sexta-feira, março 21, 2014

Quiche de presunto e rúcula e algo bom que vai durar pouco

English version

Ham and arugula quiche / Quiche de presunto e rúcula

Conforme chego aos últimos episódios de "The Killing" me pego pensando no quão injusto é uma série tão excelente ser cancelada tão cedo (já foram dois cancelamentos, o que me deixa mais perplexa). Li que o Netflix encomendou uma quarta temporada com seis episódios para concluir a série – obrigada, Netflix – mas mesmo assim acho difícil entender como algo tão bom pode durar tão pouco – a chatésima “Frasier” teve onze temporadas.

Nunca como quiches e não ser quando eu mesma as faço (ou minha avó – as quiches dela são fenomenais): a massa, geralmente empapada, não tem sabor algum e o recheio é duro e igualmente sem gosto. :S Quando como quiche quero uma massinha amanteigada e que desmanche na boca, e o recheio tem de ser sedoso, daqueles que balançam levemente ao mexermos na torta. A receita que trago hoje é um pouquinho diferente: a base é feita de massa folhada – o que foi perfeito para mim já que estava bem sem tempo naquele dia – e o parmesão salpicado por cima do recheio cria uma crostinha dourada e crocante – obrigada, Donna.

Acho que boa comida bem feita é como bons seriados de TV: nem sempre é possível tê-los, por isso quando temos é melhor aproveitarmos ao máximo.

Quiche de presunto e rúcula
da sempre deliciosa Donna Hay magazine

- xícara medidora de 240ml

1 ½ colheres (sopa) de manteiga sem sal
1 cebola bem picadinha
8 ovos
1 xícara (240ml) de creme de leite fresco
sal e pimenta do reino moída na hora
2 pacotes de massa folhada descongelada
250g de presunto fatiado e rasgado
2 xícaras de rúcula baby (usei comum)
½ xícara de parmesão ralado bem fininho – rale, depois meça

Pré-aqueça o forno a 200°C e coloque uma assadeira grande, de beiradas baixas, para aquecer dentro do forno.
Em uma frigideira, aqueça a manteiga e junte a cebola, refogando por 1-2 minutos ou até dourar. Transfira para uma tigela grande e deixe esfriar. Junte os ovos, o creme de leite, o sal e a pimenta e misture com um batedor de arame até incorporar.
Unte levemente com manteiga duas assadeiras de torta de fundo removível de 18cm de diâmetro cada e forre-as com a massa folhada, retirando o excesso. Faça furinhos no fundo da massa com um garfo e leve à geladeira por 10 minutos.
Divida o presunto e a rúcula entre as formas e com jeitinho derrame a mistura de ovos sobre eles. Salpique com o parmesão e leve ao forno (sobre a assadeira quente) até que os topos das quiches dourem e estufem. Deixe esfriar um pouquinho e sirva.

Rend.: 8 porções – fiz três quiches de 10cm cada usando rúcula e presunto a olho, 1 pacote de 300g de massa folhada, 3 ovos, 1/3 xícara de creme de leite fresco, 1 pitada de noz-moscada ralada na hora, ½ cebola, 1 colher (sopa) de manteiga e 3 colheres (sopa) de parmesão


9 comentários:

Luciana Leal disse...

Nossa, eu estou com uma fome!! E essa foto está me matando!!! Deve estar uma delícia essa quiche. Hoje em dia eu tenho comido doces e salgados feitos por mim mesma, acho que as lanchonetes, padarias andam sacaneando muito, acho que é tudo feito com uma pressa, de qualquer jeito... suas receitas me salvam bastante!!! Beijo

Unknown disse...

Que delicia...

viagemboaviagem@blogspot.com

valeria rezende disse...

Ola Patrícia. Concordo com vc.TK é excelente.Talvez seja o formato , com roteiro mais pesado(ou complexo) e atores que fogem dos padrões de beleza a deixe indigesta p/ a maioria do público.Uma pena.
Beijos!

Patricia Luck disse...

Patricia, gosto de ler seu blog não só porque suas receitas sempre fazem sucesso por aqui, como também me lembram de como é fácil fazer um lanche saboroso...Temos o costume de almoçar bem e à noite faço um prato único (porque ficar na cozinha o dia todo não dá, né). É sempre massa, risoto, pizza caseira, sopas, lasanha...Uma quiche vai cair muito bem na próxima semana..
Obrigada!

Patricia Luck disse...

Ah! Acho que ficaria muito bom temperar as quiches com noz moscada também!

Pimentinha disse...

Vou ter que experimentar!! Que bom aspecto e excelente combinação de sabores...
Bjinhos

Masterchef cá de casa disse...

Tão delicadas! E com simplicidade se regalam os olhos...

Patricia Scarpin disse...

Luciana, que bom saber que as receitas lhe são úteis, adorei!
Beijo!

Val, fico pensando em "Game of Thrones", por exemplo, que é super violenta. Talvez em "The Killing" falte cenas de sexo... :D

Unknown, espero que goste da quiche! Eu gosto de usar noz-moscada em receitas que levam leite/creme de leite e espinafre tb, combinam muito.
Bj!

Cozinhar é Preciso - Cintya Maria disse...

Que delícia!
E nessa versão mini ficou demais Patricia! Mais uma que vou testar! Nhamm...rs
Obrigada por compartilhar!
Bjs