Monday, August 26, 2013

Brownies com praliné de semente de cacau + uma banda nova (pelo menos para mim)

English version

Nib nougatine brownies / Brownies com praliné de semente de cacau

Dias atrás, enquanto procurava por bons cortes para cabelos fininhos (algo que me fizesse parecer ter bastante cabelo, coisa que infelizmente não é verdade) acabei indo parar neste site lindo e, ao assistir a um dos vídeos, fui apresentada a “Foster the People” – viciei e não consigo parar de ouvir as canções deles, especialmente “Helena Beat” e “I Would Do Anything For You”. Que descoberta boa!

Nem sempre consigo lembrar onde e quando descobri certas coisas, mas tenho quase certeza de que sementes de cacau me foram apresentadas por Alice Medrich; aqui, as sementes são transformadas em um praliné delicioso que é envolvido em massa de brownie, e isso me deu água na boca quando li a receita. Entretanto, a receita do praliné rendeu o dobro da quantidade a ser usada nos brownies, mas eu mandei ver e usei tudo – parte do caramelo derreteu e formou uma camada no fundo dos brownies, o que tornou o corte um tantinho mais difícil. Agora é com vocês: sigam a receita abaixo e usem somente ½ xícara do praliné nos brownies ou façam como eu e caramelizem suas barrinhas sem dó – apenas certifiquem-se de que haja uma faca afiada por perto. :D

Brownies com praliné de semente de cacau
um nadinha adaptados do lindinho Luscious Chocolate Desserts

- xícara medidora de 240ml

Praliné:
1/3 xícara (40g) de sementes de cacau
¾ xícara (150g) de açúcar cristal
1/3 xícara (80ml) de água
¼ xícara de glucose de milho
1 pitada de sal

Brownies:
1 xícara (226g) de manteiga sem sal
112g de chocolate meio-amargo picado – usei um com 53% de cacau
1 ½ xícaras (300g) de açúcar cristal
4 ovos grandes
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
½ xícara (70g) de farinha de trigo
1/3 xícara (33g) de cacau em pó sem adição de açúcar
1/8 colher (chá) de sal

Comece preparando o praliné: forre uma assadeira grande, de beiradas baixas, com papel alumínio e unte-o com manteiga. Espalhe as sementes de cacau sobre a manteiga.
Em uma panelinha de fundo grosso, misture o açúcar a água, a glucose de milho e o sal e leve ao fogo médio, mexendo até dissolver o açúcar – depois disso, não mexa mais. Aumente o fogo para alto e deixe a mistura cozinhar até formar um caramelo escuro (160-165°C em um termômetro culinário) – se cristais de açúcar se formarem nas laterais da panela, remova-os com um pincel úmido. Retire do fogo e imediatamente derrame o caramelo sobre as sementes de cacau. Deixe esfriar completamente. Depois de firme, quebre em pedaços e, se desejar pedacinhos menores, triture no processador de alimentos.

Rend.: cerca de 1 xícara (você vai usar metade disso na receita do brownie)

Brownies: pré-aqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga uma forma retangular de 20x30cm, forre-a com papel alumínio deixando sobras nos dois lados mais longos da forma e unte o papel também.
Derreta a manteiga e o chocolate em uma tigela refratária média, em banho-maria (fogo baixo), sem deixar que o fundo da tigela toque a água. Retire do fogo e deixe esfriar 5 minutos.
Na batedeira, bata o açúcar e os ovos até conseguir um creme espesso e claro, cerca de 3 minutos. Junte a baunilha. Com uma espátula de silicone, incorpore gentilmente o chocolate derretido, misturando de baixo para cima. Peneire a farinha, o cacau e o sal sobre a mistura de ovos e misture da mesma forma, gentilmente. Acrescente ¼ xícara do praliné e misture da mesma forma. Espalhe a massa na forma preparada e salpique com o praliné restante. Asse por 30-35 minutos ou até que um palito de dente inserido no centro do brownie saia com algumas migalhas úmidas. Deixe esfriar completamente na forma sobre uma gradinha. Corte em quadradinhos para servir.

Rend.: 20 brownies

4 comments:

Ronize said...

Amo, amo, amo brownie!

Mas não todos, com sementes demais ficam sem sabro, é ruim de comer, gosto dos macios, intensos..

Ja percebi que de um dia para o outro o sabor melhora, quae que 90 % principalmente os fudges...

Obrigada Pat por mais uma vez me deliciar com receita de bronwie!

Susana Machado said...

Que belo aspecto!
Beijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt/

Laura Alonso said...

Chocolate+caramelo é demais para essa pessoa que esta tentando emagrecer!

Desde o ultimo bolo que vc fez com sementes de cacau que eu morro de vontade de experimenta-las, mas nunca acho para comprar. Onde vc compra as suas Patricia?

Beijos!

Temperaria - Vivian Luiz said...

Adorei a receita (faria o mesmo que você, mandaria ver no praline e bora depois fazer força para cortar!) e não conheço ainda essa banda... mas queria comentar mesmo outra coisa. ADOREI seu prato. Que coisa mais mimosa! Chique :-)

Related Posts with Thumbnails