar em uma panelinha e leve ao fogo médio até que comece a ferver. Ferva em fogo baixinho por 1 minuto, retire do fogo e pincele o bolo generosamente com a calda quente. Deixe esfriar antes de servir.

Rend.: 10-12 porções

12 comentários:

gabis disse...

Limão siciliano é meu favorito também. Morro de vontade de ter um pé haha pena que moro em apartamento :(, quem sabe um dia né? Mas além da receita, também me apaixonei por esse pratinho azul. AMO a cor mint blue. Onde você comprou essa belezura? Obg!

Entre Tralhas e Panelas disse...

Esse bolo tem uma cor linda :)

Raquel Alabaça disse...

Eu também gosto de bolos simples e de sabores citricos, com uma calda assim fica mesmo irresistível :-)

Mariana disse...

Patrícia, ficou lindo e deu vontade. Vou testar. Mas bateu a curiosidade: por que "bolo madeira"? Um beijo.

Patricia Scarpin disse...

Gabis, eu comprei no supermercado St. Marché, mas já vi na Camicado tb.

Mariana, é um bolo para ser consumido com vinho Madeira. :)
Bj!

Jaque Sobral disse...

Adoroooo seu blog ! amo as fotos , amo os bolos ,faço bolos também uma paixão que se tornou minha "profissão". Adorei saber que tem outra louca por limão Siciliano !
quando puder dá uma olhadinha na minha pagina do facebook ... Mamãe fez Bolo . Embora tenha percebido que seu blog lindíssimo não tem uma pagina por lá.

Bjinhos

Jaque

Sue disse...

Paty, tbm amo bolo e limão!
E quanto ao MadMan...ai meu Deus...to na quarta temporada! Fiquei ansiosa para entender o que quis dizer!rs bjao Sue (Peggy)

Patricia Scarpin disse...

Jaque, não dá tempo de manter o blog e uma página do Facebook. E muita coisa, eu não vivo disso, tenho outras coisas para fazer, então eu opto por ficar só por aqui.
Bj!

Sue, tomara que vc goste, darling!
xx

Tia Dorinha disse...

Desde a postagem até hoje já fiz a receita 4 vezes, e sempre parece que tem que fazer mais.
Já chamo a receita de Bolo de Um Dia, pois não sobra nada pro dia seguinte.
Delicioso, fofinho, perfeito.

Patricia Scarpin disse...

Tia Dorinha, que notícia ótima! Adorei saber que o bolo está fazendo sucesso aí contigo! Obrigada!

Aline disse...

Acabei de fazer, super aprovado...delicioso!

Patricia Scarpin disse...

Aline, que notícia maravilhosa! Obrigada por vir aqui me contar. Bj!