sexta-feira, março 14, 2014

Almôndegas de berinjela e Stephen Holder

English version

Eggplant "meatballs" / Almôndegas de berinjela

Alguns personagens coadjuvantes tem o poder de roubar a cena de seus colegas principais em filmes e seriados: Amy Poehler, por exemplo, é super engraçada, mas para mim Tom Haverford é o destaque de “Parks and Recreation”.

Terminei a primeira temporada do excelente “The Killing” e fiquei boba com a performance poderosa de Mireille Enos, mas Joel Kinnaman foi a verdadeira surpresa aqui: seu Stephen Holder é uma delícia de assistir, trazendo um necessário – e brilhantemente feito – alívio cômico a um seriado bastante sombrio. Ele tem as melhoras falas e as interpreta perfeitamente, me fazendo gargalhar em vários momentos – uma das minhas cenas preferidas é quando Linden lhe diz que se ele é vegetariano não pode comer torresmo e ele responde que “torresmo é junk food, não conta” (aqui aos 1:10 para quem quiser rir). :D

Estas almôndegas, feitas de berinjela sem um mísero tiquinho de carne sequer, são deliciosas – eu as servi com macarrão, ficaram ótimas assim. A massa é bem molinha e demorei um pouco para conseguir moldar as bolinhas – pensei em adicionar um ovo à massa para facilitar as coisas, mas desisti da ideia ao ver meu marido beliscando enquanto eu a moldava; juntei um pouco mais de farelo de pão e funcionou – só tive de fritá-las com bastante jeitinho para que não desmanchassem.

Acho que estas “almôndegas” de berinjela serão um sucesso na sua casa, também – sejam vocês verdadeiros vegetarianos ou vegetarianos à la Holder. :D

Almôndegas de berinjela
um tiquinho adaptadas do A Girl Called Jack: 100 Delicious Budget Recipes

1 berinjela
1 cebola bem picadinha
1 dente de alho grande bem picadinho
1 pimenta vermelha bem picadinha
3 azeitonas pretas grandes, bem picadinhas
2 colheres (sopa) de óleo de canola
raspas da casca + o suco de 1 limão siciliano pequeno
cerca ¼ xícara de farelo de pão
2 colheres (sopa) de parmesão ralado bem fininho
1 punhado pequeno de folhas de salsinha, picadas
1 punhado pequeno de folhas de manjericão, picadas
sal e pimenta do reino moída na hora
molho de tomate, para servir

Corte as pontas da berinjela e então corte ao meio no sentido do comprimento. Pique a berinjela em pedaços pequenos e transfira para uma frigideira ou panela antiaderente. Junte a cebola, o alho, a pimenta vermelha, as azeitonas e 1 colher (sopa) do óleo e leve ao fogo médio, cozinhando por 10 minutos ou até que amacie e doure.

Acrescente as raspas e o suco de limão, misture, e então retire do fogo. Transfira para uma tigela grande e deixe esfriar um pouco. Junte o farelo de pão, o parmesão e as ervas, tempere com sal e pimenta do reino e misture – se massa estiver mole demais para ser enrolada, junte mais farelo de pão e/ou leve à geladeira por alguns minutos. Forme bolinhas com a mistura – cerca de 1 colher (sopa) de mistura por almôndega. Limpe a frigideira antiaderente com papel toalha, aqueça a colher de óleo restante nela e frite as bolinhas com cuidado, até dourá-las de todos os lados. Retire do óleo, escorra em papel toalha e sirva imediatamente com o molho de tomate.

Rend.: cerca de 12 unidades

8 comentários:

Terla disse...

Amamos receitas vegetarianas <3

Pimentinha disse...

Belas almôndegas vegetarianas! Gostei!
Bjos
http://pitadasdecoisasboas.blogspot.pt/

Samy disse...

Adoro quando você posta receitinhas salgadas :)
Hoje mesmo inventei uma 'meleca' de berinjela que ficou horrível, agora entrei aqui e vi que posso fazer algo muito melhor com as que sobraram! Obaa!

Beijoss

Marisa disse...

Maior parte dos seus posts são receitas doces! Gosto muito quando posta receitas salgadas=P Gosto
ainda mais quando são vegetarianas!!
Um dia experimento esta! Parece ser uma boa alternativa às almondegas de carne!

Bjinhoo

Neyara disse...

Holderisms! Adorei, hahahahahaha!

Susana Gomes disse...

Que ideia deliciosa, adoro beringela, acho que vou experimentar. :)

Cristine Akemi disse...

Pati,

Fiz as almôndegas e ficaram um espetáculo!
Não coloquei no molho de tomate após fritar, arrumei em uma travessa, salpiquei queijo ralado por cima e grelhei no forninho elétrico.
Amei! Estou pensando em fazer amanhã de novo haha

Beijos!
Cris

Patricia Scarpin disse...

Cris, que notícia ótima, menina! Amei saber que vc gostou das almondeguinhas! <3
Beijo e obrigada por me contar!