Friday, August 09, 2013

Biscoitinhos de limão siciliano com cobertura e as razões de cada receita

English version

Iced little lemon drops / Biscoitinhos de limão siciliano com cobertura

Quem cozinha tem diferentes razões para escolher esta ou aquela receita, certo? Acho que vontade de comer é o motivo mais básico, e a ele somam-se ingredientes disponíveis, as estações do ano, o clima, se comeremos sozinhos ou acompanhados... Vocês concordam?

Acrescento à lista alguma técnica que eu queira aprender ou melhorar, receitas com nomes curiosos, e métodos de preparo peculiares ou incomuns, este último sendo o motivo pelo qual fiz estes biscoitinhos (mais os limões sicilianos lindos que eu tinha em casa). Aqui, parte da massa inacabada é reservada para depois se tornar a cobertura – achei bem interessante e tinha de experimentar. Deu muito certo e os biscoitos ficaram deliciosos, bem delicados no tamanho – algo que adoro – e azedinhos quase a ponto de fazer careta – o que adoro mais ainda. :)

Biscoitinhos de limão siciliano com cobertura
do delicioso Simply Sensational Cookies

- xícara medidora de 240ml

raspas da casca + o suco de 2 limões sicilianos
¾ xícara (170g) de manteiga sem sal, amolecida
2 xícaras (280g) de açúcar de confeiteiro, peneirado, uso dividido
¼ colher (chá) generosa de bicarbonato de sódio
1 ½ xícaras (210g) de farinha de trigo
1 pitada de sal

Pré-aqueça o forno a 180°C. Forre duas assadeiras grandes, de beiradas baixas, com papel manteiga.
Coloque as raspas de limão na tigela grande da batedeira. Reserve o suco separadamente em uma jarrinha. Às raspas junte a manteiga, 3 colheres (sopa) do suco reservado e 1 xícara (140g) do açúcar de confeiteiro. Bata em velocidade baixa, e depois em velocidade média, até obter um creme claro e fofo, cerca de 1 ½ minutos – a mistura pode parecer talhada no início, mas não se incomode com isso, prossiga normalmente com a receita. Meça 2 colheres (sopa) da mistura e reserve em um potinho fundo (para fazer a cobertura depois).
Em velocidade baixa, adicione o bicarbonato à tigela grande e misture-o completamente. Acrescente a farinha e o sal e bata em velocidade baixa somente até incorporar. Se a massa estiver mole demais, aguarde 5 minutos.
Coloque porções de 1 colher (chá) cheia de massa nas assadeiras, deixando 5cm de distância entre uma e outra (mantenha os biscoitos pequenos). Leve uma assadeira ao forno por vez por cerca de 10 minutos e asse até que os biscoitos dourem nas extremidades. Transfira a assadeira para uma gradinha e deixe esfriar completamente.
Cobertura: junte 1 ½ colheres (sopa) do suco reservado e o açúcar de confeiteiro restante à porção de massa reservada no início da receita. Misture bem até conseguir um glacê. Se necessário, adicione suco ou açúcar para corrigir a consistência, que deve ser fluida, mas não líquida demais. Espalhe a cobertura sobre os biscoitos já frios e deixe secar por 30-40 minutos.

Rend.: cerca de 30 – fiz exatamente a receita acima, usei 1 ½ colheres (chá) niveladas de massa por biscoito e consegui 70 biscoitinhos

3 comments:

Léia said...

Oi Patricia deve ficar delicioso e com essa cobertura uma verdadeira perdição.Parabéns.Beijos e bom final de semana.

Nathalia said...

Patricia, que delicia!!! Fiz os biscoitinhos e foram sucesso absoluto aqui em casa!! Leves, azedinhos, deliciosos!!! Fiz na semana passada e ja teve repeteco de receita essa semana!! Ja esta entre meus favoritos!! rss... mto obrigada por adoçar minhas tardes!!!! bjos bem grandes pra vc!!!

Patricia Scarpin said...

Nathalia, que notícia ótima! \o/
Adorei saber que vc gostou da receita, obrigada a você por vir aqui me contar!
Beijo!

Related Posts with Thumbnails