sexta-feira, janeiro 17, 2014

Muffins de banana e framboesa, Cate Blanchett e virando a casaca

English version

Banana raspberry muffins / Muffins de banana e framboesa

Os indicados ao Oscar 2014 foram anunciados ontem e vários favoritos meus estão na lista: Leonardo DiCaprio, Christian Bale, Martin Scorsese, Judi Dench, Alfonso Cuarón, Amy Adams... Não confio no prêmio, mas é sempre bom ver gente talentosa sendo reconhecida por seu trabalho.

Depois de ver “Gravidade” – e ficar completamente encantada pelo filme – eu queria, com todo o meu coração, ver Sandra Bullock subindo as escadarias do Kodak Theater (sem tropeçar, claro) para receber o troféu de Melhor Atriz: ela está fantástica com Ryan Stone, uma performance que, para ser honesta, eu não esperava dela – adoro Sandra, mas não tinha ideia de que ela conseguiria atuar nesse nível. Foi uma boa surpresa e eu queria que ela fosse reconhecida por isso. Entretanto, vi “Blue Jasmine” ontem e Cate Blanchett consegue algo que chamo de pura perfeição no filme – até agora não consegui parar de pensar nela com Jasmine, na maneira como ela constrói a personagem e expressa suas emoções sem vaidade alguma, completamente a serviço do que o roteiro e o diretor querem dela. Sou fã de Cate há muitos anos e achei que tinha visto sua melhor atuação em “Elizabeth”, mas parece que eu estava errada – “Blue Jasmine” é o pico de uma carreira permeada de personagens criados e interpretados brilhantemente.

Desculpe, Sandrinha, mas estou mudando de lado. ;)

E já que estou sendo extremamente volúvel hoje, não vou mais dizer que a minha adição favorita a muffins de banana são mirtilos – sim, eles ficam ótimos combinados com banana, mas o sabor ligeiramente mais azedinho das framboesas combina ainda mais com estes muffins deliciosos e macios.

Muffins de banana e framboesa
um tiquinho adaptados da fantástica revista Olive

- xícara medidora de 240ml

250g de farinha de trigo
2 ½ colheres (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
50g de açúcar mascavo claro
50g de açúcar cristal
1 pitada de sal
2 bananas grandes, bem maduras, amassadas com um garfo
2 ovos grandes
½ xícara de buttermilk*
75g de manteiga sem sal, derretida e fria
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 xícara cheia de framboesas congeladas (use-as sem descongelá-las antes)

Pré-aqueça o forno a 180°C; forre uma forma de muffins com 12 cavidades com forminhas de papel (usei esta forma, comprei na Chocolândia, em SP).
Em uma tigela grande, misture com um batedor de arame a farinha, o fermento, o bicarbonato, os açúcares e o sal. Em outra tigela, misture as bananas, os ovos, o buttermilk, a manteiga e a baunilha. Despeje sobre os ingredientes secos e misture levemente com um garfo – massa de muffin é empelotada mesmo, não é lisa como massa de bolo; não misture demais ou os muffins ficarão duros.
Divida a massa entre as forminhas, arrume as framboesas por cima e afunde-as levemente na massa. Asse por cerca de 20 minutos ou até que cresçam e dourem (faça o teste do palito).
Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 5 minutos, e então desenforme com cuidado, transferindo os muffins para a gradinha. Sirva morninhos ou em temperatura ambiente.

* para fazer 1 xícara de buttermilk: coloque 1 colher (sopa) de suco de limão em uma xícara medidora de 240ml, complete com leite integral em temperatura ambiente e aguarde 10-15 minutos para sorar; use todo o conteúdo da xícara em usa receita

Rend.: 12 unidades

10 comentários:

Cecilia disse...

Patrícia, o muffin da foto está tão apetitoso! Também fiquei com vontade de ver o filme da Cate Blanchet e fui até ver o trailer. Beijos

Silvia, de Álamos Ventosos disse...

Tengo predilección absluta por las frambuesas, aunque para mí son muy difíciles de coseguir. Si lleva frambuesa: ¡Me gusta! Me psa lo mismo con las películas que abordan la monarquía inglesa. No he visto la película que comentás de C. Blanchett, pero he visto Elizabeth cientos de veces y pod´re verla ciento de veces más y cada vez quedaré más encantada con la representación de esa reina con estómago de rey (SIC).
Me encantan tus fotos, Patricia. Saludos.

valeria rezende disse...

Oi Patrícia. Sou suspeita para falar, pois a Cate é fantástica. Ainda não assiti o filme( cidade pequena, não sei se vai chegar no cinema)mas estou morrendo de vontade...Também amo Elizabeth, mas meu filme preferido com ela é notas sobre um escandalo, com a maravilhosa Judi Dench.
Beijos!

Fernanda Amarante disse...

Pat,
Lindos muffins, Pat. Agora sou eu que viciei em bolos de fubá. Testei várias receitas esses dias. O cremoso, que parece quase um pudim, com queijo, nunca vi você fazer. Acho divino. Mas tem um no Cakes, da Martha... Aaaai, esse é uma loucura. Mas só te conto em segredo.
Vou assistir a Blue Jasmine hoje. Adorei Rush, vi ontem e lembrei de ti.

Telita disse...

Muffins lindos.


______________________
Ana Teles | Telita
blog: Telita na Cozinha



P.S.: Já espreitaste o meu desafio de aniversário ? :)


anna disse...

Olá Patricia, quero dar-lhe os parabéns pelo seu magnifico blog. E foi por causa dele, de ler algumas vezes que a sua serie favorita era breaking-bad, que quando anuciaram que ia passar na televisão (em portugal) começei a seguir.Estou apaixonada e só vai no capitulo 6, mas já deu para rir e também já fiquei comovida. Por isso estou agradecida porque se não fosse os seus elogios à serie, esta de certeza me passaria ao lado. obrigado

Samy disse...

Gravidade foi excepcional! Fiquei muito surpresa também pois nunca fui grande fan da Sandra.
Estou recomendando o filme para vários amigos, o muffin parece delicioso! Eu continuo sem forninho :( ahahahahahah pelo menos meu colesterol melhorou :)

beijoss

Anderson disse...

Olá Patrícia
Uma dúvida: porque a massa de Cupcake é lisa e a de Muffin empelotada ? Não são a mesma coisa? Faço cupcakes igual a bolo e os bolinhos saem incrivelmente macios e fofinhos. Abs!

Patricia Scarpin disse...

Ceci, se vc vir o filme, me conta?
Bj!

Silvia, também adoro framboesas! Obrigada, querida.
xx

Val, é fantástica mesmo, e eu adoro "Notas Sobre Um Escândalo", é um filme excelente.
Beijo!

Fer, depois me conta o que achou do filme?
Ah, eu não gosto de bolo de fubá cremoso. :D
Beijo, querida!

Anna, que notícia ótima! Eu adorei saber que vc está gostando da série. Obrigada a você por vir aqui me contar, um beijo!

Anderson, muffins e cupcakes não são a mesma coisa. Veja o método de preparo dos muffins, é diferente do método de bolo em que se bate a manteiga e o açúcar, depois se incorporam os outros ingredientes.

CyntiaLuh disse...

Ai, Patrícia! Perdi as contas de quantas receitas daqui eu já fiz!

Acompanho o blog desde eu nem sei quando! Uma boa década, no mínimo rs
Pão integral, pão de centeio, "rolinhos" de coco, pão, pão, pão, bolo de cenoura, pão, pão, pão... hahaha Acho que é um dos espaços da blogosfera que guardo com mais carinho e indico para todo mundo!


Então, estava pensando em muffins e em como nunca fiz e não lembro de ter comido... e não sei se foi aqui que li que eles não tem nada a ver com um cupcake (como dito no comentário para alguém acima), mas fiquei curiosa para experimentar a textura!

Já estou colocando essa receitinha na lista da quarentena, junto com a torta de tomate - que diga-se, estou maravilhada com a beleza!

Ia fazer ontem a de tomate, mas a preguiça só deu para uma torta de liquidificador que assei na forma de bolo inglês para ficar bonita! kkk

Um beijo! Espero que você continue cozinhando por muitos anos e, se possível, compartilhando com a gente!