segunda-feira, agosto 05, 2013

Bolo com caldinha de maracujá, zumbis + um pouco de improviso

English version

Passion fruit drizzle cake / Bolo com caldinha de maracujá

Semanas atrás eu e minha irmã estávamos decididas a ir ao cinema, mas as opções eram bem limitadas: alguns dos filmes já tínhamos visto, outros não eram interessantes. Assim, acabamos assistindo a “Guerra Mundial Z” e, muitos sustos depois, para minha surpresa, eu até que gostei, zumbis e Brad Pitt e tudo – acho que tenho que agradecer Marc Forster por isso, já que ele dirigiu dois dos meus filmes favoritos. :)

Por volta daquele final de semana, eu estava decidida a fazer o lindo bolo de maracujá e coco da Valentina, mas apesar de ter uns maracujás deliciosos em casa não havia coco. Ou leite de coco. Eu lhes disse que sou péssima com listas de compras. :S Por isso, o bolo da Tina teve de esperar um pouco mais e o bolo de limão siciliano da Tana Ramsay foi preparado em seu lugar – com uma caldinha de maracujá substituindo o limão. Ah, tão bom.

Bolo com caldinha de maracujá
um nadinha adaptado do bolo da Tana Ramsay

- xícara medidora de 240ml

Bolo:
225g de manteiga sem sal, amolecida
225g de açúcar cristal
4 ovos
1 colher (chá) de extrato de baunilha
225g de farinha de trigo com fermento*
raspas da casca de 1 limão siciliano

Calda:
1/3 xícara (80ml) de suco de maracujá
85g de açúcar cristal

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga uma forma de bolo inglês de 22,5x12,5cm, forre com papel manteiga e unte o papel também.
Bolo: na tigela grande da batedeira, bata a manteiga e o açúcar até obter um creme claro e fofo. Junte os ovos, um a um, batendo a cada adição e raspando as laterais da tigela ocasionalmente. Junte a baunilha. Peneire a farinha sobre a mistura, junte as raspas de limão e misture até incorporar. Espalhe na forma preparada e alise a superfície.
Asse por 45-50 minutos ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito). Retire do forno, transfira para uma gradinha e faça a calda: em uma tigelinha misture o suco com o açúcar. Faça vários furinhos no bolo ainda quente usando um palito de dente ou um espaguete cru e derrame a calda sobre ele, aos poucos, para que seja absorvida completamente. Deixe esfriar completamente na forma. Desenforme com cuidado, retire o papel e sirva.

* troquei a farinha com fermento por 225g de farinha de trigo comum + 1 ½ colheres (chá) de fermento em pó + 1 pitada de sal

Rend.: 6-8 porções

4 comentários:

Su Delícia disse...

huuummmm
Beijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt/

Priscila Schulz disse...

Hummm... que delicia!
Adorei.

Beijinhos, Pri
http://receitaesperta.blogspot.com.br/

Valentina disse...

Querida, confesso que quando vejo zumbi no titulo ja sinto calafrio - coisa ruim, e nem me aproximo. quem sabe agora encare uma sky session em casa na sexta a noite? Ah, vc fez acho um lemon drizzle cake com caldinha de maracuja. super beijo e uma boa tarde Patxxx

All We Need is Food disse...

Oi Patricia,
Que delícia deve ficar esse bolo. Quero experimentar.
Também adorei o Guerra Mundial Z! Aff, saí tensa do cinema!
Bjs