quarta-feira, abril 18, 2012

Barrinhas de torta de maçã + um livro de receitas decepcionante

English version

Apple pie bars / Barrinhas de torta de maçã

Tenho de lhes contar uma coisa: removi o livro da Leila Lindholm da minha lista de livros de receitas favoritos – eu o havia colocado lá por causa das lindíssimas fotos e doces deliciosos mas depois, lendo as receitas com atenção, percebi que elas eram meio estranhas. De repente, me toquei: pode ser um problema de tradução, idéia essa confirmada pela sessão de resenhas dos consumidores na Amazon (sessão essa que eu deveria ter lido antes de comprar o livro, certo? Enfim). Como queria preparar biscoitos para o pessoal do trabalho e não estava nem um pouco a fim de encarar receitas que não dão certo fui diretamente para a fantástica coleção de receitas de biscoitos da Carole Walter e estas barrinhas foram o resultado. Elas podem parecer trabalhosas por causa das três diferentes camadas, mas acreditem, não são – e dá até pra ver um pouquinho de TV enquanto as maçãs esfriam.

Barrinhas de torta de maçã
do maravilhoso Great Cookies: Secrets to Sensational Sweets

- xícara medidora de 240ml

Recheio de maçã:
5 maçãs do tipo Granny Smith, descascadas, miolo e sementes removidos, cortadas em fatias de 6mm
1/3 xícara (58g) de açúcar mascavo – aperte-o na xícara na hora de medir
2 colheres (sopa) de suco de limão siciliano
1 colher (sopa) de mel

Base:
2 ¼ xícaras (315g) de farinha de trigo
½ colher (chá) de fermento em pó
¼ colher (chá) de sal
1 xícara (226g) de manteiga em sal, um pouquinho firme
½ xícara (88g) de açúcar mascavo – aperte-o na xícara na hora de medir
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 ovo grande, de preferência orgânico

Cobertura:
1 xícara (140g) de farinha de trigo
¼ xícara (50g) de açúcar cristal, de preferência orgânico
¼ xícara (44g) de açúcar mascavo – aperte-o na xícara na hora de medir
1 colher (chá) de canela em pó
1 pitada de sal
¼ xícara (56g) de manteiga sem sal, gelada e em cubinhos
1 1/3 xícaras (146g) de pecãs, tostadas, frias e picadas grosseiramente

Comece preparando o recheio de maçã: misture todos os ingredientes em uma panela grande. Cubra e leve ao fogo médio por 2-3 minutos até que as maçãs comecem a soltar seu suco. Retire a tampa e cozinhe, mexendo ocasionalmente, até que o líquido evapore e as maçãs estejam macias e douradas, aproximadamente 15 minutos. Deixe esfriar completamente.

Base: pré-aqueça o forno a 190°C. Unte com manteiga uma forma retangular de 22x32cm, forre com papel alumínio deixando sobras em dois lados opostos, formando “alças”; unte o papel também*.
Peneire juntos a farinha, o fermento e o sal. Reserve.
Na tigela grande da batedeira, bata a manteiga e o açúcar mascavo em velocidade média até obter uma mistura cremosa, cerca de 2 minutos. Junte a baunilha, seguida do ovo, e bata somente até incorporar.
Junte os ingredientes secos em duas adições, misturando apenas até incorporar – a massa é molinha; espalhe-a às colheradas na base da forma preparada e, usando as pontas dos dedos levemente enfarinhadas, pressione a massa espalhando-a por toda a base da forma.
Asse por 15-18 minutos ou até que a base esteja ligeiramente dourada e comece a soltar das laterais da forma. Remova do forno e reduza a temperatura para 180°C.
Enquanto isso, prepare a cobertura: na tigela grande da batedeira misture a farinha, os açúcares, a canela e o sal. Junte a manteiga e bata em velocidade baixa até que uma farofa grossa comece a se formar (ao ser pressionada entre as pontas dos dedos a farofa se junta, formando uma massa). Junte as pecãs.
Assim que a base estiver pronta, espalhe as maçãs sobre ela e salpique com a cobertura. Asse por mais 20-25 minutos ou até que a cobertura esteja levemente dourada e crocante (precisei assar minhas barrinhas por 32 minutos).

* fiz exatamente a receita acima usando uma forma de 20x30cm; como a forma tem fundo removível não forrei com papel alumínio, apenas untei bem com manteiga

Rend.: 24 barrinhas

15 comentários:

tatiane disse...

Pat, nem sempre eu leio as resenhas na Amazon, desde que alguém deu duas estrelas para um livro porque as receitas pediam um certo tamanho de ovo que não tinha na cidade onde a pessoa morava...
Às vezes me estrepo também, como o The Sweet Melissa que quase não consigo preparar nada.
E essas barrinha, pesssoal do trabalho é sortudo!
beijos!

CRISTIANE LARA disse...

Bom dia Paty, tudo bem ? Quase comprei esse livro ! rss
Ficaram fofas essas barrinhas ! E parecem bem gostosas também ! Quero fazê-las . Bjs

Receitas para a Felicidade disse...

Mais uma receita deliciosa Pat, que barrinhas mais tentadoras...

beijo!!

Maria Alm disse...

Que pena que o livro da Leila foi traducido errado. Sou Sueca e tenho os livros em sueco e estou adorando, as coisas ficam tao gostosas como as fotos são lindas. Mas agora, se eu faço alguma coisa eu ajuste para uma dieta com baixo carboidrato que é um desafio... com tanta farinha e acucar nas receitas :-)Mas é bom como inspiração e para ideias. Seu blog também é uma boa inspiração, e as fotas são lindas! Tambem, bemvindo me visitar no meu blog para ver minhas receitas com baixo carboidrato. http://maisgorduramenoscarboidratos.com
Beijos Maria

Yolanda disse...

Suas receitas são ótimas, agora a maneira como vc coloca, me dá preguiça de anotar no meu caderno de receitas. Bjs. Bom dia.

Cae Fernandes disse...

São lindas e parecem deliciosas...ai, eu quero!!! Agora!! rsrrs
Bjooos

Patricia Scarpin disse...

Oi, Yolanda,
Não entendi o que você quis dizer com isso. Mas se você tem preguiça... Bem, é um problema seu.

Ana Elisa Granziera disse...

Pat,
por conta de traduções absurdas é que parei de comprar livros traduzidos para o português; depois que vi "creme duplo" no lugar de "double cream" nos livros do Gordon Ramsay... ¬_¬ Que pena.
Mas essas barras estão LINDAS! Ano passado tive minha "histeria das barras" no inverno, e acho que vou ter de novo esse ano...heheh...

(E resposta graciosa a sua, no comentário. ;)
Bjs

Simone disse...

Adorei o resultado e a receita está devidamente anotada no MEU caderno! eheheheheh
Beijos e bons dias!

Fernanda Passos disse...

Deve ser uma delícia quentinha com uma bola de sorvete ... Vou experimentar com certeza... Obrigada pela receita!

Samy disse...

Pat sua malvadinha!!!!!!!
Faz tempinho que eu to louca pra comer algum bolinho/afim de maçã!! Cheguei a procurar receita e favoritar, não preparei por falta de ingredientes em casa. ai ai ai agora vou ser obrigada a fazer!!!

Estão lindas as barrinhas! beijo

Samy disse...

Voltei! Pra te agradecer pela resposta do outro post, que BOM saber que você comprou nesse site "barradoce", eu tinha encontrado ele na internet na semana passada, e favoritei, porém fiquei com medinho de comprar, achei o máximo as coisas de lá!
Que bom que bom! Minha próxima compra será lá! Mto obrigada!

Então, fiz uma nova comprinha na pepper na sexta feira, e hoje despacharam, novamente muito rápido e prático! Comprei luvas bem compridas que suportam até 93º pra ver se a esperta aqui para de se queimar um pouco, rs


beijos!!

Cozinheira Anônima disse...

Oi Pat
Tentei fazer as barrinhas.
A base e o recheio de maças deram certo, mas tive problemas com a cobertura. Mesmo com todas as medidas iguais às suas, ela não ficou igual a sua, nem ficou parecido com farofa. Será que preciso colocar mais manteiga? Será que o erro foi pulsar no processador?
Bjs

PoliCBA disse...

Olá,
fiz as barrinhas e também tive problemas com a cobertura. Bati na batedeira, como manda a receita. Mas não ficou uma farofa grossa, embora, quando pressionava com as pontas dos dedos, ela formava uma massa. Resultado: esfarelou tudo, mesmo depois de assada. Talvez seja preciso colocar mais manteiga, não?

Mesmo a base não ficou tão firme. Esfarelou um pouco quando fui cortar. Mas as maçãs ficaram divinas. Que sabor! Só acho que seria melhor ralá-las, para que fique mais fácil cortar as barrinhas.

Patricia Scarpin disse...

Cozinheira Anônima, a receita pede que a cobertura seja feita na batedeira.

Poli, não sei o que pode ter acontecido, a medida dos ingredientes estava correta?