Monday, June 24, 2013

Panna cotta de Amaretto com pêras carameladas

English version

Amaretto panna cotta with caramelized pear / Panna cotta de Amaretto com pêras carameladas

Umas perinhas que pareciam ótimas mas estavam azedas demais foram a inspiração para esta sobremesa: lembrei das deliciosas maçãs deste bolo, cozidas em manteiga e mel, e dei às pêras o mesmo tratamento, adicionando uma pitada de canela. As frutas ficaram ótimas e poderiam ter sido parte de um bolo, também, mas eu já tinha algo de chocolate no forno. Minha idéia então foi combinar as pêras com algo refrescante e sedoso, por isso a panna cotta com um toque de Amaretto (um dos meus vícios) pareceu perfeita – e realmente foi.

Panna cotta de Amaretto com pêras carameladas
adaptada do sempre maravilhoso Bon Appetit Desserts: The Cookbook for All Things Sweet and Wonderful, inspirada também pelo lindíssimo Love Bake Nourish

- xícara medidora de 240ml

Panna cotta:
1 ½ colheres (sopa) de água
1 colher (chá) de gelatina em pó, sem sabor e incolor
2 xícaras (480ml) de creme de leite
75g de açúcar cristal
¼ xícara (60ml) de Amaretto
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 pitada de sal

Pêras carameladas:
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
2 colheres (sopa) de mel
2 pêras pequenas, descascadas, miolos removidos, em cubinhos de 1cm
1 pitada de canela em pó

Comece pela panna cotta:coloque a água em um potinho um xicrinha e polvilhe a gelatina. Reserve por 5 minutos ou até que a gelatina absorva a água. Em uma panela pequena, misture o creme de leite, o açúcar, o Amaretto, a baunilha e o sal e leve ao fogo médio, mexendo para dissolver o açúcar. Junte a gelatina e cozinhe por mais 1 ou 2 minutos, mexendo, até dissolvê-la. Retire do fogo e passe por uma peneira direto para uma jarra. Deixe esfriar por 30 minutos mexendo ocasionalmente. Divida a mistura entre 6 potinhos com capacidade para ½ xícara (120ml) cada. Cubra com filme plástico e leve à geladeira de um dia para o outro.

Pêras: em uma panela média, derreta a manteiga e o mel juntos em fogo médio. Deixe levantar fervura e ferva até que caramelize um pouquinho. Junte as pêras e a canela e cozinhe em fogo médio-alto até que os pedaços de fruta estejam levemente dourados e a caldinha esteja espessa, cerca de 5 minutos. Deixe esfriar completamente.
Sirva a panna cota com as pêras.

Rend.: 6 porções

2 comments:

Partilhando Sabores e Receitas said...

Que delícia!

Léia said...

Oi Patricia ultimamente as peras tem sido encontradas com sabor maravilhoso.Andei me deliciando com algumas receitas feitas com elas.Sua panna cotta me deixou com água na boca.Arrasou. Beijos querida, receita anotada.

Related Posts with Thumbnails