segunda-feira, fevereiro 08, 2010

Jujubas de morango

English version

Sugared strawberry jubes / Jujubas de morango

Antes de ter o blog eu costumava ficar horas lendo a seção de trivia dos filmes no imdb.com – ia de um para outro, e outro, depois outro...

Ainda faço isso às vezes, mas hoje em dia geralmente divido o meu tempo de Internet entre os filmes e as comidas – algo que adoro fazer é ir ao site da Gourmet Traveller, clicar em uma receita e ir ao final da página onde há quatro receitas relacionadas. Vou de uma a outra, depois outra... Foi assim que encontrei estas jujubinhas de morango.

Sugared strawberry jubes / Jujubas de morango

Jujubas de morango
da Australian Gourmet Traveller

500g de morangos sem os cabinhos
280ml de vinho frisante ou espumante
530g de açúcar refinado, e um pouquinho extra para cobrir as jujubas
2 colheres (chá) de suco de limão siciliano
9 folhas de gelatina, amolecidas em água fria*

Junte os morangos e 1/3 xícara (80ml) do vinho numa panela, cubra e deixe ferver em fogo baixinho até que os morangos fiquem macios e o soltem seu suco (5-7 minutos). Passe por uma peneira fina, extraindo o máximo de líquido possível (você vai obter cerca de 200ml). Acrescente ao líquido metade do vinho restante e água o bastante para obter 450ml de líquido no total. Despeje de volta na panela, junte o açúcar e o suco de limão e leve ao fogo médio-alto, mexendo até dissolver o açúcar. Deixe ferver e cozinhe até que a misture chegue à temperatura de 120°C (use um termômetro culinário), 15-20 minutos – se a mistura borbulhar muito e parecer que vai derramar, segure a panela pelas alças e dê uma mexida. Retire do fogo e reserve por 10 minutos.

Esprema a gelatina com as mãos e retire o excesso de água. Adicione-a à mistura de morangos e junte o vinho restante. Misture bem para dissolver a gelatina e então despeje numa forma quadrada de 16cm levemente pincelada com óleo. Deixe firmar de um dia para o outro num lugar fresco – eu coloquei na geladeira por algumas horas, também.

Espalhe açúcar sobre uma superfície ou tábua de corte. Mergulhe a base da forma rapidamente em água quente (isso não foi necessário, apenas passei a faca pelas laterais da forma) e inverta a forma para soltar a gelatina. Corte a gelatina em quadradinhos com uma faca quente (mergulhe a faca em água quente nos intervalos dos cortes e enxugue-a num pano) e passe-os no açúcar. Guarde num recipiente hermético por até 1 semana.

* as minhas jujubas ficaram meio molinhas, por isso sugiro uma quantidade maior de gelatina (eu aumentaria duas ou três folhas)

Rend.: 8 porções – fiz 2/3 da receita acima, usei uma forma quadrada de 15cm e consegui 64 jujubinhas

Sugared strawberry jubes / Jujubas de morango

23 comentários:

Richie disse...

Bom dia Pat!

Receita com aroma de infância! Deve ser muito bom, assim feita com morangos frescos, e nao com gelatina de morango, que de morango de verdade não tem nada, né?

boa semana, abraço!

Tina Lopes disse...

Não que tenha um lado bom de passar algum tempo longe daqui (do blog), mas adoro quando as delícias se acumulam - chocolate, jujubas, nham.

Pri Rodrigues disse...

Estou te acompanhando há algum tempo... nossa, esse blog é inspirador..além de receitas deliciosas, suas fotos deixam tudo com uma cara ainda mais apetitosa.

Ai que delícia...
bjus...

Quéroul disse...

mais um pra lista de fofura.
eu que já acho demais vc fazer seu próprio marshmallow, tô achando incrível essa jujuba própria.

que xuxu!

manjericota disse...

Pat, todas as jujubas q minha filha traz da escola, eu devoroooo!

Bjokas, Dani :)

Fernanda Trapp disse...

Nossa, não deve ter nada a ver com as industrializadas! Não consigo imaginar o sabor, mas deve ser uma delícia!

Luciana disse...

amo jujubas!
vc acha que dá para usar suco+água com gás em vez do vinho???
bjs

tatiane disse...

Eu podia jurar que jujuba era feita com glucose :S
Deve ficar incrível o sabor dessas jujubas com o espumante! E o que me leva ao pensamento seguinte: uma taça de vinho gelado seria tudo nessa tarde quente :D
beijos!

Gina disse...

Com morango natural ainda não tinha visto. Fiquei curiosa para experimentar.
Boa semana!

ameixa seca disse...

Também faço isso no IMDB, quase todos os dias :) De um actor para outro, de um filme para outro, etc. Jujuba acho que é o que nós aqui chamamos de gomas e que todas as crianças gostam. Já não sou criança mas continuo a gostar :)

Camila Oliveira disse...

Fica com gosto de vinho?

Unknown disse...

JUJUBAS *-*
devem ter ficado deliciosas, com morangos frescos e limão... huuuummmmmmmmmm... um primor :D Parabéns Patrícia :)

Patricia Scarpin disse...

Oi, Richie, bom dia!
O sabor dos morangos frescos é
incomparável!
Uma ótima semana para você também, um abraço!

Tina, saudade, querida!
xx

Priscila, obrigada pela visita, que bom que está gostando do blog!
Beijo!

Quéroul, eu fiquei doida quando vi a receita, tinha de fazer. :)
Beijoca!

Dani, também adoro! :)
Beijo!

Fernanda, nada a ver, mesmo!
Ficaram gostosas, sim!

Luciana, não sei - tem que testar, viu?

Tati, sabe que eu também cheguei a pensar nisso?
Vinho gelado é bom sempre. ;)
Beijão, querida!

Gina, foi novidade para mim, também.
Obrigada!

Ameixa, é viciante, não?
Também não sou mais criança e adoro jujuba. ;)

Camila, não - fica com gosto de morango.

Marcella, obrigada! Que bom que gostou!

Tamy disse...

Olá, meu sobrinho adora jujuba e queria saber se tem um modo de fazer sem a bebida alcoolica...

beijoks


ps: amo demais o seu blog!!! Muitas inspirações...

Bárbara disse...

Olá Patricia!

Adoro o blog, tanto pelas receitas quanto pelas fotos (adoro tuas fotos das receitas, são perfeitas, a ponto de deixar qualquer fotógrafo com inveja, inclusive eu, hehehhe)! Ahh, é inveja boa, tá!?
Fiquei pensando se o gosto dessa jujuba é parecido (ou até igual) ao da bala de gelatina de morango da Fini (essa-> http://www.mentesdesign.com.br/blog/wp-content/uploads/2006/07/jelly_strawberry.jpg)... Se for, essa com certeza terá sido a receita mais preciosa do blog!

Um abraço e parabéns!!!

Patricia Scarpin disse...

Tamy, não sei, não, só testando mesmo...
Obrigada pela visita!

Patricia Scarpin disse...

Oi, Bárbara! Tudo bem?
Fiquei tão feliz com o teu comentário, que massagem de ego, menina! Obrigada! :)
Nunca comi a balinha da foto, mas te garanto que é mais natural. :)
Um beijo!

Bruna disse...

É bala de goma, não é jujuba, hehe
Parece aquelas gomas arábes, mas d eve ser melhor porque não é de amido.
Dia desses testarei.

Patricia Scarpin disse...

Bruna, quer explicar a diferença?

Chef Marcel Pitelli disse...

Oi, Paty! Já experimentou a gelatina de cachaça? É parecida com a sua, mas a validade deve ser maior...É óbvio que a jujuba com suco de morango deve ter um sabor muito melhor...que delicia! Dá para servir em festa de criançada, né?

Vamos experimentar com outras frutas, que tal?...morango vai bem com cardamomo, aliás...rs


Bjo

Raquel disse...

Eu sinceramente nunca gostei de jujuba e de coisas gelatinosas, mas confesso que fiquei morrendo de vontade de experimentar essas daí, ahaha!

Paula Palma Dias disse...

Oi Patrícia,

Posso trocar o frisante por outro liquido?

Qual?

obrigada :)
bjobjo

Patricia Scarpin disse...

Paula, tudo bem?
Suco de cranberry ou maçã, talvez? Só testando mesmo pra saber.
Bj!