segunda-feira, maio 11, 2009

Cookies recheados com curd de limão siciliano

English version

Spoon-dent cookies with lemon curd / Cookies recheados com curd de limão siciliano

Vocês já leram sobre o filme novo do Benicio Del Toro? Ainda não ficou pronto e já estou doida para assistir – o elenco é fantástico e tenho um fraco por estórias passadas no período vitoriano. Dá até para pensar que estou numa fase meio “lobo”, depois de ver o meu mutante preferido na tela do cinema. :D

Numa fase limão siciliano estou mesmo e lhes apresento esta receita: um dos cookies mais deliciosos que já fiz. Na vida. Top 3 mais gostosos – mesmo.

A curd de limão é ótima – muito melhor do que a outra que fiz – e funciona perfeitamente com a massa amanteigada dos biscoitos. Experimentem e me contem depois.

Spoon-dent cookies with lemon curd / Cookies recheados com curd de limão siciliano

Cookies recheados com curd de limão siciliano
da Donna Hay magazine

- xícara medidora de 240ml

Curd de limão siciliano*:
½ xícara (120ml) de suco de limão siciliano
raspas das cascas dos limões espremidos
125g de manteiga sem sal, picada
1 xícara (200g) de açúcar
3 ovos ligeiramente batidos com um garfo

Massa:
180g de manteiga sem sal, amolecida
1 xícara (200g) de açúcar
1 ½ colheres (chá) de baunilha
1 ovo
2 xícaras (280g) de farinha de trigo peneirada
½ colher (chá) de fermento em pó

Comece preparando o recheio: junte o suco de limão, a manteiga, o açúcar e os ovos numa tigela refratária e leve ao banho-maria (a água deve ferver rapidamente, fogo médio), mexendo sempre, até engrossar. Passe por uma peneira, despejando a misture numa tigela de vidro/cerâmica e cubra com filme PVC colocando-o diretamente em contato com a superfície da curd (assim evita-se a formação de uma película sobre o recheio). Leve à geladeira até esfriar e encorpar.

Faça a massa dos cookies: pré-aqueça o forno a 180ºC; forre duas assadeiras grandes, de beiradas baixas, com papel manteiga.

Coloque a manteiga, o açúcar e a baunilha na tigela grande da batedeira e bata até obter um creme claro e fofo. Junte o ovo e bata bem. Com a ajuda de uma espátula de borracha/silicone, misture a farinha e o fermento até formar uma massa. Forme bolinhas com 2 colheres (chá) de massa e arrume-as nas assadeiras preparadas, deixando 5cm entre uma e outra.
Faça pequenos furinhos no meio de cada bolinha usando as costas de uma colherinha (chá) úmida – achei mais fácil fazer isso com a ponta do dedo indicador.
Encha cada buraquinho com ½ colher (chá) do recheio frio e leve ao forno por 10-15 minutos ou até dourar.

* sobrou um pouquinho de curd de limão – creio que ¾ da receita seriam suficientes para rechear todos os biscoitinhos

Rend.: 35 cookies – fiz meia receita e ainda assim consegui 24

Spoon-dent cookies with lemon curd / Cookies recheados com curd de limão siciliano

32 comentários:

Sarah disse...

Patricia, tô aqui no trabalho com uma fominha....e vc me torturando...hehe
Amei esses cookies!Bjos

Letrícia disse...

Nossa, um cookie que pertence ao seu top 3? É claro que eu quero provar!

Beijos!

Mari disse...

Pat querida, se este cookie foi eleito por vc como um dos melhores, terei de prová-los de qualquer jeito!!! Já foram para a minha listinha... =D
As fotos estão, como sempre, arrasadoras... só terei de procurar bem pelo limão siciliano, faz tempo (desde o mês passado) que não o encontro!!
Beijo grande,

Mari

Verena disse...

Patrícia, que loucura!!! Há tempos venho ensaiando para fazer o curd de limão siciliano e nunca me aventurei...acho que agora vai!
Adorei a receita e vindo de você não tem erro!
Beijos!

Vivian disse...

lindos e devem ter ficado com um azedinho delicioso

boa semana


bjks

Fernanda Ayer Bernardo disse...

Senti até aquele azedinho no fundo da boca...deu uma vontade de ir para o fogão fazer um biscoitinho também...
E amei o prato de bolinhas...amo bolinhas...risos

Andrea Dohashi disse...

Pat que delícia! Essa receita de lemon curd ja esta na minha listinha faz tempo!
Estou com água na boca!
Beijos

cucchiaiopieno.com.br disse...

Estes cookies recheados sao perfeitos, farei a receita com certeza! Um abraço

moranguita disse...

mas que belos bolinhos estao demias com esse creme no interior.
beijocas

Eli disse...

Pat tem algo incrível comigo, pois todas as suas receitas eu quero provar. hehehe Essa não é diferente!

www.saboresdalica.blogspot.com

Filipa disse...

Sempre que aqui venho fico maravilhada com as suas receitas. Estes cookies parecem deliciosos. Beijinhos

Fabi disse...

Pat, mais uma azedinha eu não aguento! Fiquei doida para provar esta! Beijos!

ameixa seca disse...

Devem ficar mesmo maravilhosos :)

Unknown disse...

Pat,

Quando crescer quero ser como você!
Culta, inteligente, caprichosa, detalhista, cozinha super bem e ainda é linda, fofa e delicada!

Amo seu blog, suas histórias e suas receitas, claro!

Beijo

Simone Izumi disse...

Ahnn...que seja bela e eterna essa fase de limão siciliano...
Vc me ensinou a amá-lo e agora fiquei fresquíssima e addicted to.
Se está entre os top 3, foi pra minha lista de afazeres...bisous,si.

Patricia Scarpin disse...

Sarinha, não fiz por mal, viu? :D
Beijoca!

Lê, pois prove, sim!
Beijão!

Mari, nem sempre encontro o danado, também. O João comprou uns lindos para mim no Pão de Açúcar e tratei de usá-los logo nestes cookies. :D
Beijo!

Verena, acho que você vai gostar!
Beijo!

Vivian, o azedinho ficou bom, mesmo, viu?
Beijo e boa semana para você também!

Fer, também sou doida por bolinhas (vide o template do blog). :D

Andrea, acho que você vai gostar, querida!
xx

Léia, faça sim!
Beijos!

Moranguita, obrigada!

Eli, querida, será que o Raphinha vai gostar destes aqui?
Um beijo grande!

Filipa, muito obrigada!
Um beijo!

Fabi, você e eu deveríamos fundar o fã-clube dos azedos. :D
Um beijão!

Ameixa, eu adorei!

Andreza, você me deixa até sem jeito, querida! Que bom vê-la por aqui novamente.
Um beijo enorme e obrigada pelas palavras tão doces!

Si, querida, você vai amar estes aqui, tenho certeza!
Um beijo!

Anônimo disse...

Boa tarde

Sou uma leitora recente do seu blog e desta vez experimentei esta receita e os cookies ficaram fabulosos! :))
Já agora uma pergunta: É possível conservar o curd que sobra no frigorifico? E caso seja, durante quanto tempo?

Obrigada.
Cristina

Patricia Scarpin disse...

Cristina, tudo bem?
Obrigada por vir me contar sobre a receita, amei saber que gostou dos cookies!
A curd dura bastante - bem coberta com filme PVC diretamente sobre a superfície dela - dura até 2 semanas. Eu particularmente não gosto do sabor depois da primeira semana, acho que o gostinho do ovo começa a aparecer. Mas 1 semana ela agüenta bem na geladeira.
Um abraço!

Divas Fashion disse...

Aii amei, meu sonho é usar limão siciliano em uma recita, mais eu rodo por minha cidade inteira e não consigo achar um lugar que venda ;/ vcê conhece algum super-mercado qe tenha??

Patricia Scarpin disse...

Oi, Divas,
De que cidade você é?

disse...

ai k bons k devem ser... uma maravilha mesmo!!

Cristine Akemi disse...

Oi Patricia!
É a primeira vez que comento aqui, acho.
Essa receita de cookies me deixou com água na boca!
Gostaria de saber quantos limões você utilizou para fazer a curd.
Vi uns sicilianos outro dia no supermercado, mas não comprei pq não sabia o que faria com eles. Quando vi a receita, me lembrei na hora.
Obrigada!
Cris

Patricia Scarpin disse...

Oi, Cristine! Tudo bem?
Que bom que resolveu comentar, adoro conhecer quem lê o blog! Obrigada!
Se os limões estiverem grandes, 2 a 3 serão suficientes.
Um abraço!

Unknown disse...

Olá! Descobri seu blog essa semana e simplesmente não consegui mais parar de ler as receitas!
Hoje fiz esses cookies e são maravilhosos! Fiz duas receitas de massa porque sobrou curd de limão!
Da primeira vez em fiz as bolinhas com a colher e da segunda eu fiz com um cortador. Da segunda vez ficou mais bonitinho e mais sequinho!

Todos daqui de casa adoraram!

Bjo!
Marina

Patricia Scarpin disse...

Oi, Marina! Tudo bem?
Que bom saber que está gostando do blog, adorei!
E obrigada por me contar da receita, que bom que deu certo!
Super beijo!

Flavio Moreira disse...

Fiz com geléia de frutas cítricas e ficou muito bom, também.

Patricia Scarpin disse...

Flavio, que notícia boa! Obrigada por vir me contar!

Natacha Rodrigues disse...

Os meus estao no forno :) Fiz a receita de massa completa e apenas recheio c um ovo, pois queria usar outro recehio na restante massa, mas o que sobrou foram apenas umas 5 bolaachinhas sem recheio!! :D

Natacha Rodrigues disse...

Ora considerações, gostei mt, acho um optimo contraste o creme, no entanto pode levar imenso para q se note bem o sabor...

Não ficou no top para repetir vezes sem conta, mas amanha é que vou saber a opiniao das cobaias :) Beijinhos

Kiki disse...

Pat, que delicia!! Acabei de fazer o lemon curd e logo ja vou partir para os cookies. Receita perfeita!! Minha gravidez agradece! Já quase ha uma semana estava de olho nessa receita e meus desejos so aumentavam com o passar dos dias ;-)

Kiki disse...

Ufa! Ufa! Acabei de fazer os cookies. Os meus não renderam tanto porque (acho!) que exagerei no tamanho deles - não achei que fossem crescer tanto com com 1/2 colherzinha de fermento. Não tem problema, tenho certeza que não sobrará nenhum pra contar história.
Pat: fiquei muito fã das suas receitas! Parabéns: pelo visual do blog, pelas receitas, pela simpatia, carisma...E claro, pelas receitas!
Bjs ;-)
Kiki e Malu (na barriga!)

Patricia Scarpin disse...

Oi, Kiki e Malu! :)
Que bom saber que a receita deu certo, obrigada por vir me contar, Kiki! Amei saber!
Que bom que vc gosta do blog, isso me deixa contentissima.
Beijo pras duas!