segunda-feira, fevereiro 10, 2014

Biscoitinhos cítricos com semente de papoula, Matthew e Leo

English version

Citrus and poppy seed slice and bakes / Biscoitinhos cítricos com sementes de papoula

Admiro atores que são comprometidos com sua arte e estão dispostos a ir além por um papel, mas engordar/emagrecer/ficar feio para um personagem deve ser parte da preparação, não o único destaque – a transformação física e o talento devem seguir de mãos dadas. Nicole Kidman ganhou um Oscar por causa de um nariz postiço e não muito mais do que isso, enquanto que a impressionante perda de peso de Christian Bale em “O Vencedor” foi parte de sua interpretação de Dicky Eklund, não toda ela.

Assisti a “Clube de Compras Dallas” semana passada e apesar de não ter achado nada de incrível – é um filme OK com excelentes performances, como “Monster – Desejo Assassino” – o nível de dedicação de Matthew McConaughey e Jared é espetacular. Leto deveria ter tido mais tempo de tela, simplesmente maravilhoso como Rayon, e a performance contida, porém forte de Matthew é algo completamente diferente do seus filmes do passado, mas ainda acho que um roteiro melhor e um diretor mais talentoso conseguiriam tê-lo feito render mais (ele está ainda mais brilhante em “True Detective”, por exemplo).

Dito isso, se fosse eu a responsável por escolher o vencedor do Oscar de Melhor Ator este ano a estatueta iria para as mãos de Leonardo DiCaprio: ele é dez vezes mais ator do que Matthew jamais será (mesmo este tendo evoluído muito nos últimos anos) e seu personagem é detestável, mesmo com o tom de comédia (ou quase isso) que Scorsese escolheu para o filme, enquanto que o personagem de Matthew tem o fator empatia/compaixão a seu favor; o Lobo é um personagem complexo que expressa e desperta diversos sentimentos e emoções diferentes durante todas as três horas do filme e DiCaprio adicione camadas e camadas a ele, tornando-o odioso mas interessante, e eu não vi isso em Ron Woodroof – acho que o personagem poderia ter chegado a um nível bem diferente nas mãos de alguém mais talentoso como o próprio Leo ou Christian Bale.

Estes biscoitinhos são gostosos, amanteigados e simples de fazer – a receita original pedia por limão siciliano apenas, mas decidi usar laranjas, também, e incrementei com as sementes de papoula para deixá-los mais interessantes: elas dão uma carinha bonita e um toque crocante aos cookies. Entretanto, são opcionais já que por aqui nem sempre são fáceis de encontrar – digamos que os biscoitinhos sem elas são uma versão Matthew McConaughey enquanto que com elas são uma versão Leonardo DiCaprio. ;)

Biscoitinhos cítricos com semente de papoula
um nadinha adaptados do Epicurious

- xícara medidora de 240ml

Biscoitos:
2 ½ xícaras (350g) de farinha de trigo
¼ colher (chá)s de sal
2 ½ colheres (sopa) de sementes de papoula (opcionais)
1 xícara (226g) de manteiga sem sal, temperatura ambiente
¾ xícara (150g) de açúcar cristal
raspas da casca de 1 limão siciliano grande
raspas da casca de 1 laranja grande
1 colher (chá) de extrato de baunilha
4 gemas grandes

Glacê:
¾ xícara (105g) de açúcar de confeiteiro
½ colher (sopa) de suco de limão siciliano, mais se necessário
½ colher (sopa) de suco de laranja, mais se necessário

Biscoitos: em uma tigela média misture com um batedor de arame a farinha, o sal e as sementes de papoula. Na batedeira, bata a manteiga, o açúcar, as raspas de limão e laranja e a baunilha até obter um creme claro, cerca de 3 minutos (raspe as laterais da tigela ocasionalmente). Junte as gemas, bata somente até incorporar. Em velocidade baixa, adicione os ingredientes secos e misture somente até incorporar. Divida a massa em duas partes iguais e coloque cada metade em um pedaço grande de papel manteiga; forme um cilindro de aproximadamente 3,5cm de diâmetro com a massa, fechando-a dentro do papel manteiga usando uma régua – como a Martha faz aqui. Feche as pontas e leve à geladeira até firmar bem, mais ou menos 2 horas.
Pré-aqueça o forno a 180°C; forre duas assadeiras grandes com papel manteiga. Desembrulhe um dos cilindros de massa (mantenha o outro no freezer). Corte em fatias de 5mm e coloque-as nas assadeiras preparadas deixando um espaço de 2,5cm entre uma e outra. Asse até que os biscoitos firmem e as extremidades dourem, 12-14 minutos. Deixe esfriar um pouco nas assadeiras sobre gradinhas, depois retire, transfira para as gradinhas e deixe esfriar completamente. Repita com o outro cilindro de massa.

Glacê: peneire o açúcar em uma tigelinha e adicione os sucos, misturando, até obter um glacê – se necessário, junte mais suco aos pouquinhos. Espalhe o glacê sobre toda a superfície dos biscoitos ou apenas regue com um garfo em (foi o que fiz). Deixe o glacê secar, cerca de 10 minutos.
Os biscoitos podem ser guardados em recipiente hermético por até 3 dias.

Rend.: cerca de 50 unidades

9 comentários:

Masterchef cá de casa disse...

Rendem imenso!
Sexta chega um forno novo cá a casa. Vai ser a bombar e as bolachas ficam na lista.

Bettina disse...

Olá,

Faz tempo que estou para te perguntar onde que você consegue essas sementes de papoula, pois aqui em Curitiba/PR não acho em lugar algum!!
Socorro!!!
Bjos

Quéroul disse...

total concordante com as análises. queria muito ver Dallas... mas achei que ele tá incensado demais, não é um filme espetacular. Matthew tá bem, mas é só isso. Leto está uma lindeza sem fim, merecia mesmo mais tempo de tela. mas o Leozinho, como sempre, é bem mais mais mais. tá na hora dele, não tá???

Chef de Algibeira disse...

Lindas.. :)

bjs
Mafalda
http://masterchefdealgibeira.blogspot.pt/

Su Delícia disse...

Têm tão bom aspecto!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/

Raquel Alabaça disse...

Estão lindos e delicados, uma tentação!

Patricia Scarpin disse...

Bettina, as minhas foram compradas fora do Brasil.

Quéroul, já passou da hora, né? Ele já merecia ter ganhado, tão maravilhoso!

Amanda disse...

Olá, Patricia! Chegando por aqui agora e, simplesmente, adorando o seu blog. Parabéns! Concordo com você; o Leonardo DiCaprio é muito mais ator que Matthew McConaughey (que está evoluindo muito, achei que a pequena participação dele no Lobo... foi incrível, sem falar em True Detective ou o raríssimo Obsession), no entanto o personagem de O Lobo de Wall Street é tão desprezível que acredito que a Academia o desprezará, puro palpite... Hoje preparei o biscoitinho cítrico somente na versão Matthew, não tinha o tempero Leo, e ficou uma delícia!! Mais uma vez parabéns pelo seu belo trabalho!! Um abraço

Patricia Scarpin disse...

Oi, Amanda! Também acho Matthew incrível em "True Detective". O seriado é ótimo.
Adorei saber que vc gostou da receita, obrigada por vir aqui me contar!
Beijo!