quarta-feira, junho 26, 2013

Bolo de chocolate e cerveja

English version

Chocolate and beer cake / Bolo de chocolate e cerveja

Sempre que descubro algo interessante sobre comida sinto vontade de dividir com vocês aqui no blog – para mim, é como estabelecer uma conversa sobre o assunto (mesmo que às vezes pareça um monólogo). Exemplo: descobri que o Waitrose – cujo site é uma fonte ótima de receitas como o pãozinho de maçã e marzipã que fiz outro dia – também tem um canal no You Tube, cheio de vídeos de receitas, alguns deles apresentados pelo Will Torrent (o menino mandado e desmandado pelo James Martin em seus vídeos). :)

Comprei o livro do Torrent há algumas semanas e este fantástico bolo de chocolate e cerveja, úmido, macio e muito saboroso foi a primeira receita que fiz. Ao notar que a receita rendia somente um bolo pequeno resolvi dobrá-la e assar dois bolos de uma só vez, o que foi mesmo uma sábia decisão. :)
Com um resultado tão bom mal posso esperar para preparar mais coisinhas gostosas tanto do livro quanto dos vídeos do Will Torrent, e acho que os muffins bakewell serão os próximos na minha lista.

Bolo de chocolate e cerveja
do lindíssimo Patisserie at Home: Step-By-Step Recipes to Help You Master the Art of French Pastry

125g de manteiga sem sal
½ xícara (120ml) de cerveja do tipo lager – usei Stella Artois
125g de farinha de trigo com fermento*
½ xícara (45g) de cacau em pó, sem adição de açúcar
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
125g de açúcar cristal
75ml de leite integral, temperatura ambiente
1 ovo grande
1 colher (chá) de extrato de baunilha
50g de chocolate meio-amargo, picadinho ou em gotas

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga uma forma de bolo inglês com capacidade para 1kg, forre com papel manteiga e unte o papel também.
Coloque a manteiga e a cerveja em uma panelinha e leve ao fogo baixo, mexendo ocasionalmente, até derreter. Deixe esfriar por 5 minutos.
Peneire a farinha, o cacau e o bicarbonato de sódio em uma tigela grande. Adicione o açúcar, o leite, o ovo, a baunilha, o chocolate picado e a mistura de manteiga e cerveja. Misture para incorporar.
Despeje a massa na forma preparada e asse por cerca de 50 minutos (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 30 minutos e então desenforme com cuidado, transferindo o bolo para a gradinha. Deixe esfriar completamente (caso for consumir o bolo em temperatura ambiente) e então remova o papel com cuidado.
O bolo pode ser servido morno ou em temperatura ambiente.

* como geralmente faço, substituí a farinha com fermento pela mistura farinha comum + fermento em pó + sal; como dobrei a receita, usei 250g de farinha de trigo comum + 1 ¾ colheres (chá) de fermento em pó + 2 pitadas de sal

Rend.: 6-8 porções

25 comentários:

Paula R. Alvarez disse...

Hmmmmm...deve ficar uma delícia hein?!
Será que dá para trocar a cerveja?! Para umas artesanais, ou mais encorpadas, mais doces?!! :P hehehehe

Já fiz uma receita também, com chocolate e cerveja:
http://alvarezcomz.blogspot.com.br/2012/11/chocotorta-de-cerveja-preta.html

Vi na tv, e resolvi fazer!
Pão, chocolate e cerveja hahahaha ficou ótima viu?!!! hahahaha

Beijãozão*

Luciana Betenson disse...

Nossa, que cara boa, aguei ;-)

Joana (Palavras que enchem a barriga) disse...

Também já experimentei bolos de chocolate com cerveja (uma receita da Nigella, creio) e fiquei super fã, fica realmente delicioso :D

Beijinhos :D

Dricka disse...

Que delicia, Paty e adorei o fato de ser um bolo pequeno, assim mato minha vontade e não aumento( tanto) meus culotes.
Bjs

Raquel Alabaça disse...

Uma excelente partilha, obrigada!!

Su Delícia disse...

Que aspecto maravilhoso!!!
Beijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt/

Viviane Moreira disse...

Opa! Como grande apreciadora da bebida, e do doce, é claro, vou ter que experimentar essa receita! :P
Bjss
Vi

Sabrina Romano disse...

Mais uma vez as suas receitas me fazem viajar... Outro dia fizemos uma degustação de 4 cervejas Colorado, e a que mais surpreendeu foi a Appia, que tem um toque de mel de laranjeira (http://www.cervejariacolorado.com.br/home/). Ela não é encorpada, é bastante leve, como a Stella; é fácil de beber, mas tem um sabor incrível... A Demoisele, feita com café, é muito forte e mandona, não sei se é possível harmonizar com alguma comida; não topei tomar mais do que meio copo dela, mas na hora pensei que poderia ser usada em um bolo com chocolate. As outras não são nem tão leve, nem tão marcante; a nossa preferida para acompanhar comida é a Índica, feita com rapadura.

Obrigada pela dica dos vídeos! Bj

Anne Wera disse...

Acabei de fazer o bolo e é simplesmente uma delícia, macio fofinho e bastante sabor de chocolate.Obrigada por partilhar suas receitas.

Patricia Scarpin disse...

Anne, que notícia boa! Obrigada a você por vir me contar do bolo, adorei saber!

maria cristina disse...



Oi Patricia,

Otimo este bolo. Mas eu gostaria de saber qual seria exatamente a função da cerveja no bolo?
Obrigada.
Bjos.

Patricia Scarpin disse...

Maria Cristina, na minha opinião são duas: o sabor caramelado e dar umidade ao bolo.

Anônimo disse...

Patricia, essa receita ja esta dobrada?? o bolo da foto é com receita dobrada? beijos Lucimeire
lucinaraki@uol.com.br

Júlia Caires disse...

Olá Patrícia, fiz o bolo conforme a receita que vc postou. Para o meu paladar, achei muito forte com um pouco de amargor no fim (usei cacau e chocolate 70%). Será que posso substituir por chocolate em pó e chocolate 53%? Ou será que perderia suas características? Bjs

Anna Sousa disse...

Oi Patrícia,
tenho algumas perguntinhas. Sempre vejo que os seus bolos vão bicarbonato de sódio. Gostaria de saber a função e se o bicarbonato que eu encontro nas farinhas do supermercado é suficiente. Moro num lugar sem acesso a tantas variedades de farinha. Só encontro a simples e a com fermento, e as duas já vem com o bicarbonato.
E eu gostaria também de perguntar qual é a função da gradinha. E que gradinha é essa, porque eu nunca tinha visto falar dessas gradinhas, só vejo em receita que vem de livro internacional. Fico sempre tão curiosa pra aprender e aqui é uma dificuldade. Ainda bem que existe internet.

Patricia Scarpin disse...

Lucimeire, não, a receita postada é a original do livro, não está dobrada.

Júlia, eu usei cacau alcalinizado (da Callebaut) e gotas de chocolate com 53% de cacau. Não achei forte, não. Mas vc pode adaptar a receita a seu gosto, claro.
Bj!

Anna Sousa, onde vc mora? Nem todos os bolos levam bicarbonato. Alguns levam só fermento. Bolos com chocolate, mel, melado, iogurte, sour cream geralmente levam bicarbonato por causa destes ingredientes. Não conheço essas farinhas que já vem com bicarbonato, nunca ouvi falar. A gradinha é uma grelha que serve para esfriar os bolos, pães e biscoitos, fazendo o ar circular por todos os lados e impedindo que os produtos fiquem com o fundo encharcado.

Júlia Caires disse...

Patrícia,
o cacau usei o da Nestlé mesmo e o chocolate foi o da Callebaut 70%.
Bjs

Anna Sousa disse...

Patrícia, eu moro em Mossoró, no RN. Realmente o que tem na farinha é ácido fólico, não é bicarbonato. - desculpa a minha leseira. Realmente eu nunca fiz bolo com mel, melado, sourcream, mas com iogurte eu fiz mesmo sem o bicarbonato mesmom sempre ficaram bem fofinhos e deliciosos. Fiz até um de limão siciliano que a receita é tua e eu não resisti e fiz mesmo sem o bicarbonato mesmo pq não ia dar tempo de ir atrás pq eu ia morrer afogada em baba de desejo.
E quanto a gradinha que eu também não tenho, nunca tive bolo encharcado. Acho que é por causa do nosso calor avassalador. Aqui é muito quente. Eu desenformo assim que tiro do forno, acho que deve ser pelo clima mesmo. Mas muito obrigada pela resposta. Aqui é difícil encontrar coisas como cacau em pó por exemplo.

Patricia Scarpin disse...

Anna, fico feliz sabendo que a receita deu certo mesmo sem o bicarbonato!
Quanto a ingredientes como cacau, chocolate, frutas secas, compro em dois lugares aqui em SP e sei que ambos enviam compras por Sedex, talvez eles enviem aí pro RN. São eles: Barra Doce (www.barradoce.com.br) - ligue na loja porque eles têm bem mais coisas do que as que aparecem no site, e Casa Santa Luzia (www.santaluzia.com.br) - tenho comprado nesta loja online com freqüência pois fica fora de mão de onde trabalho e moro.

Bj!

Dani Vieira disse...

Vou fazer esse bolo hj!! Ta mto lindo pra eu resistir!! Hehehehe O da foto é com 1 ou 2 receitas?

Bjus

Anônimo disse...

Olá Patrícia! Sabadão, vou fazer o bolo agora, afinal, meus quadris merecem!!!!! Bj Meire

Anônimo disse...

Pode fazer com qualquer tipo de cerveja? até preta sem alcool??

Ass: Ívian

Patricia Scarpin disse...

Ívian, não - a cerveja é do tipo lager, como está na receita.

Anônimo disse...

Obrigada pelo retorno. Ass: Ívian

Anônimo disse...

O bolo fica a saber a Cerveja?Pode-se substituir a Cerveja por outro Ingrediente?