segunda-feira, outubro 14, 2013

Financiers de limão e sementes de papoula e "Game of Thrones"

English version

Lime poppy seed financiers / Financiers de limão e sementes de papoula

Já fui alguém que assistia a todo e qualquer seriado de TV transmitido aqui no Brasil (até mesmo coisas como “The Nanny” e “The Single Guy”), mas daí a vida mudou e tive que arrumar mais um emprego (já que o que ganhava com um só não era suficiente). Vários anos depois, não preciso mais trabalhar manhãs, tardes e noites (graças aos céus), mas com isso acabei ficando por fora de seriados por bastante tempo e entrar no ritmo novamente demora.

Por causa de todo o burburinho decidi assistir a “Game of Thrones” – quase todo mundo que conheço adora e elogia a série – mas depois de uma temporada inteira e dois episódios da segunda ainda tento entender todo o fuzuê: sim, o elenco é fantástico e a produção é perfeita, extremamente realista (parabéns à equipe), mas os episódios, para mim, estão no limite da chatice (“Breaking Bad” me estragou para a vida, sei bem disso). :) Por enquanto, a única razão pela qual sigo vendo GoT é para descobrir que diabos acontece no episódio 9 da terceira temporada (minha timeline no FB quase explodiu quando o episódio foi ao ar), mas se o seriado continuar como está vou acabar recorrendo a algum site para ler o que aconteceu, mesmo odiando spoilers. Ando considerando a ideia de abandonar GoT por “Hannibal” ou “Bates Motel”.

Se eu não consegui ainda viciar em GoT o mesmo não posso dizer sobre financiers: adoro prepará-los (e comê-los), ao ponto de fazer um bolo com sete gemas só para ter claras sobressalentes (meu estoque de claras congeladas estava pobrinho). Esta versão é perfumada com limão tahiti e deliciosamente chewy. As sementes de papoula são opcionais – sei que não são fáceis de encontrar por aqui; meu marido as trouxe de presente de viagem, então sempre que posso as uso.

Financiers de limão e sementes de papoula
adaptados do sempre delicioso Simply Bill

85g de farinha de amêndoa
135g de açúcar de confeiteiro peneirado
55g de farinha de trigo peneirada
1 pitada de sal
1 ½ colheres (sopa) de sementes de papoula
raspas da casca de 2 limões tahiti grandes
5 claras grandes
95g de manteiga sem sal, derretida e fria
1 colher (chá) de extrato de baunilha
açúcar de confeiteiro, para polvilhar

Em uma tigela grande, misture a farinha de amêndoas, o açúcar de confeiteiro, a farinha de trigo, o sal, as sementes de papoula e as raspas de limão. Acrescente as claras e misture somente até incorporar. Acrescente a manteiga e a baunilha e misture. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por 1 hora.
Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga e enfarinha dez forminhas de muffin ou minibolo com capacidade para 100ml cada.
Divida a massa entre as forminhas. Asse por 15-20 minutos ou até que os financiers cresçam e dourem (faça o teste do palito). Transfira para uma gradinha, deixe esfriar por 2 minutos e então desenforme, transferindo para a gradinha. Deixe esfriar completamente. Polvilhe com açúcar de confeiteiro para servir.
Financiers são mais gostosos no dia em que são preparados, entretanto podem ser guardados em um recipiente hermético por até 2 dias.

Rend.: 10 unidades

16 comentários:

Anônimo disse...

Oi, leio seu blog faz anos, mas nunca comentei, resolvi comentar hoje só por causa da série!
Adoro GOT e o episódio 9 é chocante, assista.Estou louca pra assistir Breaking Bad, verei nas férias.
Agora se vc tiver que escolher entre Bates Motel e Hannibal fique com a segunda, assisti ambas e achei Hannibal linda e perfeita, tem algumas cenas com o Dr. Lecter cozinhando que dá vontade de comer!
Bates Motel é boa, mas pra mim chega a ser chata a maior parte do tempo.

Adoro seu blog, tem tantas receitas com limão, música e filmes bons demais.Engraçado o mundo em que vivemos hoje né?!Visito o blog toda semana pra ver se tem post novo, saber o que vc anda assistindo e cozinhando,e gosto de vc sem nunca ter te conhecido!Santa internet!

Prazer,Carmen!

Anônimo disse...

Entendo gostar de Breaking Bad (também adoro), mas daí a comparar com GoT é meio sem sentido.
As produções da HBO são de altíssima qualidade e os atores da série são outro espetáculo a parte.
A série é perfeita, assisti séries a minha vida inteira e nunca vi nada igual, os livros são maravilhosos também, mas em nada a série deixa a desejar.
Você deve ter criado uma expectativa diferente ao ouvir a quantidade de comentários elogiando, porque sua análise não faz sentido nenhum. Não tem uma visão crítica pra escolher simplesmente não gostar.

Quéroul disse...

adoro anônimos.

tenho quase a mesma impressão de GoT. eu gosto bastante, mas ainda não me pegou de jeito. tenho os livros (não comecei a ler ainda), aguardo a próxima temporada (porque vou ver até o fim, que nem fiz com o Dexter, que era uma merda, e continuo fazendo com Greici, que é outra merda), produção linda, coisas lindas, ao mesmo tempo, pra quê tanto auê? e nem acho esse episódio a coisa mais espantosa não, viu. mas né, quem sou eu pra achar alguma coisa.

financier eu gosto mais. :D

valeria rezende disse...

Olá Patrícia. Concordo com vc sobre GoT (correndo o risco de apanhar).Tenho os livros mas parei de ler, são tão longos e chaatoos. Os personagens ficam dando voltas e mais voltas. Não aguentava mais a Dayneres vagando de uma cidade pra outra(acho que vou ser linchada). Concordo com a Carmen, também gostei mais de Hannibal.
Abraços!

Unknown disse...

O episódio 9 é realmente chocante. Estou doida para ver a quarta temporada

Laila disse...

Patrícia,
também acompanho seu blog há muito tempo e nunca comentei. Sou como vc: já assisti tudo o que passa e ainda assisto muita coisa! E, exatamente como você, assisti a GoT pelo burburinho. Assisti até o meio da 3a temporada EMPURRADA e, após o fim, todo mundo me estimulou a continuar vendo! Acabei vendo e, até hoje, não vejo isso tudo não... Veja e comentei para sabermos o que você achou! ;)

apessoa disse...

Que optimo aspecto!

Veggie disse...

"sua análise não faz sentido nenhum..."; quando a gnt ouve falar dos fãs daquele idiotinha do Bieber e da Gaga, que fazem ameaças físicas, o bobo aqui achava que estamos longe dessas coisas. agora não acho que exagero quando digo que um dia a gnt ainda morre disso.

Maira G. disse...

Nossa, Patrícia, essa receita parece ser incrível! Saudável e deliciosa. Super vou tentar (acho que meu próximo passo é criar um arquivo receitastech.doc hahahaha :P)

Sobre a discussão de séries: gosto é gosto, né? Eu comecei a ler GoT depois que vi a série, porque me apaixonei. Mas entendo quem não curte porque é muita politicagem, e as coisas meio que se arrastam até os 9ºs episódios (eles começaram com essa mania de ter um season finale a cada penúltimo episódio). Enfim...

Não sei se vc viu no ~feice~, mas fiz um blog que mistura comidas + filmes. Chama Mesa em Cena (mesaemcena.com), e já tem uma receita inspired tua lá! hahahaha :)

Beijos!

Diego Almeida disse...

Patrícia, gosto muito do blog e já acompanho há muito tempo. Creio que esse é o meu primeiro ou segundo comentário aqui.
Como vi que você tem muito bom gosto para séries e filmes, se me permite, gostaria de recomendar a série Damages, com Glenn Close. Garanto que você vai gostar, principalmente da 1ª temporada.

Abraços,

Bárbara Pustai (O Mundo na Cozinha) disse...

Eu sou totalmente viciada em seriados - assisto cerca de 20 (cadê vida? hahaha). Game of Thrones não me cativou também... Vou começas a ver Breaking Bad essa semana, e estou prevendo mais um vício :P

Beijo, querida!

(quase esqueci: to BABANDO com esses financiers!)

Patricia Scarpin disse...

Oi, Carmen, o prazer é meu! :D
Já comecei "Hannibal", vou pro segundo episódio hoje!
Beijo e obrigada pelo comentário!

Anônimo, eu ri alto do seu comentário. Quer dizer que se eu não gosto do que você gostar eu não tenho "visão crítica"? Hahahhaha, essa foi ótima. Parabéns, seu senso de humor é fantástico.

Quéroul, vou deixar GoT de lado por agora. E eu também gosto mais de financier, amora.
xx

Valeria, o pessoal é passional, né? Haha
Eu já gosto de "Hannibal" só por causa do Mads Mikkelsen.
Beijo, querida!

Laila, já tô desistindo da série. Meu tempo é escasso e precioso, preciso escolher bem o que fazer com ele em matérias de filme/seriado.
Beijo!

Ivan, people with too much time on their hands (and nothing inside their heads, apparently).
Beijo, meu amigo!

Maira, tomara que vc goste dos financiers! São bons para dar cabo do estoque de claras (sobram quando faço sorvete).
Beijo e parabéns pelo blog!

Diego, eu AMO "Damages"! \0/ Glenn Close é maravilhosa, não? Sugestão ótima, obrigada!
Um abraço!

Bárbara, querida, depois me conte mais sobre as séries que vc vê, sempre gosto de boas sugestões. Beijo!

Anônimo disse...

Patrícia

Riu do meu comentário por que? Gente, ninguém pode discordar do dono do blog porque ele faz comentário raso?

Façam-me o favor. Tenho outras mil séries favoritas e outras várias que acho bem melhores que GoT, mas obviamente todo mundo tá pensando que tô aqui pra defendê-la. Ninguém entendeu o comentário. Vou explicar.

Quando criticamos algo, temos que explicar o real motivo, porque "gosto" "acho chato" "acho bom" ou "não gosto" não é justificativa. É como dizer: política não se discute. E é claro que não, política se discute e razões também.

Patricia Scarpin disse...

Eu ri porque o seu comentário é bobo. Quem vem aqui pode discordar à vontade do que eu escrevo, é uma conversa, gosto da troca. O problema é que você, apaixonada por GoT, escreveu algo completamente sem sentido. Eu achei a série chata, arrastada - elogiei a produção e o elenco, caso você não tenha percebido. E concordo quanto à qualidade das produções da HBO - as série são muito bem executadas, sim. Tanto que muita gente do cinema quer fazer TV nos EUA agora.
Não preciso escrever nenhuma carta de descobrimento explicando o porquê de ter ou não gostado, e desde quando achar chato não é justificativa para não gostar de algo (ou alguém)?

Isa Bocayuva disse...

Ah! os livros são sempre muito melhores.

Anônimo disse...

Patricia,

Adoro o blog a fiz algumas receitas de bolos realmente sao perfeitos. Vc posta receitas com semente de papoula e eu ja ate comprei algum tempo atras, mas tenho procurado e me disseram em varios lugares que foi proibida a venda onde vc compra? Obrigada por compartilhar .