quinta-feira, dezembro 13, 2012

Muffins de fruit mince com cobertura de eggnog

English version

Fruit mince muffins with eggnog icing / Muffins de fruit mince com cobertura de eggnog

Eggnog não faz parte do natal brasileiro mas até hoje tudo o que fiz com o sabor da tradicional bebida consumida no Hemisfério Norte ficou delicioso, meus favoritos sendo os biscoitinhos e o bolo da Flo Braker; por isso, marquei a página do livro da Rachel Allen assim que vi estes muffins.
Esta receita é fantástica e merece ser guardada em um lugarzinho especial, não só porque os muffins deliciosos combinam eggnog e fruit mince, sabores que adoro, mas também porque a fruit mince caseira da Rachel é muito saborosa e fácil de fazer – tão boa que a usei em meus brownies, também.

Muffins de fruit mince com cobertura de eggnog
um tiquinho adaptados do maravilhoso Cake (comprei o meu aqui)

- xícara medidora de 240ml

Muffins:
150g de manteiga sem sal, amolecida
½ xícara + 1 colher (sopa) - 112g - de açúcar cristal
3 ovos
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 quantidade de fruit mince, já fria – receita aqui
1 xícara + 1 colher (sopa) (150g) de farinha de trigo
1 ½ colheres (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal

Cobertura:
4 gemas
1 colher (chá) de amido de milho
¼ xícara (50g) de açúcar cristal
1 colher (sopa) de conhaque
½ xícara (120ml) de creme de leite fresco
½ colher (chá) de noz-moscada ralada na hora
12 cranberries secas, para decorar (opcional – se for usá-las, coloque-as de molho em água quente por alguns minutos para que fiquem mais suculentas

Pré-aqueça o forno a 180°C e forre uma forma de muffins com 12 cavidades (cada uma com capacidade para 1/3 xícara de massa) com forminhas de papel.
Muffins: na tigela grande da batedeira, bata a manteiga e o açúcar até obter um creme claro e fofo. Junte os ovos, um a um, batendo bem a cada adição – raspe as laterais da tigela ocasionalmente. Acrescente a baunilha, seguida do fruit mince e misture. Peneire a farinha, o fermento e o sal sobre a massa e incorpore delicadamente com uma espátula de silicone. Divida a massa entre as forminhas, enchendo cada uma delas até ¾ de sua capacidade. Leve ao forno por 20-25 minutos ou até que os muffins cresçam e dourem (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 5 minutos e então com jeitinho remova da forma e transfira para a gradinha. Deixe esfriar completamente.

Cobertura: misture todos os ingredientes em uma panelinha. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até que comece a ferver e engrosse. Retire do fogo e passe por uma peneira fina, transferindo para uma tigela média. Com a batedeira, bata por alguns minutos até que a cobertura esfrie e fique bem espessa (eu levei à geladeira por 30 minutos depois de bater e a consistência ficou ótima para espalhar sobre os muffins).
Espalhe a cobertura sobre os muffins e decore cada um com uma cranberry seca (se desejar).
Rend.: 12 unidades

9 comentários:

Bea Nascimento disse...

Que fofinhos seus muffins! Eu sou muito azarada com bolos. Os meus sempre solam ¬¬
www.analogicbea.blogspot.com

Luisa Alexandra disse...

Ficaram mesmo lindos!

PoliCBA disse...

Parecem ótimos!
Há tempos me persegue a ideia de fazer as tortinhas de fruit mince com chocolate e canela. Só de olhá-las já dá água na boca. E agora essa (maravilhosa) profusão de fruit mince... Não sei mais qual escolher. ;-)

Já fiz aquele bolo de eggnog da Flo Baker. A massa ficou sensacional, super fofa, mas achei que ficou com sabor de ovo, ainda que não muito forte. Na verdade, já não havia gostado muito do sabor do eggnog de liquidificador (indicado na receita do bolo). Será que fazendo o preparo tradicional do eggnog o sabor de ovo some?
Nunca havia provado a bebida antes. Gostaria de tentar aquele bolo novamente, mas desde que encontre uma receita de eggnog que me agrade.

Renata disse...

Pat, tudo que você posta com fruit mince me dá vontade de fazer.. E olha que qualquer dia pipoca uma receitinha sua por aqui!

Beijo!

Mafalda disse...

Pois que nunca experimentei Eggnog mas deve ser muito bom e como cobertura desses Muiffins deve ficar uma maravilha.. :)
um beijinho

MissB disse...

Hummmmm que bom aspecto... uma autêntica tentação!

Patrícia Nascimento disse...

Adoro o teu blog. Ficaram muito amorosos esses muffins. Também nunca provei eggnog mas deve ser delicioso.
Bjinhos

Natalie disse...

Vc pode me dar dica de onde acha cranberrie seca?
Obrigada

Patricia Scarpin disse...

Natalie, às vezes encontro no Pão de Açúcar, mas não sempre. Na Casa Santa Luzia sempre tem.

Related Posts with Thumbnails