Tuesday, February 19, 2013

Bolo de coco e limão

English version

Lime coconut cake / Bolo de coco e limão

Se eu fico obcecada com filmes, seriados de TV e música as coisas não seriam diferentes quando o assunto é comida: certos sabores e pratos chamam a minha atenção de tempos em tempos e fica difícil resistir a eles. Depois de preparar aqueles biscoitinhos de coco e limão deliciosos – e que ficaram bem bonitinhos – eu quis fazer mais algum docinho com aqueles sabores e este bolo foi a escolha perfeita: muito macio, com um saboroso toque cítrico e uma cobertura de coco idem (sou doida por coco tostado). Como bônus, a receita vem de uma revista da qual muitos de nós sentem falta mas que, pra nossa sorte, tem um site muito rico.

Bolo de coco e limão
um tiquinho adaptado da linda e saudosa Gourmet magazine

- xícara medidora de 240ml

1 xícara (100g) de coco em flocos adoçados
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, amolecida
1 ¼ xícaras (250g) de açúcar cristal
raspas da casca de 2 limões tahiti grandes
2 ovos grandes
½ colher (chá) de extrato de baunilha
1 ¾ xícaras (245g) de farinha de trigo com fermento*
½ xícara (120ml) de leite de coco
¼ xícara (60ml) de leite integral
¼ xícara (60ml) de suco de limão tahiti, uso dividido
1 xícara (140g) de açúcar de confeiteiro
½ colher (sopa) de rum (opcional)

Pré-aqueça o forno a 180° - você vai assar o bolo no centro do forno. Unte generosamente com manteiga uma forma redonda de 22cm de diâmetro e com 5cm de altura. Forre o fundo com um circulo de papel manteiga e unte o papel também.
Toste o coco em uma assadeira pequena, mexendo uma ou duas vezes, até que doure, cerca de 6 minutos – fique atento, pois o coco pode queimar em questão de segundos. Deixe esfriar e mantenha o forno ligado.
Na tigela grande da batedeira, bata a manteiga, o açúcar cristal e as raspas de casca de limão até obter um creme claro e fofo. Junte os ovos, um a um, seguidos da baunilha. Em uma tigelinha, misture a farinha e ½ xícara (50g) do coco tostado (reserve o restante para a cobertura). Em outra tigelinha, misture o leite de coco, o leite e 2 colheres (sopa) do suco de limão. Com a batedeira em velocidade baixa, adicione a mistura de farinha alternando com a mistura de leites, começando e terminando com os ingredientes secos. Transfira a massa para a forma preparada e alise a superfície. Asse até que o bolo cresça e doure, 40-45 minutos (faça o teste do palito). Retire do forno e deixe amornar sobre uma gradinha. Desenforme com cuidado, removendo o papel manteiga. Transfira para um prato.
Cobertura: em uma tigelinha, peneire o açúcar de confeiteiro. Junte as 2 colheres (sopa) restantes de suco de limão e o rum (se for usar) e misture. Despeje sobre o bolo e cubra com o coco tostado restante.
* em vez de farinha de trigo com fermento usei 1 ¾ xícaras (245g) de farinha de trigo comum + 1 ¾ colheres (chá) de fermento em pó + ¼ colher (chá) de sal

Rend.: 8 porções

11 comments:

Fê Dayrell said...

Hum... imagino o aroma.
bjo

Tertúlia da Susy said...

Adoro côco, deve estar delicioso.
Kiss, Susy

Cecilia Gomes said...

nhum, nhum.. adoro coco!! o bolo deve se uma maravilha:)
bjus
Cila

Samy said...

Adoro coco e limão! +1favorite

Pat, você bem que poderia fazer um post contando dos seus utensílios favoritos de cozinha cheio de fotos :D Eu ia amar!

Beijo

Mafalda said...

Que bom que deve ser.. :) está com um aspecto delicioso..
beijinhos

culinarices said...

Só pelo aspecto... deve ter ficado delicioso mesmo.
bjs

Taís said...

Adoro bolos de limão! Com coco deve ficar uma delícia.

Fernanda said...

Patricia, acho que em alguns momentos ficamos obcecadas por alguma coisa. No meu blog, a mania é pelo café. Ultimamente, fico com água na boca com este ingrediente mesclado a outros sabores. Também, tenho a impressão que quero extrair o melhor do ingrediente eleito.
Agora, que site maravilhoso da Gourmet. Quando acessei e vi o especial sobre massas fiquei maravilhada. É um mundo que quero explorar. E já adicionei no meu blog.
Essa troca de informações, para mim, é super importante. Obrigada.
bjs

Valentina said...

Acho esta mistura limão e coco muito boa. O bolo ficou com uma cara de foto. E bonitinho também, com o coco ralado. Parece que é uma toalhinha.

Bel Lüscher said...

Pat, mais um bolo seu que faço e que é sucesso absoluto.
Impressionante como as receitas sempre dão certo!
Não me canso de indicar seu blog pras amigas que ficam com água na boca com os quitutes que provam aqui em casa :)
Beijos e obrigada!

Patricia Scarpin said...

Bel, que notícia boa, menina! Adorei saber que o bolo foi sucesso - eu particularmente adorei, mas sou suspeita quando o assunto é cítricos... :D
Eu é que agradeço pelo comentário e pelo carinho.
Beijão!

Related Posts with Thumbnails