segunda-feira, junho 17, 2013

Bolo fácil de amêndoa - para Nigella

English version

Easy almond cake / Bolo fácil de amêndoa

Ontem pela manhã, enquanto editava algumas fotos, li a notícia chocante de que Nigella havia sido agredida pelo marido em um restaurante – senti tristeza e raiva. Se aquele cretino se sente confortável o bastante para fazer algo assim em público imagino o que ele faz dentro de casa, quando ninguém está vendo. Senti muito por ela e por seus filhos e espero que ela consiga sair desta situação terrível o quanto antes. Tento ser uma pessoa equilibrada e sei que violência não é a saída, mas um cara que esgana a mulher quatro vezes e depois diz que foi uma “desavença tola” merece uma lição – uma lição bem dolorosa.

Hoje meus pensamentos estão na linda cozinheira britânica e por isso lhes trago este bolo delicioso, tão simples e fácil, de um dos livros da Nigella, o maravilhoso "How to Be a Domestic Goddess".

Bolo fácil de amêndoa
do sempre delicioso e infalível How to Be a Domestic Goddess: Baking and the Art of Comfort Cooking

- xícara medidora de 240ml

250g de manteiga sem sal, amolecida
250g de marzipã, amolecido – usei caseiro
¾ xícara (150g) de açúcar cristal
¼ colher (chá) de extrato de amêndoa (opcional)
½ colher (chá) de extrato de baunilha
6 ovos grandes
1 xícara + 1 colher (sopa) - 150g - de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma redonda de 20cm alta, forre o fundo com um círculo de papel matneiga e unte o papel também.
Em um processador de alimentos, processe o marzipã, a manteiga e o açúcar até obter um creme homogêneo. Junte os extratoe e processe novamente. Junte os ovos, um a um, pelo funil na tampa do processador, processando a cada adição. Junte a farinha, o fermento e o sal e processe até incorporá-los. Transfira a massa para a forma preparada e alise a superfície. Asse por cerca de 50 minutos (cheque aos 40) ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito). Deixe esfriar completamente na forma sobre uma gradinha. Desenforme com cuidado e polvilhe com açúcar de confeiteiro antes de servir.

Rend.: 8-10 porções

12 comentários:

Momentos Editados disse...

Também fiquei triste com a noticia. Infelizmente é muito comum...

Nice e Ana, temperado com carinho... disse...

Realmente Patricia também vi, é chocante ver até que ponto o ser humano pode ser covarde, seu bolo ficou muito fofo e lindo com certeza é uma bela homenagem, uma boa semana p/ vc, Ana ;).

Unknown disse...

Nossa, to boba com essa história, as fotos sao chocantes, que imbecil, idiota!!!! Nada, eu disse nada justifica uma agresao assim!!!!Ás vezes pensamos que o jardim do vizinho ao lado é mais verde que o nosso, mas ninguém sabe o que acontece entre 4 paredes, nao é mesm? Nunca imaginei que a Nigella pudesse passar por um constrangimento desse tamanho!!!Espero que ela consiga sair bem disso tudo e que continue com seu carisma cozinhando, ela é uma diva para mim, eu a adimiro muito, as receitas dela sao fantásticas!!!! O bolo está com um aspecto DIVINAL, só podia vir lá da cozinha da Nigella!!!
Beijocas

Mari Filizola disse...

que lindo, ela merece :) vontade de dar uma surra nesse bicho!

Partilhando Sabores e Receitas disse...

Notícia sobre a Nigella é de facto muito triste, mas esse bolo é maravilhoso!

Cecilia disse...

Revoltante, e eu espero que esse cara seja punido, assim como todos os covardes que agridem mulheres.
Seu bolo está lindo! Eu adoro tudo o que leva amêndoas e vou testar.
Sensível sua homenagem!
Beijos

Cantinho da Somi disse...

Hoje o meu post também foi em homenagem à Nigella, e as todas as mulheres que passam por esta situação.
http://cantinhodasomi.blogspot.pt/2013/06/chocolate-mousse-by-nigella.html

Adorei o bolinho :)

Susana Souza disse...

Realmente, foi chocante para todos os fans. Espero que ela não abafe o caso só para evitar um escândalo maior. Este é o momento de mostrar ao mundo que a violência doméstica existe e deve ser combatida, não importa a classe social. Seu bolo está lindo, parabéns!

disse...

Eu também fiquei chocada!
Nunca imaginei. As fotos que tirarem dela a chorar já fora do restaurante meteram mesmo dó.
Também espero que ela consiga sair da situação.

Em relação ao bolo... ficou lindo claro.

nico disse...

É, eu também vi. E assim que comentei e mostrei a foto aqui em casa, a mesma pergunta veio em nossas cabeças: Se esse cara teve a coragem de fazer isso em público, o que não deve fazer em casa? Coitada. Só Deus sabe o que ela deve passar nas mãos dele.

Bolo simples e delicioso. Sei disso pq já fiz também =)

CRISTIANE LARA disse...

Oi Paty, tudo bem ? Que notícia triste essa da Nigella. Gosto muito dela. O seu bolo está lindo demais ! Bem fofinho ! Parabéns ! Fique bem. Beijos

Kelly disse...

Vc tem razão, ele merecia uma bela lição.Fiquei com muita pena dela... Triste!
Receita maravilhosa, como sempre!
Bj!

www.amenidadesdekelly.blogspot.com