sexta-feira, dezembro 21, 2012

Financiers com gostinho de torrone

English version

Nougat flavored financiers / Financiers com gostinho de torrone

Posso até ter sido super corajosa ao fazer massa de torta nesse calor miserável, mas a bravura acabou ali: na hora de fazer torrone, desisti. :S Entretanto, isso não quer dizer que eu não possa ter um docinho com sabor de torrone, certo? Na hora em que olhei para as claras que haviam sobrado do preparo da cobertura de eggnog pensei em financiers, e a casca de laranja cristalizada que sobrara do panforte me inspirou a fazer estes bolinhos – eles são macios, deliciosos e, ao contrário de torrone de verdade, bem fáceis e rápidos de fazer.

Financiers com gostinho de torrone
adaptados da excelente receita de financiers do Bill

- xícara medidora de 240ml

2/3 xícara (67g) de farinha de amêndoa*
¾ xícara (105g) de açúcar de confeiteiro + um pouquinho extra para polvilhar os financiers
1/3 xícara (46g) de farinha de trigo
1 pitada de sal
4 claras
½ colher (chá) de extrato de baunilha
½ colher (chá) de água de flor de laranjeira
1/3 xícara (75g) de manteiga sem sal, derretida e um tantinho morna
1/3 xícara (43g) de pistaches sem sal, levemente tostados, frios e picados – meça, depois pique
¼ xícara de casca de laranja cristalizada picada – pique, depois meça
1/3 xícara (36g) de cranberries secas, picadas – meça, depois pique

Pré-aqueça o forno a 180°C; unte com manteiga e enfarinhe 8 forminhas de muffin com capacidade para 1/3 xícara (80ml) cada (usei forminhas de silicone, então apenas pincelei levemente com manteiga).
Em uma tigela grande, peneire juntos a farinha de amêndoa, o açúcar de confeiteiro, a farinha de trigo e o sal. Incorpore as claras, seguidas da baunilha e da água de flor de laranjeira. Junte a manteiga derretida, seguida dos pistaches, casca de laranja e cranberries.
Divida a massa entre as forminhas preparadas e asse por 15-18 minutos ou até que cresçam e dourem (faça o teste do palito). Deixe esfriar nas formas sobre uma gradinha por 5 minutos e então remova com cuidado, transferindo os financiers para a gradinha.
Polvilhe com açúcar de confeiteiro e sirva morninhos ou em temperatura ambiente. Guarde em um pote hermético em temperatura ambiente por até 2 dias.

* eu tinha 2 colheres (sopa) de pistache moído bem fininho (sobras de outra receita) e usei junto com a farinha de amêndoa

Rend.: 8 unidades

6 comentários:

Luisa Alexandra disse...

Que lindos!

Boas Festas :)

Ana Elisa Granziera disse...

Há, por aqui também acho que vai rolar torrone em julho. o_O Calor do inferno. Não faço financiers há muito tempo. Acho que tá na hora de matar as saudades, que esses estão lindos. :)
Feliz Natal, menina.

bj

Unknown disse...

Patrícia eu sou muito fã de tudo que vc faz! Essa receita é mais uma de suas delícias com fotos maravilhosas. Te enviei um email, quando vc puder dá uma olhada! Beijos

Patricia Scarpin disse...

Larissa, tudo bem? Menina, não chegou nenhum email seu, quer mandar de novo?
Bj!

M Luiza disse...

Patricia, fiz e aprovo. Primeiro vez que faço financiers. Muito facil. Vale a pena. Todos elogiaram. A massa ficou esquisita, tipo grude meio mole, não acreditei que dariam tão certo. Grata, Maria Luiza

Patricia Scarpin disse...

Maria Luiza, que notícia boa, menina! A massa de financier é assim mesmo, vc fez certinho! Adorei saber que vc gostou da receita, obrigada por vir aqui me contar.
Bj!