sexta-feira, março 13, 2009

Ricota caseira

English version

Homemade ricotta

Já ouvi que ficamos mais sábios à medida que envelhecemos. Não estou bem certa quanto a tal sabedoria, mas definitivamente me sinto mais corajosa.

Depois dos macarons, tinha de tentar algo completamente novo. Fazer queijo parecia ser uma boa idéia. Deu tão certo que já me sinto pronta para o próximo desafio – talvez assistir a “O Exorcista” sem fechar os olhos nenhuma vezinha sequer. :D

Homemade ricotta

Ricota caseira
da Donna Hay magazine

- xícara medidora de 240ml

6 xícaras de leite integral
2 colheres (sopa) de vinagre branco

Coloque o leite numa panela e leve ao fogo médio. Insira um termômetro culinário no líquido e deixe-o atingir 80ºC. Retire do fogo, junte o vinagre e deixe por 5 minutos, ou até que coalhos se formem.
Forre uma peneira com um pano para queijo e coloque-a sobre uma tigela funda. Usando uma escumadeira, remova os coalhos da superfície do leite e gentilmente coloque dentro da peneira forrada*. Deixe escorrer por 5 minutos. Transfira a ricota às colheradas para um recipiente de cerâmica/vidro e cubra levemente com filme PVC.
Guarde na geladeira por até 1 semana.

* remover os coalhos com delicadeza ao invés de despejá-los sobre a peneira evita que o queijo resseque e fique granuloso.

Rend.: 1 ¼ xícaras de ricota – depois de remover os coalhos e colocá-los na peneira, voltei a aquecer o leite a 80ºC, adicionei mais vinagre ao leite restante e obtive mais coalhos. Fiz 1/3 da receita e consegui quase 1 xícara de ricota.

Homemade ricotta

24 comentários:

cucchiaiopieno.com.br disse...

Nem acredito que voce postou esta valiosa receita. Amo ricota, aqui em casa consumimos muito. Vou fazer esta semana e depois te falo se ficou maravilhosa como a tua. Bjos. Léia

Tina Lopes disse...

Uééééca! Adoro ricota, mas odeio leite. Coalho, nem pensar - ui, o cheiro de leite azedo...
(mas eu tenho ótima lembrança da chácara do meu tio, de minha tia fazendo queijo nuns tachos gigante, aqueles queijos amarelões de casca dura, hmmm.)

Claudia Lima disse...

Eu costumava fazer ocasionalmente, quando morava no Brasil.
Ficava realmente muito saborosa. Só que eu usava suco de limão fresco em vez de vinagre. Com vinagre ainda não experimentei.
O aspecto ficam maravilhoso!
Bjs :)

Laurinha disse...

Sempre faço! quase toda semana.... mas prefiro mais sequinha, então, deixo escorrendo mais tempo dentro da geladeira, para depois guardá-la num potinho!

Beijinhos

Tangerina disse...

Há algum tempo que estou para fazer esta receita, suas fotos me convenceram e amanhã vou testar, depois te conto.

Beijinhos,

Carlota

ameixa seca disse...

Eu enchi-me de coragem há alguns anos atrás e fui ver o Exorcista ao cinema com os meus irmãos. Aquilo transtornou-me tanto que eu tive que dormir de luz acesa por uns meses... filmes de terror nunca mais!
Ricotta não é terror nenhum mas continuo sem coragem de fazer e o resultado deve ser bem melhor que a de compra :)

Andrea Dohashi disse...

Acho melhor você se encorajar na cozinha mesmo Pat, eu até hoje não consigo ver esse filme de olhos abertos, rs!
Muito bom, adorei a receita, quando acho que você se superou você me surpreende, rs!
beijos

Simone Izumi disse...

prendadíssima!
fazer queijos caseiros estao longe de minha alçada e paciencia!!!rsss...parece estar levíssimo!
bjs

Susana Gomes disse...

Patrícia, já fiz várias vezes ricota, mas achei fantástica a dica de voltar a colocar mais vinagre no leite restante. :)

A sua ricota está uma maravilha! :)

Anônimo disse...

Hum, para mim o desafio maior seria ver o exorcista, pois não consigo ver filmes de terror. Mas com certeza essa ricota e os macarrons são desafios que precisa de muita coragem para testar! Eu não tenho! Beijos

Patricia Scarpin disse...

Léia, querida, espero que goste!
Um beijo!

Tina, você tá igualzinha o meu marido. :D

Claudia, a ricota daqui é muito seca e compacta, por isso a caseira é uma ótima opção.
Um beijo e obrigada!

Laurinha, gostei da dica, querida!
Beijão!

Carlota, depois me conta, sim!

Ameixa, também tenho pavor de dormir e ficar sozinha em casa... Vexame total. :D

Andrea, você é um doce.
xx

Si, esse aqui é fácil, querida!
Beijos!

Gasparzinha, eu achei uma pena jogar aquilo tudo de leite fora, por isso repeti. :D
Obrigada!

Meleca, aposto que um dia você muda de idéia! :)

Letrícia disse...

Acho beeeeem mais fácil que eu um dia faça queijo em casa do que assistir ao Exorcista inteiro (mesmo passando a maior parte do filme de olhos fechados). Receita anotada!

Beijos!

Silvia Arruda disse...

ótima sugestão!!! não conhecia essa receita... é sempre bom ter ricota em casa!
Beijos!

Ana Elisa Granziera disse...

Patrícia,
excelente dica da retirada delicada do coalho! Fiz algumas vezes a receita e ela sempre ficava seca demais. :)

Bjos

carladuc disse...

Oi Patricia,

Desde a semana passado eu venho pesquisando sobre queijos e querendo me aventurar. Vou começar pela ricota que é mais simples. :)

Só uma pergunta, quando você foi adicionando mais vinagre, você voltava a aquecer o leite até os 80 graus, ou apenas ia adicionando e aguardando 5 minutos?

Parabéns pela ricota!

Obrigada!

Abraço,

Patricia Scarpin disse...

Carla, que bom que você me perguntou isso, pois não ficou claro no post - vou fazer uma correção agorinha mesmo, obrigada!

Eu reaqueci o leite, sim.

Beijo!

sonia laubach disse...

Parabéns, adorei seu blog,dou aulas de culinária para mulheres carentes (geralmente em centros comunitários). Sem dúvida a ricota vai entrar nas minhas aulas (tudo bem?)Fiz a ricota e coalhou tudo de uma vez, ficou só o soro, não foi necessário repetir a operação.

Patricia Scarpin disse...

Sonia, que notícia boa saber que a receita da ricota deu certo para você!
Vou ficar honrada tendo a receita nas suas aulas - obrigada por vir me contar!

Ligia Nogueira disse...

Oi

Faço tambem,com o leite de caixinha.Deixo ate quase a fervura ,adiciono vinagre de maça,um pouco de sal e deixo formando soro.Assim,vouretirando com cuidado o soro,dou uma mexida ,levemente batida com a colher e depois transfiro para um suporte de melita e filtro de tnt.Levo a geladeira,e depois tenho a ricota com formato
Quase igual a sua

Patricia Scarpin disse...

Ligia, também usei leite de caixinha.
Obrigada pelas dicas!

Mariana disse...

Olá, Patrícia! Não tenho termômetro culinário (ainda), tem alguma dica quanto aos 80º? Obrigada! Seu blog é demais, sucesso e parabéns! =)

Patricia Scarpin disse...

Oi, Mariana! Infelizmente não tenho como ajudá-la, nunca fiz sem termômetro... :(
Obrigada pelos elogios!

carol vinagre disse...

Oi Patricia! Rola de fazer com leite desnatado? beijos e adoro seu blog!

Patricia Scarpin disse...

Carol, tudo bem?
Eu não acho que dê certo, é praticamente água.
Bj!