Monday, April 22, 2013

Bolo mesclado com canela

English version

Cinnamon swirl loaf cake / Bolo mesclado com canela

Acho que usar um livro de receitas pela primeira vez pode ser meio complicado: se a receita dá certo – o que acontece na maioria das vezes – eu fico doida pra usar o livro de novo, e de novo, até mesmo à exaustão, mas se a primeira receita dá errado eu tendo a deixar o livro de lado. Sei que não deveria fazer isso já que receitas ruins podem acontecem com qualquer um, mas realmente não consigo evitar. Vocês também se sentem assim?
Depois do maravilhoso bolo cítrico de amêndoa quis muito usar este livro lindo novamente; a vontade de fazer um bolinho e um pouco de creme de leite fresco prestes a estragar na geladeira foram as razões pelas quais optei por este bolo com canela: ficou delicioso, muito macio e perfumado, perfeito com uma xícara de chá ou café – mais um ponto para a dupla de Davids. :)

Bolo mesclado com canela
um nadinha adaptado do lindo e delicioso Piece of Cake: Home Baking Made Simple

- xícara medidora de 240ml

Açúcar e canela:
¼ xícara (50g) de açúcar cristal
¼ xícara (44g) de açúcar mascavo – aperte-o na xícara na hora de medir
½ colher (chá) de canela em pó
¼ colher (chá) de noz-moscada ralada na hora

Bolo:
2 xícaras (280g) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
¼ colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/8 colher (chá) de sal
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, amolecida
¾ xícara + 2 colheres (sopa) - 175g - de açúcar cristal
2 ovos grandes
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
1 xícara de creme azedo (sour cream)*

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma de bolo inglês de 22,5x12,5cm.
Açúcar e canela: misture todos os ingredientes em uma tigelinha e reserve.
Bolo: em uma tigela média, misture com um batedor de arame a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal. Na tigela grande da batedeira, bata a manteiga e o açúcar até obter um creme claro e fofo. Junte os ovos, um a um, e raspe as laterais da tigela a cada adição. Junte a baunilha. Em velocidade baixa, acrescente os ingredientes secos e o creme azedo em três ou quatro adições, alternando, e batendo apenas até incorporar – termine de misturar com uma espátula. Transfira 1/3 da massa para a forma preparada e polvilhe com metade do açúcar e canela. Cubra com mais 1/3 da massa e polvilhe com o açúcar e canela restante. Cubra com a massa restante e, usando uma faquinha sem ponta ou espátula pequena, faça um zigue-zague do lado mais estreito da forma para o outro. Asse por 50-60 minutos ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma por 15 minutos e então desenforme com cuidado sobre a gradinha. Deixe esfriar completamente.

* creme azedo (sour cream) caseiro: para preparar 1 xícara de creme azedo, misture 1 xícara (240ml) de creme de leite fresco com 2-3 colheres (chá) de suco de limão ou limão siciliano em uma tigela. Vá mexendo até que comece a engrossar. Cubra com filme plástico e deixe em temperatura ambiente por 1 hora ou até que engrosse um pouco mais (geralmente faço o meu na noite anterior e deixo sobre a pia – com exceção de noites extremamente quentes – coberto com filme plástico; na manhã seguinte o creme fica bem cremoso – leve à geladeira para ficar mais espesso ainda)

Rend.: 6-8 porções

10 comments:

AndreaDomingas said...

Lindo "de morrer"! Adorei o aspecto simples e sofisticado. Canela é um dos meus ingredientes preferidos então a receita já está na minha lista de "por fazer"!

Bjs

Rosangela Cunha said...

Mais outro para minha lista intermináveis de bolos por fazer daqui, só tem gostosuras, como esse de hoje!!!Adoro canela, por tanto, com certeza, o testarei e voltarei aqui para contar como ficou. Bem, eu nao tenho dúvidas de que será aprovadíssimo com todos os louvores, né? Bjos e uma exclente semana!!!!

Paula Moita said...

Gosto muito de canela. Por isso, ia adorar comer uma fatia desse bolo maravilhoso!
beijinhos e boa semana

Susana Machado said...

Que lindo!!!
Beijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt/

Eu não sou chef said...

Nossa!!Amo canela...que vontade de comer uma fatia...ou duas...rsrs

http://eunaosouchef.blogspot.com.br/

Patricia M. M. Duwe said...

Amo praticamente qualquer coisa que vá canela, e esse bolo está com uma aparência deliciosa.

ava said...

Eu fiz e não ficou exatamente como o da foto, acho que a massa ficou muito densa na hora de por na forma... Mesmo assim ficou muito bom, bem macio e com um gostinho delicioso de canela ^^

Patricia Scarpin said...

Oi, Ava - a massa é densa mesmo, justamente para que a canela não desça para o fundo da forma. Que bom que o sabor ficou bom!

Marisa said...

Ola Patrícia! Fiz este bolo e ficou optimo! Bastante aromatizado! Uma delicia :-D

Patricia Scarpin said...

Marisa, que bom que vc gostou! Beijo e obrigada por vir aqui me contar!

Related Posts with Thumbnails