Monday, May 13, 2013

Barrinhas Lamington - lamingtons para preguiçosos

English version

Lamington bars / Barrinhas lamington

Amigos e conhecidos muitas vezes me dizem que me admiram por cozinhar com tanta frequência e lhes respondo que preparar comida é algo que me faz feliz. Entretanto, também tenho meus momentos de preguiça, é claro, e estas barrinhas são a prova: sempre quis preparar lamingtons, mas acabo sempre adiando a idéia pois já fico cansada só de pensar em assar o bolo, cortar em quadradinhos, mergulhá-los em chocolate e cobrir com coco – isso sem contar as versões em que os quadradinhos de bolo são recheados! :) É um trabalhão e nem sempre estou disposta a isso. Portanto, as barrinhas da Donna Hay são perfeitas: são lamingtons feitos em metade do tempo (ou menos) e ficam deliciosas, além de lembrarem aqueles bolos gelados tão comuns nos aniversários de infância de quem, como eu, já passou dos trinta. :)

Barrinhas Lamington
da sempre lindíssima Donna Hay Magazine

- xícara medidora de 240ml

Bolo:
125g de manteiga sem sal, amolecida
¾ xícara (150g) de açúcar cristal
1 colher (chá) de extrato de baunilha
2 ovos
1 ¼ xícaras (175g) de farinha de trigo
1 ¼ colheres (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
½ xícara (120ml) de leite integral, temperatura ambiente
1 xícara (100g) de coco em flocos adoçados, para polvilhar sobre as barrinhas

Calda de chocolate:
¾ xícara (105g) de açúcar de confeiteiro, peneirado
2 colheres (sopa) de cacau em pó, sem adição de açúcar, peneirado
1/3 xícara (80ml) de água fervente
1 ½ colheres (sopa) - 21g - de manteiga sem sal, derretida

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga uma forma retangular de 20x30cm, forre com papel alumínio e unte o papel também.
Bolo: bata a manteiga, o açúcar e a baunilha na batedeira até obter um creme claro e fofo. Junte os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Raspe as laterais da tigela ocasionalmente. Peneire a farinha, o fermento e o sal sobre a mistura e misture para incorporar. Junte o leite e misture. Espalhe a massa na assadeira e alise a superfície. Asse por cerca de 30 minutos ou até que cresça e esteja firme ao toque – esse bolo não doura muito (faça o teste do palito). Deixe esfriar completamente na forma sobre uma gradinha.
Calda: coloque todos os ingredientes em uma tigelinha e misture para incorporá-los.
Corte o bolo em quadrados e com jeitinho espalhe a calda sobre ele. Cubra com o coco.

Rend.: 20 unidades

12 comments:

Cintya Maria Pedroso Ferrari said...

Oi Patricia!

Adorei essa versão "preguiçosa" dos Lamingtons!
Eu já fiz a versão que vc comentou no post e deu um trabalhinho sim! (e uma sujeira tbém rsrs)
Quando bater a vontade novamente, vou optar pela sua versão, ainda mais depois de vc ter dito que lembram os bolinhos gelados de antigamente! Hum... que delícia!
Parabéns, pois estão lindas as suas barrinhas! E a foto, impecável, como sempre!

Bjs e ótima semana pra vc! =)

Rosangela Cunha said...

Maravilhosa receita, simples,porém muitíssimo deliciosa, nao há como resistir, né?
Beijos e uma excelente semana para você

Susana Machado said...

Que lindos!
beijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt/

Anonymous said...

Vi outro dia num programa da tv a cabo eles preparando isso mas não mostraram a receita. Vou fazer...rsrs...essa calda também serve para mergulhar todo o bolo cortado ou só pra fazer da forma que você fez?
Obrgada

Anonymous said...

eiiii! eu queria ver os seus livros, mas as fotos não estão abrindo!

Andréa said...

Olá, Patrícia.
Nesse domingo, assisti ao filme de animação "Mary e Max" e fiquei curiosa para saber como seria esse bolo que a menina australiana envia para o seu correspondente nos EUA.
Parece mesmo delicioso e vou tentar fazê-lo no final de semana.
Um abraço,
Andréa

Susana Louro said...

Esses quadradinhos estao mesmo apetitosos...
Beijinhos

lili said...

Se essa versão é para preguiçosas, nem quero saber como é a versão heavy metal.

Erika said...

Concordo com a Lili: nem quero ver como se faz o lamington "heavy metal"! Seu post me lembrar do bolo prestígio que a minha tia fazia e embrulhava em papel alumínio para os aniversários... Saudades daquela época!

Patricia Scarpin said...

Oi, Cintya!
Espero que vc goste dessa versão da Donna Hay, eu trouxe pro trabalho e o pessoal adorou!
Beijo, querida!

Anônimo, acho que dá pra mergulhar nessa calda, sim.
Quanto aos livros, as imagens aparecem normalmente pra mim.

Andréa, preciso ver esse filme! Não sabia que ela fazia lamingtons pra ele.
Beijo!

Lili e Erika, tô rindo aqui dos comentários de vcs - realmente a versão "tradicional" dá trabalho mesmo!
Bj!

Helvia said...

Eu fiz !!!!
Super fácil, rápido e delicioso.
Da próxima vez vou fazer receita dobrada ;-)
Agradeco por compartilhar uma delícia dessas.

Patricia Scarpin said...

Helvia, que notícia ótima! Eu é que agradeço você vir aqui me contar o resultado, adorei saber!
Bj!

Related Posts with Thumbnails