Wednesday, January 22, 2014

Biscotti de avelã, amêndoa e cranberry, e quando a competição é justa

English version

Hazelnut, almond and cranberry biscotti / Biscotti de amêndoa, avelã e cranberry

Sempre achei o Globo de Ouro muito mais divertido do que o Oscar e bem mais justo, também, já que drama e comédia são separados. “Justo” não é uma palavra que eu associe com frequência a estas premiações de cinema e TV já que sempre há as performances movidas a lobby que são indicadas (e vencem) às custas de gente talentosa deixada de fora.

Entretanto, este ano, quando Paula Patton e Aaron Eckhart anunciaram os indicados a Melhor Ator em Série de Drama, falei pro meu marido: “que raridade: todos eles merecem o prêmio”. A estatueta acabou nas mãos de Bryan Cranston – para minha alegria – mas teria sido completamente justo se Paula tivesse dito o nome de qualquer um dos outro quatro, e eu teria gostado do mesmo jeito. Acho que no fundo todos eles – e qualquer outro ator em um seriado grande de drama – comemoram o fato de que, ano que vem, Bryan Cranston não fará parte da competição. :D

Meu Bryan Cranston das receitas de biscotti, o de amêndoas da Alice Medrich, encontrou, depois de um bom tempo, competição à altura: estes biscotti da WS são tão gostosos quanto, e as cranberries secas macias são um bom contraste com o crocante das nuts. Nem pensem em substituir ou omitir as raspas de laranja: são elas que tornam estes biscotti tão especiais.

Biscotti de avelã, amêndoa e cranberry
um nadinha adaptados do delicioso Williams-Sonoma Collection: Cookies

- xícara medidora de 240ml

250g de farinha de trigo
½ colher (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de canela em pó
1/8 colher (chá) de sal
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, temperatura ambiente
¾ xícara (150g) de açúcar cristal
2 ovos
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
80g de avelãs, tostadas, sem a pele, picadas grosseiramente
80g de amêndoas, tostadas, sem a pele, picadas grosseiramente
½ xícara de cranberries secas, picadas se muito grandes
raspas da casca de 1 laranja

Pré-aqueça o forno a 180°C. Forre uma assadeira grande, de beiradas baixas, com papel manteiga.
Em uma tigela média, peneire juntos a farinha, o fermento, a canela e o sal. Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até obter uma mistura cremosa e cara. Junte os ovos, um a um, batendo a cada adição. Junte a baunilha. Em velocidade baixa, junte os ingredientes peneirados aos poucos e misture apenas até incorporá-los. Com uma espátula de silicone ou colher de pau, incorpore as avelãs, as amêndoas, as cranberries e as raspas de laranja até distribui-los por igual na massa (esta será molinha).

Transfira a massa para uma superfície bem enfarinhada e divida em duas partes iguais. Com as mãos enfarinhadas, transfira metade da massa para a assadeira preparada e forme um cilindro de 30x3,75cm com ela. Faça o mesmo com o restante da massa deixando 10cm de distância entre um cilindro e outro (eles esparramam ligeiramente enquanto assam). Asse até que dourem nas extremidades, 25-30 minutos. Transfira a forma para uma gradinha e deixe esfriar por 10 minutos. Escorregue o papel ainda com os cilindros de massa para fora da assadeira e forre-a novamente com papel manteiga. Com uma faca serrilhada, corte os cilindros de massa na diagonal formando fatias de 1,25cm, aproximadamente. Com cuidado, transfira-as para a assadeira com o lado cortado virado para cima. Asse por mais 10 minutos ou até que os biscotti dourem nas extremidades. Deixe esfriar completamente na assadeira sobre a gradinha.
Guarde os biscotti em um recipiente hermético, em temperatura ambiente.

Rend.: cerca de 4 dúzias – consegui 32 unidades


5 comments:

Teretetê na cozinha said...

Que tantos biscoitinhos gostosos por aqui, este ano vou ver se largo a preguiça e faço uns biscoitinhos...

Bombom said...

Receitinha maravilhosa para eu aproveitar os cranberries que andam por aqui! Obrigada ela partilha. Um bom Ano de 2014! Bjs. Bombom

Susana Machado said...

Devem ser maravilhosos!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/

Nicolas, Julia & Teddy said...

Oi,
Amo seu site!!
Onde vc encontra cranberries secas por aqui no Brasil?
Obrigada,

Patricia Scarpin said...

Olá,
Compro na Casa Santa Luzia, em SP.

Related Posts with Thumbnails