sexta-feira, junho 22, 2012

Bolo de iogurte e manteiga de amendoim com cobertura de ganache + o meu hino do bom humor

English version

Peanut butter-yogurt Bundt cake with ganache glaze / Bolo de iogurte e manteiga de amendoim com cobertura de ganache

Não reclamo mais do trânsito de São Paulo – aceitei o fato de que faz parte da minha cidade e que tenho de enfrentá-lo nos dias úteis. Ponto. Não adianta xingar – infelizmente é isso aí mesmo. O segredo para sobreviver ao trânsito é tentar tornar as horas que passamos presos a ele um pouco mais prazerosas e música é uma ferramenta poderosa para isso. Há uma canção que amo de paixão e já há mais dez anos tem sido uma espécie de antidepressivo instantâneo: sempre que estou brava ou triste (ou ambos) ouço “This Time Around” do Phats & Small e automaticamente me sinto melhor – meu hino do bom humor. :)

Também carrego sempre comigo um caderninho porque parece que congestionamentos me trazem à mente várias receitas ótimas que quero experimentar – foi em um dia chuvoso e caótico que me lembrei do bolo de manteiga de amendoim e cobertura de chocolate deste livro fantástico e agora ele está aqui para que vocês possam prová-lo também – é delicioso.

Bolo de iogurte e manteiga de amendoim com cobertura de ganache
um tiquinho adaptado do maravilhoso Cake Keeper Cakes: 100 Simple Recipes for Extraordinary Bundt Cakes, Pound Cakes, Snacking Cakes and Other Good-To-The-Last-Crumb Treats

- xícara medidora de 240ml

Bolo:
1 xícara (260g) de iogurte natural integral
3 ovos grandes
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
2 ¼ xícaras (315g) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
½ colher (chá) de sal
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, amolecida
1 xícara de manteiga de amendoim do tipo “smooth”
1 ¼ xícaras (250g) de açúcar demerara ou cristal

Ganache:
¼ xícara (60ml) de creme de leite fresco
85g de chocolate meio-amargo bem picadinho
1 colher (sopa) de manteiga sem sal, temperatura ambiente

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga e enfarinhe uma forma de furo central canelada (do tipo Bundt) com capacidade para 12 xícaras de massa.
Em uma tigela média ou jarra medidora, misture bem o iogurte, os ovos e a baunilha.
Em outra tigela média, misture bem a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal. Reserve.
Na tigela grande da batedeira, bata a manteiga, a manteiga de amendoim e o açúcar até obter um creme claro e fofo, cerca de 3 minutos em velocidade médio-alta. Raspe as laterais da tigela ocasionalmente.
Em velocidade baixa, acrescente os ingredientes secos em três adições alternando com a mistura de iogurte em duas adições (comece e termine com os ingredientes secos). Raspe as laterais da tigela a cada adição. Aumente a velocidade da batedeira para médio-alta e bata por 1 minuto.
Transfira a massa para a forma preparada. Asse até que o bolo cresça e doure, 40-45 minutos (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 10 minutos e então desenforme com cuidado sobre a gradinha. Deixe esfriar completamente.

Ganache: aqueça o creme de leite em uma panelinha em fogo médio até que comece a ferver. Retire do fogo, junte o chocolate e a manteiga e aguarde 5 minutos. Misture bem até derreter e homogeneizar. Despeje a calda morna sobre o bolo.

Rend.: 10-12 porções

7 comentários:

Anônimo disse...

Ola!!
acompanho seu blog ha tempos!
e adoro!
gostaria de saber onde voce comprou essa forma de bolo usada nesse post.
estou procurando faz tempo e nao acho!...
obrigada,
Cris

Laura disse...

Que bolo delicioso! Amendoim e chocolate é uma combinação ótima (apesar de parecer nome de dupla sertaneja, HASUHSAUHSAUHUS).
A minha música antidepressiva favorita é "Quando o sol bater na janela do seu quarto", da Legião. Funciona que é uma beleza :D
Bjo!

Temperaria - Vivian Luiz disse...

Patrícia, o seu bolo ficou realmente lindinho! Aliás, adoro a composição das suas fotos, ficam realmente muito bacanas!

Aqui no Rio de Janeiro não está diferente não viu... o trânsito está terrível! Nada mais deprimente do que ficar mais de uma hora no engarrafamento tentando chegar no trabalho ou em casa. Nessa semana com a Rio +20 ficou pior ainda! Affe!

Anônimo disse...

Mais uma linda receita!
Seria bom se um dia você fizesse um post mostrando a décor de sua cozinha, deve ser muito bonita. Pelos posts dá para perceber que você tem um ótimo gosto para as coisas :)

Parabens pelo blog
Isabel

A Meu Gosto disse...

Que linda receita :D o bolo ficou fantástico e dá uma vontade danada de provar!
beijinho

Patricia Scarpin disse...

Cris, comprei a forma no site da loja americana Williams-Sonoma.

Candy Love disse...

Que bonito bolo!! ;)
http://candyloveapa.blogspot.pt/

Related Posts with Thumbnails