sexta-feira, outubro 23, 2009

Lingüiças assadas com tomate, pimentão e batata

English version

Easy sausage bake / Lingüiças assadas com tomate, pimentão e batata

Acho que a maioria de vocês lendo o blog gosta de cozinhar tanto quanto eu. Mas nesta época de dias ocupadíssimos e horários apertados fica difícil encontrar tempo para se aventurar na cozinha.

Este prato é uma ótima escolha para uma refeição rápida: o preparo leva minutos – dá para cortar os legumes enquanto a lingüiça pega uma corzinha na frigideira e as batatas tomam um banho ligeiro em água quente; depois disso, é só colocar tudo no forno e esquecer por meia hora.

Easy sausage bake / Lingüiças assadas com tomate, pimentão e batata

Lingüiças assadas com tomate, pimentão e batata
desta revista

1 colher (sopa) de azeite de oliva
800g de lingüiça – daquela boa para churrasco
500g de batata bolinha
2 pimentões amarelos grandes, fatiados
2 cebolas roxas, descascadas e fatiadas
4 tomates maduros, sem as sementes, em pedaços graúdos
2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
sal e pimenta do reino moída na hora
um punhado de folhas manjericão fresco, rasgadas

Pré-aqueça o forno a 200ºC; aqueça o azeite numa frigideira grande e doure as lingüiças de todos os lados. Cozinhe as batatas em água fervente por 5 minutos; escorra.

Arrume as lingüiças e as batatas numa assadeira, acrescente os pimentões, as cebolas e os tomates. Regue com o vinagre balsâmico, tempere com sal e pimenta e misture bem. Leve ao forno por 25-30 minutos ou até que as lingüiças estejam assadinhas por dentro – o tempo de forno vai depender do tamanho das lingüiças.
Na hora de servir, salpique com as folhas de manjericão.

* a receita original pedia 1 lata de 400g de tomates pelados, picados

Rend.: 6 porções

26 comentários:

Luciana Kunyosi disse...

Patricia,
Dá vontade de comer tuuudo o que você faz :o)
Vou tentar essas linguiças no final de semana.
Beijo.

Sarah disse...

Patricia, genial essa receita! Simples e deliciosa!

Bjo

Moira disse...

Prático, fácil e parece ser muito bom.
Bjs e bom fim de semana
Moira

Anônimo disse...

Deve ser uma delícia, mais prefiro os doces =) ...e eu que deveria dar o exemplo!rs

Beijos da Prô
Paula

Andrea Dohashi disse...

Nossa Pat, amnhã mesmo vou fazer, pq sábado ninguém merece ficar muito tempo na cozinha não é?
Beijos

Patrícia Abreu disse...

Putz!!! Pior que é assim mesmo: vai chegando o fim de ano e parece que tudo acelera! Mas apesar disso eu gosto desta época do ano! Principalmente quando começamos a nos preparar para os festejos... Uma receita assim é sempre bem-vinda, e além disso eu adoro linguiça assada! Nham-nham, delícia!
Sei que estou meio atrasada, mas como foram as férias... espero que tenham sido ótimas! Grande bj

Fabiana disse...

Adorei a receita!
Uma maneira de variar o modo de fazer linguiça.
Só fazia grelhado ou frito....
Essa ficou completa, alem de ser prático.
bjs

Isabela Tibo disse...

Hum... deu vontade! Bjs!

ameixa seca disse...

Que belo colorido ficou :) Adoro batatas e pimentões! Deve ficar uma bela e aconchegante refeição!

Anônimo disse...

Oi Patricia!
Essa semana linguiça assada no forno tb salvou o meu almoço! Acho tão prático e saboroso! Da próxima vez vou acompanhar com seus legumes.

Flávia(Recife) disse...

Nossa esse prato com um arroz feitinho na hora fica de dar dó!
Obrigada, tentarei fazer esse fim de semana!!
=*

Carolina Andrade disse...

Que linguiças incríveis, babei aqui. Quero provar. Beijão

Valentina disse...

Pat, como sinto falta de quando tinha tempo. Realmente pratos práticos são os que mais aparecem na minha cozinha. adorei este teu prato pois amo linguiça.

Tina Lopes disse...

Pati, que delícia, faço coisa parecida com peixe - e daí vai alecrim também. Adoro batatas assadas. Bjk.

Andrea disse...

Patricia, estou lendo seu blog desde o inicio. Sem palavras. Tudo delicioso, fotos lindissimas. Seu blog é muito bom, em todos os sentidos. Quando comecei a ler achei que você fosse mais velha. Confesso que me surpreendi com a sua idade.

Vou acabar de ler e daqui pra frente serei assidua. Abraços.

Camila disse...

A melhor linguiça toscana de churrasco q provei até hj foi a da Seara, apesar de eu gostar mais dos produtos da Sadia. Receitas rápidas nunca são demais ;)

sophia disse...

Oi Pat, hj é domingo e fiz esse prato, a casa estava cheia, as minhas irmas e cunhados, e todos adoraram !!!!
Eu tb coloquei uma cabeca de alho cortada ao meio,quebra o sabor forte do alho e fica cremosinho..obrigada..beijos
Sophia

Anônimo disse...

Pati
o meuu marido adora linguiça...acho q ele vai aodrar este prato!
mari t

tatiane disse...

Faço algo assim com frango, mas aí mostrei estas fotos para o marido e ele pediu pra fazer :)
bjs

Patricia Scarpin disse...

Luciana, que bom! Obrigada!
Beijoca!

Sarinha, obrigada, querida!

Moira, é bem prático, sim.
Um beijo e obrigada!

Paula, haha, é verdade!
Beijo!

Andrea, este aqui é super rápido. :D
Beijo!

Patrícia, as férias foram ótimas, obrigada!
Beijoca!

Fabiana, os legumes dão um toque bem bacana à lingüiça.
Beijo!

Isabela, que bom! :D
Obrigada!

Ameixa, o meu marido, que é super enjoado pra comer, adorou. :D

Pimenta, espero que goste!

Flávia, depois me conta? E combina bem com arroz, sim. :D
Beijo!

Carol, prova, sim! :D
Beijo!

Tina, você e o bangers and mash, né? ;)
xx

Tina, com peixe deve ser ótimo, mesmo.
Beijo!

Andrea, eu é que fiquei sem palavras com o seu comentário - obrigada pelo carinho! Espero mesmo vê-la de novo por aqui.
Um beijo!

Camila, eu não me lembro a marca que usei, pois foi o João que comprou. Mas acho que era Seara, mesmo. :D

Sophia, querida! Adorei saber que você já experimentou a receitinha!
A idéia do alho é fantástica, vou adotar.
Beijo e obrigada por me contar!

Mari, faça pra ele!

Tati, com frango fica bem gostoso também, né?
Beijo!

Kamila disse...

Oi Patrícia.. Meu nome é Kamila... Só queria dizer que já faz um bom tempo que um amigo me apresentou seu blog, e confesso que fiquei apaixonada.. Ele já tinha me avisado que era um blog de uma moça muito dedicada e caprichosa, que colocava fotos bonitas em todas as receitas, que por sinal eram muito boas. No mesmo dia olhei receita por receita, e li tudinho. Você faz umas coisas maravilhosas, e seu blog é lindo... Parabéns!

Patricia Scarpin disse...

Oi, Kamila! Tudo bem?
Nossa, o seu comentário me deixou feliz demais - obrigada pelas palavras tão doces!
Eu realmente gosto muito de ter o blog, me dá uma felicidade enorme. E saber que os leitores também curtem é melhor ainda!
Obrigada por comentar e pelo carinho.
Um beijo!

Unknown disse...

Que aspecto fantástico!!!
Beijinhos,
Lia.

moranguita disse...

um rio pratinhos em duvida e facil de preparar
beijocas

Ana disse...

Parece óptimo!!! dá para substituir o vinagre balsâmico? ou tirar de todo?

Patricia Scarpin disse...

Ana, o balsâmico carameliza os ingredientes e dá sabor. Não tira, não.